15 planilhas de RH gratuitas e essenciais para processos otimizados e estratégicos

Tempo de leitura: 10 minutos

O departamento de Recursos Humanos sempre desenvolveu processos detalhistas e de muita responsabilidade. Mas, frequentemente, o setor ainda é visto como um grande arquivo de dados, currículos e registros. Contudo, as planilhas de RH, quando bem utilizadas e de forma estratégica, são de grande valia no dia a dia da área.

Por mais que essas características não tenham mudado, a maneira como o setor conduz essas tarefas se transformou, graças ao RH Digital. Atualmente, com o uso frequente da tecnologia, os profissionais de Recursos Humanos contam com ferramentas capazes de automatizar as demandas e torná-las menos cansativas. Logo, a tecnologia é uma aliada do RH.

Pensando nos benefícios da transformação digital nas empresas, a Sólides criou 15 materiais totalmente gratuitos, que funcionam como ferramentas para o setor de Recursos Humanos. O objetivo das planilhas de RH apresentadas aqui é auxiliar o analista a acompanhar os processos com eficácia, economia de tempo e de forma estratégica. 

Esperamos que este conteúdo auxilie você a qualificar seu trabalho, que é tão importante e indispensável para as empresas. Confira! 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

1. Planilha de Triagem e Funil de Recrutamento e Seleção

Permite escolher candidatos com agilidade e qualidade na etapa de R&S. Com essa planilha, a triagem dos talentos ocorre de forma estratégica. Ainda, o analista de RH consegue acompanhar os candidatos no funil de recrutamento e analisar quais etapas do processo precisam ser revistas e otimizadas. Tudo isso de forma digitalizada. Afinal, foi-se o tempo em que a triagem ocorria a partir de uma pilha de currículos. 

Atualmente, as empresas apostam no recrutamento e seleção simples, otimizado e automatizado. Dessa maneira, os processos seletivos se tornam mais efetivos, economizando tempo e dinheiro, além de garantirem contratações mais estratégicas. 

Conheça aqui a Planilha de Triagem e Funil de Recrutamento e Seleção para obter os benefícios. 

2. Planilha de Custos do Recrutamento e Seleção

Nem sempre é fácil prever as despesas envolvidas em um processo de recrutamento e seleção. No entanto, a Planilha de Custos do R&S permite acompanhar sistematicamente os custos dessas etapas. Por meio dela, o gestor consegue visualizar onde estão os maiores investimentos e quais fases podem ser aprimoradas. 

Além disso, a ferramenta fornece uma estimativa anual dos custos de recrutamento e seleção. Assim, a empresa consegue planejar seu orçamento com mais facilidade. Faça download da ferramenta clicando aqui

3. Planilha com Indicadores de Recrutamento e Seleção

Se você precisa acompanhar os indicadores de Recrutamento e Seleção, mas não sabe como obter esses dados, essa planilha é a ferramenta ideal. Com ela, o analista consegue gerar gráficos precisos para medir a performance dos processos

Ainda, de posse dos indicadores de Recrutamento e Seleção, a empresa terá clareza para conduzir melhor as decisões estratégicas. Quer ter essa planilha no seu cotidiano? Baixe-a agora mesmo. 

4. Pesquisa de Clima na Prática

Os gestores desempenham um papel importante e são responsáveis por fortalecer o clima organizacional. No entanto, nem sempre é fácil mapear o que os colaboradores pensam sobre a empresa e suas regras. A Pesquisa de Clima na Prática oferece um questionário completo para diagnosticar como está o ambiente corporativo. 

Com os resultados obtidos, a organização poderá desenvolver estratégias para criar um espaço de trabalho saudável e harmônico, onde impera o espírito de engajamento. Acesse aqui a planilha. 

5. Planilha de Análise de Performance

Avaliar os processos executados na empresa é fundamental para saber se existem erros e quais são eles. Ao ser aplicada periodicamente, a Planilha de Análise de Performance fornece resultados precisos para aprimorar o desenvolvimento dos colaboradores. 

Dessa maneira, é possível corrigir falhas, acompanhar padrões e melhorar a performance dos times. Que tal começar a monitorar a performance dos profissionais com maior qualidade e controle? Acesse a planilha que preparamos para essa finalidade. 

6. Planilha de Avaliação de Desempenho

Entender, monitorar e registrar históricos de performance individual ou coletiva oferece muitos benefícios para as empresas e para os colaboradores. Afinal, resolver problemas de desempenho, melhorar as condições de trabalho e aumentar a qualidade de vida é essencial. 

A Planilha de Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas muito útil aos analistas de RH. Por meio dela, é possível mensurar resultados a partir de critérios previamente definidos pela empresa. Quer saber como anda o desempenho dos profissionais na sua empresa? Comece clicando aqui para ter sua planilha. 

7. Planilha 9box Cultural

A Sólides conhece a necessidade das empresas de aprimorar a gestão de talentos usando dados inteligentes e fazendo o mapeamento de perfil comportamental. Por isso, inovamos ao aplicar, na metodologia 9box Cultural, a análise de comportamento, por meio do People Analytics aliado à avaliação de performance. 

Faça download da Planilha 9box Cultural e confira como é muito fácil identificar se o profissional precisa desenvolver os valores culturais da empresa ou aprimorar competências técnicas para atingir suas metas mais facilmente.

9 box

8. Planilha Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

O PDI fornece diretrizes de crescimento para a carreira dos profissionais que atuam na empresa. Trata-se de um documento que pode ser elaborado em conjunto para identificar lacunas presentes na parte técnica e comportamental dos colaboradores. 

Na planilha Plano de Desenvolvimento Individual, é possível identificar e acompanhar pontos fortes e a desenvolver, determinar gravidade, urgência e tendência (Matriz GUT), além de descobrir características que devem ser priorizadas. Ainda, a ferramenta gera gráficos que  permitem acompanhar a evolução profissional dos liderados. Acesse sua planilha aqui

9. Planilha de Controle e Indicadores de Treinamentos

Promover capacitações especializadas gera custos altos para as empresas. Para evitar gastos desnecessários, é fundamental comparar os diferentes tipos de treinamento e identificar quais são os mais indicados para suas equipes. Mas depois da aplicação das qualificações, é importante analisar os resultados para que o trabalho tenha êxito.

Para realizar todas essas ações de forma prática e eficaz, desenvolvemos a Planilha de Controle e Indicadores de Treinamentos. Experimente já e otimize a capacitação dos seus colaboradores, tudo com mais economia e eficiência.

10. Planilha de Controle de Metas

O objetivo da gestão de metas é administrar recursos e conquistar excelência nas tarefas realizadas para alcançar os pontos definidos pela empresa. Como resultado, a organização consegue corrigir desvios e otimizar o trabalho das equipes para, consequentemente, atingir resultados. 

Na planilha de Controle de Metas, o analista de RH consegue planejar, implementar, acompanhar e controlar os objetivos da organização. Quer ter a sua? Acesse já!

11. Planilha de Avaliação de Competências no Recrutamento e Seleção

Analisar somente o currículo dos candidatos não é suficiente para fazer escolhas inteligentes. Tampouco garante a melhor contratação. Afinal, não basta ter aptidões técnicas para ser um profissional de excelência.

Empresas prósperas contam com profissionais engajados e capazes de contribuir com suas habilidades. Por isso, para acertar no processo de Recrutamento e Seleção é fundamental avaliar as competências dos candidatos. Descobrir o que mais eles podem oferecer além de hard skills é o caminho para uma excelente contratação. 

Nesse sentido, a Planilha de Avaliação de Competências no R&S vai tornar seu processo seletivo mais simples e dará embasamento para as decisões corretas. Que tal experimentar esse recurso?

12. Planilha Gestão de Vagas no Recrutamento e Seleção

O departamento de Recursos Humanos deve acompanhar as vagas em aberto como uma estratégia para evitar gargalos na fase de Recrutamento e Seleção. Por meio dessa ferramenta, o analista consegue visualizar e analisar o processo de forma global. 

Além disso, ela permite acompanhar as etapas das vagas disponíveis e analisá-las por departamento, de maneira organizada e completa. Ainda, é possível documentar os diferentes prazos de fechamento e avaliar o tempo decorrido até que as vagas sejam devidamente preenchidas. 

Então, para simplificar o processo de Recrutamento e Seleção na sua empresa, faça download da Planilha de Gestão de Vagas agora mesmo. 

Como fazer Recrutamento e Seleção com a Sólides

13. Planilha NPS no Processo Seletivo

Acertar na contratação é importante, mas proporcionar uma boa experiência aos candidatos durante o processo seletivo é fundamental. Nesse sentido, o NPS (Net Promoter Score) é uma ferramenta que permite identificar o grau de satisfação dos colaboradores. 

Quando verificamos o NPS já na etapa de recrutamento e seleção, a garantia de ter profissionais felizes no ambiente de trabalho é quase certa. Com essa planilha, o analista de RH terá um questionário pronto para aplicar na coleta de dados. 

Assim, será mais fácil calcular o score, analisar os resultados e propor ações de melhorias para aumentar o score de satisfação dos colaboradores. Acesse a Planilha NPS no Processo Seletivo e aumente a satisfação dos candidatos durante o processo seletivo

14. Planilha para Pesquisa e Análise Demissional

Fazer contratações é tão complexo quanto gerenciar demissões, não é mesmo? Afinal, é importante saber quais motivos culminaram no desligamento de um colaborador. Para auxiliar as empresas nessa tarefa, criamos uma ferramenta capaz mapear as percepções do profissional que sai da empresa e, assim, conhecer as razões. 

Portanto, use a planilha para desenvolver um planejamento estratégico a partir dos dados coletados e auxiliar as lideranças a tomarem decisões com maior embasamento. A ferramenta oferece muitos benefícios, principalmente para evitar a repetição de erros, reter talentos e reduzir a rotatividade na empresa. Clique aqui e baixe agora mesmo!

15. Planilha de Planejamento Estratégico

Há tempos o departamento de Recursos Humanos deixou de ser responsável apenas por questões burocráticas. Pelo contrário, o setor ganhou destaque e agora exerce papel de protagonista nas empresas, atuando ativamente nas questões relacionadas à estratégia do negócio. 

Isso graças aos assuntos importantes que o RH administra, como o conhecimento em gestão comportamental e planejamento estratégico. 

Nesse contexto, o RH estratégico precisa conhecer os pontos fortes da organização e dos colaboradores, definir objetivos, metas e prazos. Tudo isso fica mais fácil de ser trabalhado com auxílio da planilha de Planejamento Estratégico. Essa ferramenta é indispensável para fortalecer ainda mais o RH na sua empresa. Baixe aqui e confira. 

Conclusão

Pronto! Agora você tem 15 planilhas de RH excelentes para facilitar o trabalho do analista de Recursos Humanos diante dos desafios do dia a dia. A Sólides acredita e defende o setor de RH como protagonista nas empresas. Por isso, preocupamo-nos em desenvolver instrumentos que possam otimizar os processos e contribuir para o desenvolvimento das empresas. 

Aproveite cada uma das nossas sugestões, elas foram pensadas para ajudar você. Mas caso prefira fazer tudo isso em um só lugar e de forma automatizada, com ainda mais qualidade que as planilhas de RH oferecem, experimente hoje mesmo a plataforma Sólides. Lá reunimos tudo o que o RH precisa, em um só software e usando a inteligência de dados. Assim, contamos com recrutamento, desenvolvimento, performance, engajamento, retenção e muito mais para a gestão de pessoas.

Unificamos as estratégias em uma só plataforma. Quer conferir? Então, agende uma demonstração com um especialista ou experimente gratuitamente a plataforma Sólides e turbine seu RH!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments