O final do ano chegou e é hora de pensar no planejamento para o próximo ciclo, o que envolve a elaboração dos orçamentos de cada área da organização. No que diz respeito à gestão de pessoas, prever os gastos e construir uma planilha de orçamento de recursos humanos é um passo estratégico e muito necessário. Com essa etapa consolidada, os projetos da área fluem com menos entraves ao longo do ano e o RH potencializa seus resultados. Então, Vamos entender por que e como construir o orçamento anual do RH?
Outra dica produtiva é agrupar os projetos planejados por objetivos da área, para trazer clareza ao planejamento e não perder as metas de vista. Por exemplo, você pode planejar ações com a função de estimular a satisfação e motivação dos colaboradores, outras para diminuir a rotatividade e um terceiro grupo cuja função é alavancar o desempenho. Assim, esses três focos de atuação estarão sempre em mente, e não apenas algumas ações isoladas. Após pensar os projetos, filtrá-los e agrupá-los, é hora do cálculo. Defina quanto vai custar cada ação planejada e, para isso, faça pesquisas e use novamente os seus indicadores. Se a ação é contratar uma tecnologia que acelere o seu processo seletivo, faça pesquisas de preço. Se o planejado é contratar mais uma pessoa para a equipe de RH, coloque as horas de trabalho do futuro colaborador no papel, tendo noção de mercado e consultando os seus próprios indicadores de pessoas. Se você pretende fazer 6 comemorações em datas especiais ao longo do ano, mesmo que pequenas, também pesquise os preços e consulte o seu histórico. Cada RH vive uma realidade completamente diferente em termos de quantidade de pessoas na área, porte da empresa, maturidade e posicionamento estratégico. Assim, a construção de uma planilha de orçamento de Recursos Humanos também pode ser muito variada. Mas com essas etapas básicas e cuidados, qualquer setor é capaz de elaborar um orçamento de qualidade.
Saia na frente e conheça o Calendário do RH 2024. Confira as principais datas para organizar as campanhas de endomarketing!