Planejamento para a área de Recursos Humanos

Tempo de leitura: 3 minutos

As empresas sempre se voltam mais para o planejamento estratégico criado para as áreas de marketing, de produção, de vendas, de atendimento ao cliente e outras que considera importantes para o desenvolvimento da organização.

Poucas, no entanto, procuram fazer o planejamento para a área de Recursos Humanos, e isso, de uma maneira geral, fica em segundo plano por considerar que as outras áreas, com seu planejamento, poderão suprir a falta de um planejamento estratégico voltado única e exclusivamente para as pessoas.

Não se pode obter êxito completo num planejamento, se as pessoas encarregadas de executar esse planejamento não estão diretamente envolvidas. Esse, na verdade, pode ser um motivo pelo qual grande parte dos planejamentos estratégicos não chegam aos resultados esperados.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O planejamento da área de Recursos Humanos deve estar ligado diretamente ao modelo empresarial, tratando-se de uma exigência para as organizações. Atualmente, não podemos ver o sucesso de uma empresa que não tenha um bom modelo de gestão de pessoas, utilizando ainda métodos arcaicos e antiquados.

O envolvimento das pessoas é quem vai propiciar o equilíbrio entre as diversas áreas da empresa, envolvendo ainda os fornecedores, os clientes e as empresas que, de uma maneira ou de outra, estejam colaborando com o objetivo principal, incluindo pessoal de logística, imprescindíveis para o desempenho das atividades.

Ao realizar um planejamento da área de Recursos Humanos, a empresa se volta exatamente para o que tem de mais importante em sua estrutura: o capital humano, que cria a integração com o negócio empresarial e propicia a realização de projetos e alcance de metas. Não se trata, aqui, apenas da visão de um setor ou dos mais importantes para a organização, mas sim do global da organização.

A empresa precisa entender e assimilar que as pessoas é que são responsáveis pelo sucesso de qualquer empreendimento.

Como fazer um planejamento para os Recursos Humanos

O planejamento de Recursos Humanos envolve um processo gerencial que possa identificar e analisar as necessidades da organização com relação aos seus recursos pessoais, criando, assim, políticas e programas voltados para as pessoas, assegurando a realização das estratégias aplicadas, dos objetivos a serem alcançados pela empresa e da sua continuidade no mercado, adaptando-se às constantes alterações necessárias.

Nesse planejamento deve-se envolver todas as áreas da empresa, criando a interação entre o planejamento estratégico e o planejamento das pessoas envolvidas, propiciando condições de alcançar os objetivos com mais facilidade.

Qualquer colaborador é importante para a organização, e é a organização quem deve propiciar condições para o desenvolvimento de todos os colaboradores, tornando-os mais aptos e mais responsáveis pelos processos administrativos, estabelecendo condições para que possam tomar as decisões mais corretas e mais voltadas para as políticas da empresa.

O colaborador que trabalha com mais motivação terá, ao longo do tempo, mais possibilidade de desenvolvimento, sentindo-se recompensado com o trabalho que realiza e disponibilizando maior atenção às necessidades empresariais.

Em condições adequadas, o gerente deixa de ser o comandante, tornando-se um elemento participativo, orientando e passando a responsabilidade para as decisões do colaborador. Torna-se, assim, um ambiente em que existe maior integração entre os colaboradores e as equipes de trabalho, com a certeza de que os processos aplicados possuem um inicio, meio e fim completamente integrados, onde a responsabilidade permeia o processo produtivo e onde a empresa consegue reduzir custos, aumentar a produtividade e realizar seus objetivos com muito mais empenho e facilidade.

E na sua empresa, você faz planejamento de RH? Compartilhe conosco suas impressões e comentários!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of