Entenda o que é Planejamento de RH e como fazer o da sua empresa

mulher falando ao telefone e anotando alguma coisa em frente ao computador, representando uma pessoa multitarefa
SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

As empresas geralmente se voltam mais para o planejamento estratégico das áreas de marketing, produção, vendas, atendimento ao cliente etc. O planejamento para área do RH, porém, é também é fundamental para garantir o crescimento. Todo negócio começa pelo contato com o futuro colaborador e é a partir da experiência do profissional dentro da empresa que poderá atingir a alta performance. Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a entender mais sobre a importância do planejamento de RH e como fazer!

O que é planejamento de RH e qual a sua importância?

O planejamento da área de Recursos Humanos está diretamente ligado ao modelo empresarial, tratando-se de uma exigência para as organizações. Trata-se de uma ferramenta para identificar as demandas do setor e, a partir, disso, desenvolver ações para atendê-las. Esse planejamento é importante porque atualmente, não podemos ver o sucesso de uma empresa que não tenha um bom modelo de gestão de pessoas, utilizando ainda métodos arcaicos e antiquados. O envolvimento das pessoas vai propiciar o equilíbrio entre as diversas áreas da empresa. Envolvendo os fornecedores, os clientes e as empresas que estejam colaborando com o objetivo principal é imprescindível para o sucesso do planejamento. Ao realizar um planejamento da área de Recursos Humanos, a empresa se volta exatamente para o que tem de mais importante em sua estrutura: o capital humano. A empresa precisa entender e assimilar que as pessoas são responsáveis pelo sucesso de qualquer empreendimento. O líder, porém, deve ser quem puxa esse planejamento — sempre correlacionado com a intenção global da empresa.

Como fazer um planejamento de RH

Esse planejamento deve envolver todas as áreas da empresa, criando a interação entre o estratégico e os profissionais de toda a organização, propiciando condições de alcançar os objetivos com mais facilidade. Qualquer colaborador é importante para a organização e é ela quem deve propiciar condições para o desenvolvimento técnico e do perfil comportamental de todos, tornando-os mais aptos e responsáveis pelos processos administrativos, estabelecendo condições para que possam tomar as decisões mais corretas. Veja a seguir o passo a passo para desenhar seu planejamento de RH! Banner_Gestao_Empresarial_de_Sucesso

Faça um diagnóstico do momento da empresa

O primeiro passo é conhecer o cenário atual da organização, buscando identificar como está o clima organizacional, problemas e possíveis soluções. É importante que o RH esteja por dentro dos desafios e gargalos dos times, da performance e de como está o cumprimento das metas. Assim, será possível definir iniciativas que garantam o equilíbrio necessário para um desempenho corporativo excepcional.

Considere diferentes cenários

Um planejamento realmente eficiente considera alguns cenários — no curto, médio e longo prazos. O mais adequado é considerar uma proposta otimista, uma realista e outra pessimista. Para cada uma delas, é preciso elaborar planos paralelos, que incluam medidas de contingência, cronogramas e orçamentos pontuais. Desse modo, é possível estar preparado para diferentes conjunturas e, assim, garantir mais flexibilidade e capacidade de adaptação.

Verifique tendências

As tendências de mercado também devem ser verificadas e incluídas no planejamento sempre que gerarem benefícios reais para a empresa. Nesse quesito estão questões relativas aos hábitos de consumo dos clientes, ao comportamento das novas gerações, ao surgimento de concorrentes, aos modelos de gestão inovadores e aos impactos da crise econômica, por exemplo.

Defina metas realistas

As metas (individuais ou coletivas) precisam ser desafiadoras, mas realistas. Caso contrário, podem produzir efeitos negativos, desmotivando os colaboradores. Mais uma vez, o líder deve estar presente, para orientar e apoiar a equipe, garantindo que todos possam realizar suas tarefas com excelência.

Estabeleça uma programação

Para atingir as metas, é essencial contar com uma programação detalhada, envolvendo tarefas a serem cumpridas, responsabilidades e prazos. E para tanto, é preciso que haja disciplina e organização — por parte do líder e, também, dos colaboradores.

Crie indicadores de desempenho

Outro ponto importante é a criação de indicadores de desempenho, que devem facilitar o monitoramento dos resultados. Vale lembrar que esses indicadores precisam estar intimamente relacionados às metas distribuídas para a equipe, de modo a simplificar a gestão, além de permitir a identificação de atrasos e gargalos.

Conquiste o comprometimento dos profissionais

Uma etapa indispensável nesse processo é a conquista do comprometimento dos times. Nesse caso, a recomendação é utilizar a metodologia OKR (Objectives and Key Results), por meio da qual as metas são definidas conjuntamente, entre gestores e colaboradores. Porém, o próprio colaborador deve traçar ao menos 60% dos objetivos a serem alcançados. Desse modo, é mais fácil fortalecer o senso de pertencimento e conseguir o engajamento das equipes. Mas é importante frisar que os profissionais precisam conhecer as estratégias corporativas para, então, estabelecer metas que possam contribuir significativamente para os resultados da empresa.

Acompanhe os resultados

Por meio dos indicadores, o líder deve acompanhar a evolução dos projetos e identificar problemas. Esse monitoramento precisa ser contínuo, sendo que as percepções coletadas servem para retroalimentar o planejamento, e também para fundamentar os feedbacks aos colaboradores. Assim, fica evidente a importância de gerenciar o planejamento de RH e garantir os ganhos esperados por meio do crescimento ordenado da operação, da otimização dos processos, da redução das despesas e, claro, da potencialização do capital humano. Agora que você entendeu sobre o plano de ação especificamente para o RH, aproveite e saiba também como o setor de Recursos Humanos impacta o planejamento estratégico da empresa!
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima