Plataforma de RH para PMEs: entenda a importância e vantagens para seu trabalho

Tempo de leitura: 9 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Com um grande poder de se reinventar, cada vez mais, os brasileiros buscam empreender, fazendo com que micro, pequenas e médias empresas surjam no mercado, o que leva a economia a girar e, claro, gera oportunidades de emprego. Mas essas organizações devem investir em seu capital humano para crescerem e se manterem ativas. Para tanto, adquirir uma plataforma de RH para PME pode ser de grande ajuda. 

Sabemos que nesse tipo de negócio nem sempre é fácil ter uma boa gestão de pessoas. Muitas vezes, as PMEs, ou seja, as pequenas e médias empresas, não têm tantos recursos financeiros para investir em uma infraestrutura ideal, boas remunerações, dentre outros benefícios. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Mas existe algo que não exige tanto investimento financeiro e que é fundamental para o sucesso da empresa: fortalecimento da cultura organizacional por meio da gestão de pessoas. Nesse âmbito, investir em uma plataforma de RH é essencial para deixar colaboradores motivados e engajados, trazendo um bom desempenho à organização.

Ainda, se você, como membro do RH, pensa que adquirir uma plataforma de RH demanda grande investimento, saiba que existem ferramentas com valores muito acessíveis, pensadas justamente para uma gestão de pessoas otimizada nas PMEs. Para entender definitivamente a importância de investir em um software de RH, preparamos este artigo, para tirar todas as suas dúvidas. Então, acompanhe até o final!

Quais são os desafios do RH nas PMEs?

Com um time enxuto, no qual, muitas vezes, o setor de recursos humanos conta somente com um colaborador, torna-se um desafio realizar uma boa gestão de pessoas na organização. 

Isso porque, ainda hoje, o empreendedor tem uma visão muito tradicional do setor de RH, pensando que o setor tende a cuidar somente de tarefas burocráticas, como admissões e demissões, gestão de ponto e folha de pagamento. 

Além disso, existe o hábito de tentar copiar o método gestão de empresas consolidadas no mercado, o que pode fazer com que o negócio não cresça e fracasse. Mas é preciso que o RH tenha a oportunidade de assumir o protagonismo e mostre que as pessoas que fazem parte do time, com suas peculiaridades, é que definirão a identidade do negócio e levarão a organização a conquistar os melhores resultados. 

Por fim, e não menos importante, ainda existe o estigma de que investir em uma plataforma de gestão de pessoas custa caro. Isso torna mais difícil para o RH ter dados estratégicos em mãos para, por exemplo, contratar o profissional certo para a vaga certa, gerando prejuízos com contratações e demissões de colaboradores que não têm o fit cultural da organização. 

A importância da gestão de pessoas nas PMEs

Ao longo dos anos, o perfil do trabalhador mudou. Se antes eles buscavam somente boas remunerações, hoje, eles procuram muito mais em uma empresa para se trabalhar. 

Esse novo profissional, busca fazer parte de uma organização que reconheça suas competências técnicas e comportamentais, direcionando-o às atividades que o deixem motivado e engajado no ambiente organizacional. Além disso, querem qualidade de vida não só fora, mas, principalmente, dentro da empresa. Já que, é dentro dela que ele passará a maior parte do seu dia. 

Então, sabendo dessas demandas, torna-se impossível para o RH atrair, motivar e engajar esses talentos sem uma gestão de pessoas estratégica. Isso porque, em um mercado cada vez mais concorrido, como o RH de uma PME se destacará das grandes empresas e atrairá os melhores talentos para si, com uma gestão baseada em achismos, sem dados sólidos?

A resposta é que sem uma plataforma de RH, a PME não terá chances. No próximo tópico, você entenderá a importância e as vantagens para o RH e também para a uma empresa de pequeno ou médio porte investir em tecnologia no setor de Recursos Humanos para se destacar no mercado. 

banner do ebook ROI em gestão de pessoas

Como uma plataforma de RH pode ajudar a gestão de pessoas nas pequenas e médias empresas?

Com um time mais enxuto, contar com o auxílio de uma plataforma de RH para PME é uma peça-chave na gestão de pessoas. Ainda, é importante ressaltar que um software de RH vai ajudar o setor não só com a automatização de rotinas burocráticas de um departamento pessoal, mas também auxiliando na aplicação da metodologia People Analytics

Conheça agora algumas vantagens de contar com uma ferramenta de RH no seu dia a dia.

Contratação acertada

Você, como profissional de RH, certamente, já conhece uma prática de contratação muito recorrente, principalmente nas PMEs: o famoso QI (Quem Indica). Mas contratar o filho ou sobrinho do dono, por exemplo, é uma das práticas mais prejudiciais para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa, uma vez que, se o motivo for apenas o parentesco, não são consideradas as soft e hard skills necessárias para o cargo. 

Por meio de uma plataforma de RH, você poderá provar ao gestor, com a obtenção de dados sólidos, que não basta somente contratar bons profissionais, independentemente de parentescos, é preciso também colocá-los no lugar certo. 

Ainda, com um software que contém mapeamento de perfis comportamentais, o RH pode identificar o profissional que melhor se encaixa em determinada vaga e saber como ele reage diante de determinadas situações organizacionais. Além disso, com o auxílio de uma plataforma de RH, é proporcionado um melhor entendimento da equipe como um todo, compreendendo os perfis que mais se encaixam em cada setor. 

Feedbacks construtivos

Em PMEs, sobra mais tempo para oferecer e receber feedbacks, já que o time conta com menos colaboradores. Mas quando você utiliza uma plataforma de RH completa, por meio dos resultados de pesquisas de clima ou avaliações de desempenho, por exemplo, o RH tende a proporcionar feedbacks mais construtivos ao colaborador. 

Além disso, ele pode apresentar esses dados ao profissional que está recebendo o feedback, gerando assim maior credibilidade por parte do colaborador em relação ao RH e à empresa. 

Por fim, o RH pode ser mais estratégico em não só apontar pontos de melhorias, mas também ao indicar ações que possam ser tomadas para que esses erros sejam corrigidos, melhorando a performance do profissional. 

Armazenamento de dados

Imagine só como é trabalhoso manter uma gestão de pessoas com planilhas no Excel, documentos no Word e pilhas de papel armazenados em pastas, mesmo sendo uma PME. 

Em uma plataforma de RH, é possível reunir todos os dados sobre a empresa e os colaboradores em um só lugar. Assim, informações como banco de horas, férias, avaliações de desempenho, etc. podem ser armazenadas no software. Além disso, o cruzamento de dados auxilia para uma gestão mais estratégica. 

Treinamento e desenvolvimento

Como já citamos, o novo profissional do mercado busca trabalhar em uma empresa onde ele pode ser desenvolvido constantemente. E isso vale ainda mais para as PMEs, que precisam se manter competitivas para atraírem os melhores talentos. 

Dessa forma, com orçamento reduzido das PMEs, quando o setor conta com uma plataforma de RH, com mapeamento e análise de perfis comportamentais, ele pode separar os colaboradores em grupos de acordo com cada perfil e definir treinamentos mais eficazes, que não deixarão os profissionais desmotivados e que irão de encontro a melhorias dos seus pontos fracos.

Assim, além de colaboradores desenvolvidos, melhorando cada dia as suas performances, a empresa também reduz custos com treinamentos que não agregam para o profissional e para a empresa como um todo.

Ampliação da motivação e engajamento 

O “match” perfeito entre empresa e colaborador melhora o engajamento e diminui a rotatividade, algo que traz grandes prejuízos financeiros, principalmente nas PMEs. 

Nesse sentido, mapear o perfil comportamental das pessoas durante o processo de recrutamento e seleção e também dos colaboradores que já estão na empresa, colabora para a identificação de candidatos que somarão junto ao time por complementar hard e soft skills que podem estar faltando para que determinado setor alcance seus objetivos, melhorando os resultados da empresa.

banner do ebook perfil comportamental o guia completo

Como a Sólides pode ajudar?

A tecnologia no RH veio para transformar as relações humanas dentro das organizações por meio de inteligência de dados e ajudar qualquer tipo de negócio. Pensando nisso, a Sólides desenvolveu uma plataforma de RH completa, baseada em várias metodologias comportamentais, fácil de ser utilizada e com valores acessíveis para empresas de todos os tamanhos. 

Ainda, um dos benefícios para as PMEs, que utilizam a plataforma da Sólides está no HR Score. Trata-se de um indicador, desenvolvido e gerido pela Sólides, que busca avaliar e mensurar a maturidade das práticas de Recursos Humanos nas empresas. 

Considerando quatro áreas de força, que incluem: gestão, atração, desenvolvimento e retenção, torna-se possível, considerando o porte da sua empresa, entender se o seu setor de RH tem aplicado com eficiência as práticas de gestão de pessoas, qualificando-se como um ambiente de trabalho saudável e promissor de se trabalhar.

Assim, sua PME, por meio de dados sólidos, consegue entender se está, de fato, aplicando ações e estratégias apropriadas em relação à gestão de talentos, tornando-se uma marca empregadora, concorrendo com as grandes empresas na atração e retenção dos melhores profissionais disponíveis no mercado.

Agora que você entendeu definitivamente como contar com uma plataforma de RH para PME só traz vantagens para o trabalho no setor de Recursos Humanos e para o crescimento da empresa, não deixe de conhecer a ferramenta da Sólides.

Acesse nosso site e conheça a plataforma de RH para PME que transforma a rotina dos profissionais de RH, garantindo maior rapidez e efetividade nos mais diversos processos do setor, independentemente do tamanho da sua empresa!

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments