Por que contratar um software de recrutamento e seleção?

Tempo de leitura: 10 minutos

Entender o porquê de contratar um software de recrutamento e seleção passa pela compreensão de como a tecnologia é uma aliado no desenvolvimento de todas as equipes da organização.

Todo profissional do RH tem conhecimento de como seu trabalho pode ser planejado e como pode interferir diretamente no desempenho da empresa para a qual colabora. No entanto, muitas vezes o potencial desse setor não é explorado da forma estratégica como poderia, ou até mesmo não é valorizado o suficiente pelas demais áreas da organização. 

O desenvolvimento de estratégias em recursos humanos deve começar já durante o processo de recrutamento e seleção, pois é ele quem determinará o rendimento do negócio. Cabe ao profissional da área propor ideias e demonstrar junto aos líderes corporativos o quanto esse planejamento é fundamental e como investir em RH pode oferecer um ótimo retorno.

O primeiro ponto que deve ficar claro é que realizar um recrutamento e seleção eficaz não é apenas fazer a contratação de um novo funcionário. Esse procedimento envolve que o RH faça pesquisas, conheça as necessidades da empresa, entenda de competências e saiba como atrair os melhores talentos.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Existem diversas soluções tecnológicas para o seu RH a fim promover uma redução de custos. Vamos entender agora porque contratar um software de recrutamento e seleção vai melhorar o seu trabalho!

O que é o processo de recrutamento e seleção?

O sucesso da contratação de um profissional depende de todo o trabalho e planejamento desenvolvidos por meio do processo de recrutamento e seleção. São os profissionais do RH que garimpam os talentos mais aptos e eficazes para as vagas nas quais trabalham.

Para que esse sistema ocorra de forma eficiente, é necessário que haja um planejamento que contemple cada etapa desse processo de recrutamento e seleção. Veja a seguir quais são elas:

  • definir as necessidades da empresa e fazer um quadro com as especificações do cargo (requisitos, atribuições, competências etc.);
  • descrever e divulgar a vaga em meios diversos, como sites de vagas e redes sociais;
  • triagem de currículos, na qual serão analisadas as habilidades técnicas e experiência de cada candidato;
  • entrevista prévia, a fim de fazer uma primeira análise de perfil e elucidar pontos relevantes a respeito do candidato;
  • aplicação de testes técnicos (língua estrangeira, por exemplo) e de perfil, caso necessário;
  • entrevista final, normalmente com o gestor;
  • escolha e contratação;
  • feedback negativo para os demais concorrentes à vaga.

Mesmo com o avanço da tecnologia, algumas dessas etapas ainda são feitas manualmente pelo setor de RH, como o recebimento e triagem de currículos. Isso pode prejudicar o sistema de recrutamento, pois o cansaço dos profissionais de RH é um fator que pode afetar a análise criteriosa.

Ficou mais fácil fazer todo o processo seletivo ao contar com a inteligência artificial para fazer uma avaliação dos currículos, destrinchando as informações e distribuindo em uma plataforma de fácil compreensão.

Softwares de recrutamento são excelente suportes para os profissionais de RH, que conseguem entender quais são os candidatos mais compatíveis com a vaga anunciada. 

Para que utilizar um software de recrutamento e seleção?

Um programa de gestão de recursos humanos oferece ferramentas que possibilitam fazer o processamento de dados de sua companhia. Eles facilitam a vida do recrutador, pois são capazes de digitalizar vagas, gerenciar o volume dos processos em andamento, armazenar uma base de currículos e auxiliar na seleção.

Cada vez mais empresas entendem a importância e se tornam adeptas desse recrutamento tecnológico e inteligente. Se você ainda tem dúvidas a respeito dos motivos para contratar um software de recrutamento e seleção para o seu RH, listamos os principais motivos abaixo.

1. Candidatos mais qualificados

Um volume muito alto de candidatos acaba prejudicado no processo de triagem. Isso porque grande parte dos currículos não pertence a candidatos realmente compatíveis com a vaga em aberto. Com uma seleção manual, é impossível ter conhecimento de todos os profissionais, e o melhores podem até passar despercebidos.

Quando a inscrição do candidato é feita em uma plataforma, o próprio software faz uma triagem considerando as competências técnicas. Isso garante que apenas os currículos mais adequados cheguem às mãos do recrutador. Além de economizar tempo, esse método de seleção diminui a chance de erros de contratação.

Além disso, todas as etapas do processo de recrutamento e seleção podem ser beneficiadas por uma plataforma que realiza uma triagem dos candidatos por meio de uma avaliação do perfil comportamental. Sendo assim, é possível considerar não apenas as competências técnicas, mas também as soft skills.

2. Histórico dos candidatos

Contar com a memória do recrutador após entrevistar dezenas de candidatos por vaga, com certeza não é a melhor forma de manter um histórico dos talentos que já passaram por alguma etapa de seleção no seu RH.

Ter um histórico automatizado evita que sejam cometidos erros e até mesmo gafes com esses candidatos. Pode-se evitar que a mesma pessoa seja apresentada duas vezes a um mesmo gestor. Também é importante manter os dados de entrevistas arquivados em um banco de talentos para futuras oportunidades.

3. Fonte dos candidatos

Muitas vagas são divulgadas em vários meios de informação: site da companhia, e-mails, site de vagas, redes sociais ou empresas de recrutamento terceirizadas. Ao receber um grande número de currículos, muitas vezes fica difícil quantificar e saber exatamente qual foi a principal fonte de bons candidatos.

Um software consegue separar quantos e quais candidatos se inscreveram por quais meios, fornecendo uma informação importante para recrutamentos futuros. Utilizar os meios mais produtivos, corta custos e acelera o processo.

4. Manter o processo arquivado em um único lugar

Ter todo o processo em um único programa permite obter informações sobre o recrutamento e seleção de forma mais rápida e evita que esses dados se percam com o tempo.

Há recrutadores que optam por manter esse histórico armazenado em e-mails, ou até mesmo em várias plataformas diferentes, como planilhas de dados preenchidas manualmente. No entanto, esse hábito aumenta a chance de erros ao longo do processo, e é muito menos eficaz do que um sistema automatizado.

5. Manter a comunicação com o candidato

Durante o andamento do processo, é desafiador manter o controle de todas as interações com os candidatos. Utilizar um software permite que o RH tenha acesso automático ao histórico do processo, envie e-mails contendo informações pré-definidas, e até mesmo um feedback positivo ou negativo sobre as etapas do processo.

6. Otimização do tempo de contratação

No Brasil, o tempo médio para a contratação de um funcionário contado a partir da abertura da vaga é de quase 40 dias. Esse tempo é muito alto, e acaba gerando prejuízos para a empresa.

Essa demora se dá por vários motivos, entre eles, a ineficiência de banco de currículos e falta de estrutura do próprio processo. Por isso é tão importante ganhar tempo automatizando o processo.

7. Comunicação com a empresa

Informações desencontradas, demora para buscar dados e responder e-mails e atraso na atualização dos gestores sobre o processo seletivo. Esses são alguns problemas que empresas com muitas vagas em aberto passam com alguma frequência.

Ter um programa próprio para administrar o seu recrutamento e seleção, pode eliminar esse tipo de falha. É possível utilizar programas inteligentes, com campo de busca, que armazenam a análise dos candidatos de interesse. Com esses dados obtidos de forma instantânea pelo recrutador, a comunicação com o responsável pela vaga fica muito mais produtiva.

8. Padronização do processo

É comum haver uma organização com vários setores e vários processos de recrutamento e seleção acontecendo ao mesmo tempo. Mesmo com uma equipe de RH bem estruturada, sem uma ferramenta que una todos esses processos em um único sistema, cada recrutador o fará de sua própria maneira, deixando o processamento mais complicado do que o necessário.

Para que gestores e recrutadores estejam sempre alinhados em um padrão de sistema, é preciso unificar a captação e manutenção de informações, para que cada projeto seja apresentado de forma semelhante aos líderes. Um software bem utilizado fornece esse tipo de ferramenta, além de fornecer indicadores para que Rh e gestores possam realizar um melhor planejamento.

9. Escalabilidade para a área de Recrutamento e Seleção

Seu departamento de RH ganhou a valorização merecida e agora a tendência é que o grupo aumente, inclusive no que diz respeito ao número de recrutadores. Isso é ótimo para a equipe, mas pode se tornar desafiador caso todos os profissionais não estejam bem alinhados entre si e com a empresa.

Desenvolver a sua área também significa ter maior responsabilidade e organização. Sem um sistema próprio que forneça essa coordenação de forma inteligente, preparando para o crescimento e para o planejamento na aquisição de futuros profissionais.

10. Aumento de produtividade do time de recrutamento e seleção

Se o seu processo de recrutamento e seleção está demorando muito e encontrando dificuldades em contratar os melhores talentos, isso indica que o seu grupo de recrutadores não anda muito produtivo. Essa baixa eficiência geralmente é causada por um acúmulo de tarefas operacionais, como ler currículos e preencher planilhas.

Esse tipo de problema pode ser facilmente resolvido com a implantação de um sistema automatizado, que tire essa carga desnecessária das mãos do recrutador e disponibilize mais tempo para ações estratégicas, como o planejamento de dinâmicas de grupo.

11. Concorrência

Profissionais que optam por utilizar a tecnologia no processo de recrutamento e seleção ganham vantagens em relação a concorrentes que fazem o sistema de forma manual. Em um mercado de trabalho tão competitivo, com um número tão alto de candidatos, quem possui processos automatizados sai na frente e consegue atrair os melhores talentos.

Além dos motivos citados sobre o porquê de contratar um software de recrutamento e seleção, vale frisar que estamos vivendo a era da informação, na qual os dados são elementos fundamentais para elaborar relatórios e posicionamento estratégico dentro da empresa.

Agora que você já sabe quais são os benefícios trazidos por um software de recrutamento e seleção, conheça o Solides Gestão, a plataforma completa de gestão de talentos com People Analytics e Perfil Comportamental da Sólides!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JORGE EMÍLIO MENDES ALVES
JORGE EMÍLIO MENDES ALVES
5 meses atrás

Boa tarde. Por acaso você tem um fluxo de processo em forma de PDCA?

Giuliano Sales
Admin
5 meses atrás

Ei, Jorge. Tudo bem?
Nosso software atua e trabalha com essa metodologia, mas ainda não temos conteúdos publicados no blog sobre.
Eles estão em produção e ficarão disponíveis em breve por aqui.
Continue nos acompanhando para lê-los.
Abraços.