Processo de coaching: quais os 4 pilares para o sucesso?

Tempo de leitura: 3 minutos

O processo de coaching busca desenvolver, no aluno, habilidades para que ele alcance sucesso em várias áreas da vida, de forma rápida e estratégica. Baseado em conhecimentos científicos, estudos e pesquisas, o coaching tem se destacado no mercado por sua alta eficácia.

Por ser aplicável em várias áreas da vida, como a pessoal e a profissional, vem sendo muito requisitado nas organizações para promover o desenvolvimento de equipes e otimizar o crescimento na carreira.

Mas o que é preciso haver no processo de coaching para que ele seja realizado com sucesso? Ficou interessado? Confira nosso post e saiba mais!

Experiência

O processo de coaching não se resume ao discurso e ao diálogo. Ele é uma experiência transformadora. O cliente se envolve com seus sentidos, ouvindo e observando. Esses são os mecanismos de apreensão de saber, e devem ser utilizados estrategicamente para auxiliar o aluno na descoberta do seu potencial.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Experimentar envolve também colocar os conhecimentos adquiridos na prática e perceber seus efeitos. A ação é fundamental para consolidar o aprendizado. É com ela que o cliente irá perceber suas capacidades e os resultados positivos do processo — o que irá aumentar seu engajamento.

Metodologia, técnicas e saberes

O coaching baseia-se em conhecimentos técnicos comprovados. Sua eficiência decorre de muitas investigações, pesquisas, estudos e aprendizagem. Um coach precisa se capacitar e estar em constante atualização, com leituras, novos cursos e trocas de experiências. Assim, ele consegue aplicar técnicas que sejam mais adequadas ao perfil comportamental do cliente, pode inovar e lançar mão de vários recursos.

Técnicas eficazes para uma situação podem não se adequar tão bem a outras, mas há várias alternativas que podem gerar excelentes resultados. Por isso, você deve estar antenado às novas propostas do mercado, para trazer mais efetividade e sucesso para o processo de coaching.

Competências pessoais, comportamentais e princípios éticos

O coach precisa apresentar competências pessoais para sua prática, como facilidade em se comunicar, assertividade, saber ouvir, motivação e visão sistêmica. Além disso, é importante que ele possua compromissos e princípios éticos, como o não julgamento e saber manter sigilo profissional.

Outros traços que podem ajudar muito a conduzir um processo de coaching de sucesso é o entusiasmo e a confiança para contagiar o cliente e ajudá-lo a se engajar na mudança.

Integração no processo de coaching

No coaching, saber integrar os conhecimentos tanto técnicos quanto humanos para ajudar a pessoa a desenvolver seus potenciais é fundamental. Isso significa conciliar saberes científicos com conhecimentos holísticos, considerando as diversas dimensões da vida.

Além disso, em sua postura, o coach deve imprimir também habilidades humanas, de forma a transmitir conhecimento e conduzir o processo com um envolvimento real e compromisso. É preciso perceber, ainda, que o alcance do sucesso profissional e pessoal está atrelado também a competências emocionais, como autoestima, motivação e autoconhecimento.

O processo de coaching é a aplicação de um conjunto de metodologias e saberes para o desenvolvimento do potencial humano e o alcance de resultados em curto prazo. Para ter sucesso no coaching, é importante considerar a experiência, tanto do processo em si quanto do cliente vivenciar a prática do que aprende nas consultorias.

É importante que o coach habilitado esteja em constante atualização de metodologias e técnicas. Ele também deve ter competências profissionais, éticas e de comportamento, sendo um agente para despertar as qualidades do cliente, mas sendo também um exemplo.

Por último, é importante que o processo seja integrado, considerando várias dimensões da vida e conciliando os conhecimentos da ciência com saberes humanos.

E então, gostou de saber quais os pilares de sucesso no processo de coaching? Confira também nosso post sobre o mapeamento de perfil comportamental no coaching e saiba mais sobre os potenciais dessa ferramenta estratégica no processo!

treinamento


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of