Pretensão salarial: como analisar a proposta de um candidato?

Tempo de leitura: 5 minutos

A pretensão salarial é um dos pontos mais importantes de se analisar antes de realizar uma contratação. Por meio dela, é possível avaliar se a expectativa do candidato está alinhada ao que a empresa pode oferecer, ao cenário atual do mercado e ao nível de responsabilidade do cargo.

Além disso, é a partir dela que o profissional, durante o processo de recrutamento e seleção, define o valor de seu trabalho, considerando quanto o mercado vem pagando por ele. Já para a empresa, essa também é uma forma de definir a remuneração para um cargo novo, levando em consideração as tendências do setor.

Preparamos o conteúdo abaixo para explicar com mais detalhes o que é pretensão salarial, sua importância para uma contratação de sucesso e como analisar a proposta de um candidato. Confira!

Para que serve a pretensão salarial e qual a sua importância?

Na prática, a pretensão salarial faz parte do processo de escolha do candidato ideal para a vaga. Isso porque, além de analisar suas competências técnicas e comportamentais, é  importante avaliar se ele estará satisfeito com o que a empresa tem a oferecer para o cargo. Assim, é possível reduzir a taxa de turnover.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Porém, sua importância vai além de alinhar as expectativas de ambos os lados. Saber o que o candidato espera é fundamental para entender se sua proposta se encaixa ao organograma empresarial, colaborando para a boa manutenção financeira da empresa.

Além disso, essa também pode ser uma das estratégias de RH para atrair mais candidatos alinhados ao perfil salarial da vaga e fortalecer o engajamento e a retenção de talentos, diminuindo a rotatividade da empresa. 

4 pontos essenciais na análise da pretensão salarial

Mas afinal, como fazer uma boa análise do currículo e da expectativa salarial de um candidato? Separamos quatro pontos essenciais para levar em consideração e que são importantes para uma tomada de decisão mais assertiva. Acompanhe.

1. Perfil do candidato

Um dos pontos mais importantes é analisar o perfil do candidato como um todo. Muitas vezes, sua pretensão pode estar dentro da faixa salarial destinada à vaga, mas é preciso considerar também a compatibilidade de habilidades técnicas e de comportamentos, alinhado à cultura da empresa.

Entenda quais são os valores e objetivos profissionais e pessoais desse candidato. Verifique se as competências, experiências e conhecimentos técnicos estão de acordo com o que é exigido pela vaga e o valor desejado como remuneração. Se estiver tudo alinhado, é válido refletir sobre a flexibilidade do salário.

2. Pesquisa de mercado

Além do perfil, outro ponto essencial é entender se a pretensão faz sentido com o contexto mercadológico. Por isso, a pesquisa de mercado é fundamental para compreender se o profissional está sendo coerente com o que espera como pagamento.

Para isso, é válido analisar quanto os concorrentes pagam em um cargo semelhante ou igual ao oferecido pela sua empresa. Entenda quais são as tendências atuais do mercado e compare com o que outros candidatos estão colocando em suas pretensões.

3. Responsabilidades atribuídas para a vaga

Outro fator que deve entrar na balança é o nível de responsabilidade exigido pela vaga. Naturalmente, cargos de liderança pedem salários mais elevados, já que a função requer mais experiência, responsabilidade e participação em processos de tomadas de decisão e de gestão de equipes.

Por isso, a remuneração deve fazer sentido para o cargo disponível e levar em conta também o potencial do candidato. Avalie sua qualificação para os requisitos da vaga e quais experiências anteriores ele traz como bagagem para os desafios que a posição impõe.

4. Compatibilidade com o organograma empresarial

Por último, mas não menos importante, vale consultar o organograma empresarial. Dessa forma, é possível garantir que a pretensão do candidato é compatível com as diretrizes de cargos e salários da empresa.

O objetivo é manter a saúde financeira e estrutural da organização, fazendo com que a remuneração do novo profissional esteja de acordo com a estrutura hierárquica da empresa e evitando possíveis problemas de relacionamento com os outros colaboradores.

banner para baixar ebook com Guia completo do recrutamento e seleção: conceito e técnicas-pretensão salarial

Quando vale a pena negociar um salário?

O candidato parece ser o profissional ideal para a posição em aberto, mas sua pretensão está muito acima da faixa salarial disponível. O que fazer? Primeiramente, é necessário verificar se existe a possibilidade de negociar o salário na empresa e se isso não trará ônus.

Estabeleça limites, retornando a sua atenção às médias salariais dos concorrentes e o cenário do segmento no mercado. Depois, reflita sobre o valor de ter esse candidato na equipe à qual ele fará parte: se ele realmente trará benefícios para o time e quanto ele agregará na rotina com suas competências e experiências.

Se as aptidões estiverem de acordo com o que é esperado para a vaga — ou até mesmo superarem as expectativas — pense: vale a pena perder esse profissional por sua pretensão salarial ser elevada? Caso a decisão seja pela negociação, é importante chegar a um valor equilibrado para as condições financeiras da empresa e o que é esperado pelo candidato.

Quer saber mais?

Agora ficou mais claro que avaliar a pretensão é de suma importância para contratar um profissional que agregará valor para a sua empresa. Para continuar descobrindo o que é essencial na hora de analisar um candidato para sua empresa, fique por dentro do blog da Sólides!

A Sólides é a maior HR Tech do Brasil e uma plataforma completa, que reúne em um só lugar tudo o que o RH das pequenas e médias empresas precisam.

Aproveite para ler também sobre os 4 passos fundamentais para implementar um Plano de Cargos e Salários — essencial para criar transparência com os colaboradores e reduzir a rotatividade dentro da empresa.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments