Retrospectiva: confira os 10 principais temas de RH que foram destaque em 2021

Tempo de leitura: 9 minutos

Você sabe quais foram os principais temas de RH que ganharam destaque em 2021?

Entre novidades, desafios, erros e acertos, um fator permaneceu estável: o RH, cada vez mais, como protagonista nas organizações. 

Além, é claro, da tecnologia mais presente no dia a dia das empresas, em softwares e aplicativos de gestão. 

Que tal acompanharmos juntos uma retrospectiva com os principais temas de RH que ganharam mais visibilidade em 2021? 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Continue a leitura e descubra se seu RH está alinhado com os pontos destacados no ano que se encerra. 

1 – Bem-estar dos colaboradores 

Saúde e bem-estar foram temas de grande relevância nas organizações em 2021. 

Ainda mais em razão da pandemia, quando o isolamento social e o receio em relação à contaminação agravaram casos de ansiedade. 

No quesito bem-estar dos recursos humanos, dois fatores tiveram destaque durante o ano, como veremos a seguir.

Políticas de benefícios

A gestão de benefícios deve ser pensada considerando-se alguns fatores, como o momento atual, o perfil dos colaboradores e o valor que eles agregam. 

As vantagens precisam fazer sentido para os profissionais. E mais, estarem dentro do contexto de necessidades que o momento impõe. 

É o caso do vale-alimentação. Talvez ele fosse mais útil ao trabalhador em home office do que o vale-refeição. 

Ainda, custear a internet, algo pouquíssimo praticado há alguns anos, passou a ser essencial para garantir a execução das atividades dos profissionais.

Nesse sentido, para beneficiar os colaboradores, a gestão de pessoas teve que considerar o que era relevante no momento vivenciado. 

Cuidados com a saúde mental

A saúde dos colaboradores também esteve na pauta das organizações em 2021, principalmente a mental. 

Por conta disso, a gestão de pessoas preparou as lideranças para enfrentar possíveis quedas de produtividade.

O que foi positivo para ensinar como lidar com questões emocionais e psicológicas, tanto da equipe quanto próprias. 

A partir desse destaque para o tema, as organizações passaram a trabalhar, com mais intensidade, questões para motivar, conectar colaboradores e dar apoio psicológico.

banner para baixar ebook sobre planejamento da saúde mental e cuidado com os colaboradores, que é um dos principais tema de RH, com imagem de uma mulher e um homem ao fundo meditando

2 – Desenvolvimento de colaboradores

Nos últimos anos, os recrutadores perceberam a escassez de talentos em áreas específicas, como a de tecnologia, por exemplo.

Esse fator indica a necessidade de qualificação para melhor atender as necessidades atuais e futuras. Assim, treinamentos e desenvolvimento de pessoas estiveram em alta. 

Aqui, damos destaque às capacitações à distância, aproveitando as plataformas digitais. Em 2021, as empresas investiram em programas de carreira, qualificação e em treinamentos para desenvolver pessoas no ambiente EAD.

3 – Qualificação profissional e aprendizagem digital 

Os sistemas de aprendizagem se tornaram ainda mais personalizados. Tudo para atender aos diferentes perfis comportamentais e acompanhar o nível de interesse do colaborador

Desse modo, as organizações ofereceram conteúdos direcionados e segmentados, em plataformas customizáveis. 

Assim, as equipes puderam escolher qual conhecimento desejavam receber, quando e como. 

4 – Expansão do trabalho híbrido

Durante a pandemia, o home office mostrou às empresas que nem todos os perfis conseguem se adaptar. 

Enquanto para alguns o trabalho remoto funcionou, outros tiveram dificuldade em trabalhar à distância.

A tendência foi alinhar expectativas utilizando o modelo de trabalho híbrido, ou seja, mesclar trabalho presencial com trabalho remoto

Assim, empresa e colaborador definiram cronogramas para atender as necessidades de ambos. 

Para tanto, RH, gestores e líderes tiveram que entender como se comportam os diferentes perfis comportamentais no home office

5 – Diversidade e inclusão nas empresas 

Graças à gestão de pessoas, diversidade e inclusão foram pautas importantes. 

O mercado de trabalho finalmente compreendeu que o “novo profissional” deseja estar em ambientes que respeitam a pluralidade. 

Mais que isso, que proporcionam diferentes visões de mundo e permitem o compartilhamento de ideias

Sendo assim, entre os principais temas de RH que foram destaque em 2021 estão: a diversidade etária, com a contratação de pessoas acima de 45 anos, a inclusão de pessoas com deficiência e mulheres em cargos de liderança

Outro aspecto importante foi a valorização das individualidades, mesmo em ambientes plurais, como devem ser as empresas.

6 – Recrutamento online

A transformação digital imprimiu mudanças relevantes na gestão de pessoas. Aqui, a implantação de novas tecnologias foi fundamental, especialmente nos processos de recrutamento online e seleção. 

Sendo assim, a gestão de pessoas pôde contar com Inteligência Artificial, Machine Learning e People Analytics, todos muito úteis nas rotinas administrativas. 

7 – Novas estratégias de engajamento e retenção

Para não perder o engajamento, a gestão de pessoas investiu em novas estratégias durante o trabalho remoto. 

Desse modo, foi necessário fortalecer a noção de pertencimento. Do contrário, a retenção de colaboradores também estaria ameaçada. 

Em 2021, com a flexibilização do home office, entender os diferentes estilos de trabalho, conforme os perfis comportamentais foi essencial para trazer dados importantes e direcionar as ações de engajamento e produtividade. Sempre alinhados à cultura organizacional.

A tecnologia como aliada para revolucionar a comunicação e o engajamento com o time

Em um mundo pós-pandêmico, o tópico de comunicação e engajamento se tornou particularmente importante e delicado: o trabalho remoto impôs desafios consideráveis na hora de integrar e engajar uma equipe.

A boa notícia é que a tecnologia também mostrou-se, mais uma vez, uma grande aliada para trazer soluções interessantes no trato com essa nova dinâmica.

Com as ferramentas certas, o RH consegue ficar mais próximo dos colaboradores e mensurar de forma embasada suas percepções sobre a empresa, proporcionando medidas para melhorar a experiência do colaborador.

Aqui, podemos destacar o App Sólides, um aplicativo para o RH e para o colaborador, que ajuda a melhorar a comunicação interna da organização, trazendo impactos relevantes para o engajamento e a retenção de talentos.

8 – Business Partner

Trata-se de um cargo que teve grande destaque, estando entre os principais temas de RH em 2021, ganhando, cada vez mais espaço e, principalmente, relevância. Esse profissional contribui para formar estratégias junto aos diretores e gestores. 

Ao longo de 2021, supervisionou operações de RH e garantiu o alinhamento do setor com as metas da empresa, especialmente em momentos de muitos desafios financeiros e operacionais para as organizações. 

O Business Partner intermediou o diálogo com o conselho de administração e com os gerentes seniores. Ainda, colaborou com ideias e sugeriu soluções, sem ignorar as limitações orçamentárias e a cultura organizacional. 

9 – Gestão Comportamental 

Em um ano atípico, as empresas precisaram compreender, na prática, a importância do mapeamento comportamental

Hoje, a análise dos perfis contribui muito para gerenciar equipes, principalmente em condições de teletrabalho ou modelo híbrido.

Nesse sentido, o Profiler ajudou as organizações a desenvolverem seus colaboradores, graças às diferentes metodologias que a plataforma dispõe.

O Profiler possibilita, em único Assessment, obter mais de 50 informações sobre o perfil comportamental do profissional

Assim, a gestão de pessoas conseguiu trabalhar o desenvolvimento de talentos e focar em suas principais competências.

banner para fazer download de ebook sobre Gestão comportamental: entenda definitivamente como ela impacta a empresa com ilustração de uma mulher sentada usando o computador

10 – RH baseado em dados 

Outra marca relevante que 2021 deixou nas empresas foi o crescimento do uso de dados para orientar as tomadas de decisão

Nesse sentido, o RH armazena métricas relevantes que, quando analisadas em relatórios detalhados, permitem identificar gaps e traçar estratégias. 

Com a análise de dados, as organizações conseguem fazer previsões e diagnósticos mais efetivos, reduzindo erros e “achismos”. 

Bons exemplos são a mensuração do turnover, políticas salariais, causas dos desligamentos e planos de retenção. 

E foi nesse contexto que a metodologia People Analytics (PA) se destacou. Por fornecer insights relevantes baseados na inteligência de dados, o PA qualificou processos de Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento e Retenção de profissionais. 

Por ser um software completo de RH, a Sólides está presente no dia a dia de mais de 10 mil clientes, com mais de 3 milhões de vidas impactadas.

Assim, também em 2021, a Sólides cumpriu com êxito a sua missão de descomplicar a vida do RH e transformar as empresas por meio das pessoas, potencializando o capital humano de forma inovadora, com muita inteligência de dados. 

Conheça a mais completa plataforma de RH do Brasil

Conclusão

2021 foi um ano de intensas mudanças em vários setores, da saúde à economia, passando pelo mercado de trabalho. 

Os impactos da pandemia resultaram em novas ações, enquanto outras tendências se fortaleceram.

Ao fazermos essa retrospectiva sobre pautas relevantes no ano que se encerra, confirmamos a importância de alguns assuntos e tendências que já antecipamos há algum tempo.

Entre eles, a análise de dados, a importância da diversidade nas organizações, o poder da gestão comportamental e, principalmente, o cuidado com o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores. 

Agora que você conhece os principais temas de RH que foram destaque em 2021, que tal conferir as tendências de RH em 2022?

Veja também:

5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments