Plano de carreira: saiba os 3 benefícios para sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Motivação e competência são os dois ingredientes que fazem com que os colaboradores tragam resultados cada vez mais positivos para a empresa. A competência pode ser desenvolvida por meio de experiência e treinamento adequado, por exemplo. Já a motivação é um desafio rotineiro para todos os envolvidos no projeto.

É preciso que o trabalho tenha um objetivo mais adiante, que seja possível, depois de várias etapas a serem conquistadas dia após dia, vislumbrar uma recompensa final que valerá todo o esforço investido nos projetos. Essa visão do trabalho é um dos resultados de um bom plano de carreira, que deve ser traçado entre colaborador e gestor.

Continue acompanhando o texto e veja alguns benefícios do plano de carreira para a sua empresa!

1. Desenvolvimento profissional

Quando os objetivos do colaborador são traçados, a empresa pode planejar os treinamentos mais adequados para ele pensando não só na função que ele desempenha agora, mas também na função que ele poderá desempenhar no futuro.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Assim, a empresa consegue moldar mais facilmente qual o perfil profissional dos colaboradores de cargos mais altos que passaram por um plano de carreira, melhorando o desempenho da equipe como um todo.

Além disso, os profissionais se sentem mais capacitados e motivados ao saber que já estão sendo treinado para assumir cargos melhores no futuro, o que melhora muito a produtividade.

2. Menor rotatividade

Um dos aspectos relevantes do plano de carreira é a segurança que ele dá ao colaborador. Saber exatamente qual cargo será ocupado daqui a um ou dois anos faz com que o profissional queira pertencer e vestir a camisa da empresa.

É muito incerto aceitar um emprego sem saber se terá oportunidade de crescimento profissional, ainda mais em época de crise econômica. A ideia de que o cargo melhor e com mais remuneração está a uma distância mensurável, faz com que o colaborador queira traçar esse caminho ao invés de se aventurar novamente no mercado incerto.

O plano de carreira traz a segurança que diminui a taxa de turnover, melhorando o conforto no trabalho e, consequentemente, a qualidade de vida.

3. Desenvolvimento de liderança e espírito empreendedor

Para conseguir o cargo que lhe foi proposto no plano de carreira, o colaborador deve mostrar que é capacitado para assumir a liderança que tanto almeja.

Assim, o plano de carreira incentiva qualidades como proatividade, trabalho em equipe, boa convivência com os colegas de trabalho, visão de negócios e vários outros aspectos que compõem um bom líder.

Tais qualidades são também benéficas para o desenvolvimento de quaisquer projetos da sua empresa, bem como o desenvolvimento de equipes competentes.

O plano de carreira permite que o trabalho seja feito com mais transparência a respeito das intenções da empresa em relação ao colaborador.

Não sobra espaço para questionamentos a respeito de quando vão ocorrer promoções ou se aquele cargo será mantido por tempo indefinido. Assim, o colaborador tem uma meta a ser atingida para que seus sonhos profissionais sejam realizados.

E aí, gostou do post de hoje? Então aproveite para baixar o nosso e-book com As 6 melhores práticas em Gestão de Equipes!

planejamento-estrategico


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of