Planejamento estratégico na pandemia: como organizar o retorno pós-COVID

Tempo de leitura: 9 minutos

O ano de 2020 surpreendeu a todos. Sendo assim, os planos feitos no final do ano passado precisam ser revisados. Afinal, é necessário ter um planejamento estratégico na pandemia. Isso porque, muitas empresas já estão retornando as suas atividades presenciais. Porém, nada é mais como antes.

O cenário econômico mudou. O momento é de tensão em todos os setores, logo, os empreendedores precisam traçar metas e objetivos para conseguir superar essa fase da melhor forma. Além disso, esse é um período para deixar de lado as tradições, uma vez que é necessário se adaptar ao mercado digital.

Então, vamos falar um pouco sobre planejamento estratégico na pandemia? Continue acompanhando e saiba como organizar o retorno da sua empresa nesse momento tão delicado. Boa leitura!

O planejamento estratégico de 2020 foi todo perdido?

O planejamento estratégico é algo necessário em qualquer empresa. Trata-se de uma incessante busca por melhorias que devem ser desenvolvidas dentro de um ambiente corporativo. Por isso, diversos indicadores do setor de Recursos Humanos são usados para que esse ele seja eficiente.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Diante de todo o cenário que o país enfrenta, o planejamento estratégico na pandemia se tornou algo essencial para a sobrevivência de uma empresa — independente do seu porte, é necessário ter um plano de ação. Logicamente, a programação que você fez para 2020 não foi todo perdida. Mas, com certeza, mais da metade dela sim. Afinal, já estamos no meio do ano e muita coisa mudou.

Isso porque o cenário corporativo de muitas organizações precisou ser transferido. Deixou o local empresarial para ocupar a sala ou escritório de muitas casas. As reuniões não são presenciais, e sim online. Os eventos e viagens precisaram ser suspensos por tempo indeterminado. Portanto, muita coisa mudou!

Nesse contexto, o que pode e deve ser mantido são as suas estratégias para o mundo digital. Para tanto, elas têm que ser alinhadas com o momento e colocadas em prática. O ambiente virtual ganhou mais destaque e, depois do coronavírus, muitas coisas serão resolvidas por meio dele.

Qual a necessidade de rever o planejamento estratégico?

O cenário inesperado que todos enfrentam precisa de mudanças de planos. Afinal, houve um “desvio de direção” e não se sabe até quando isso vai durar. A única certeza que temos é que existe um novo normal. Logo, como diz o Lulu Santos: “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”.

Sendo assim, é preciso rever o planejamento estratégico na pandemia para que a sua empresa sobreviva e saia dessa fase com os melhores resultados possíveis! Porém, ressaltamos que esse plano deve ser revisado sempre, independentemente de crise!

Nesse momento, a revisão do planejamento é fundamental para assegurar que ele esteja coerente com o cenário atual. Assim, é preciso alinhar os colaboradores e gestores para que todos tenham o mesmo objetivo e remem na mesma direção.

Quais os pontos necessários para repensar?

Como dito, o cenário atual tem contribuído bastante para que as empresas revejam os seus planejamentos estratégicos. Talvez, esse seja o momento de você investir em uma nova pesquisa de mercado para conferir dados e estatísticas. Veja alguns focos necessários para rever na pandemia:

  • redefinição de metas e prazos;
  • objetivo de cada meta;
  • custos operacionais;
  • receitas para investimentos;
  • marketing.

Em quais aspectos a minha empresa precisa se adequar?

Há um novo normal em nossa rotina. Afinal, acordar cedo e ir para o escritório ficou para trás, pois o home office está mais presente do que nunca na vida dos profissionais. E será que esse regime de trabalho vai acabar? Quem sabe…

No entanto, devido à COVID-19, muitas empresas precisaram fazer várias adequações. E ainda necessitarão de mais! Isso porque o momento é de total mudança. Confira agora os principais pontos que a sua empresa deve ajustar.

Transformação digital

O uso da tecnologia passou a ser essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Ainda, ela será a sua melhor aliada para cuidar da saúde e segurança dos seus colaboradores. Além de ajudar o seu negócio a se manter de pé.

Muitos pensavam que essa transformação digital seria gradativa. Aliás, ela já ocorre há alguns bons anos. No entanto, 2020 mostrou que as empresas que não se adaptarem a essas mudanças poderão não permanecer ativas.

Revisão de receita

A saúde financeira é algo que precisa ser cuidado de perto. Afinal, sem recursos é difícil uma empresa sobreviver. Logo, é necessário rever todos os contratos que a organização tem. Nessas horas, saber negociar será de suma importância!

Além disso, ninguém quer perder vendas, contratos, parceiros e fornecedores. Mas o momento é de enxugar o que é possível para que as despesas não sobressaiam aos lucros. Infelizmente, o desligamento de alguns colaboradores pode ser algo importante a ser feito. Os gastos com a folha são altos, logo, é necessário ver quem realmente deve ser dispensado.

Investimento em tecnologia

Como já dissemos, a tecnologia será fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa no pós-COVID. Portanto, é importante investir em recursos mais modernos para o seu negócio. Mas não saia aplicando o dinheiro sem entender sobre as ferramentas. Existem equipamentos necessários e outros não. Há funções que a sua organização precisará e outras não. Portanto, invista de acordo com suas necessidades.

Ainda, procure a melhoria da sua empresa para aumentar a produtividade, otimizar o tempo dos colaboradores e gerar uma capacidade maior de obter as informações corretas. Afinal, quando os dados estão concentrados em um software somente, por exemplo, fica mais fácil encontrar e, consequentemente, ter uma tomada de decisão mais efetivo.

Eficiência organizacional

Manter a eficiência organizacional em uma empresa é importante em qualquer período. Mas durante uma crise é fundamental! Isso porque ela só sobreviverá se tiver uma boa base e estrutura. Portanto, para isso, é preciso que a sua organização:

  • tenha uma equipe de frente para tomada de decisões de emergência;
  • saiba avaliar os riscos;
  • estabeleça mecanismos positivos de comunicação para informar os colaboradores com clareza;
  • dê o suporte necessário à equipe para que ela tenha um bem-estar físico e emocional;
  • tenha uma comunicação clara e objetiva;
  • ajuste os orçamentos, caso necessário;
  • melhore a gestão de risco.

Como o RH pode ajudar no planejamento estratégico na pandemia?

Em momentos de crise, como a que ocorre durante a pandemia da COVID-19, é preciso que o RH se posicione como um setor estratégico. Afinal, o departamento precisa contribuir para que a empresa supere o momento de forma tranquila e com colaboradores seguros.

As ações preventivas e estratégicas do RH são de grande importância para uma empresa, tanto para evitar a proliferação do vírus quanto para manter a produtividade dentro das empresas. Algumas atitudes, como liberação de home office, fazer reuniões online e cancelar as viagens corporativas são estratégias que devem ser adotadas nesse momento.

Além disso, é essencial que a equipe de RH compartilhe informações de segurança para os colaboradores, além de reforçar que o uso das máscaras e higienização é fundamental.

O planejamento estratégico do RH

Para a gestão de RH, o planejamento durante a pandemia precisará ser um pouco diferente. Isso porque o setor deve colocar a saúde e segurança de todos da equipe em primeiro lugar. Portanto, as ações que tem que ser tomada para garantir a proteção dos colaboradores, gestores e todos os envolvidos na empresa diante de algo que não podemos ver, mas sabemos que existe.

Dentro do planejamento estratégico na pandemia deve haver ações como:

  • liberar o home office pelo tempo que for preciso e garantir que todos os colaboradores terão o suporte para realizar as suas demandas;
  • compartilhar com eficiência ações de segurança para todos os colaboradores. Mesmo que eles estejam em casa, é importante tomar algumas atitudes preventivas;
  • promover uma comunicação clara e eficiente;
  • evitar o abuso de trabalho;
  • contar com a tecnologia como aliada.

Qual a preparação necessária para o pós-COVID?

As crises revelam os pontos fracos e fortes de uma empresa — algumas estão preparadas para elas, outras não. No início da pandemia, muitos se assustaram. E agora que a rotina está sendo retomada, surgem algumas dúvidas. Afinal, como se preparar para o cenário do mercado no pós-COVID? Veja algumas sugestões:

  • reforce a presença digital da sua marca;
  • motive os seus colaboradores;
  • reafirme a sua missão, visão e valores;
  • tenha a tecnologia como parceira da sua empresa;
  • prepare-se para um novo modelo de trabalho, o home office.

Como fica o planejamento estratégico para 2021?

Diante de um cenário ainda incerto, o planejamento estratégico para 2021 deve ser feito com bastante cautela. No entanto, nada de antecipar as coisas e fazê-lo agora. Isso porque, como dissemos, não há nada garantido para o futuro.

No momento, o ideal é analisar o mercado, manter-se informado sobre como está o seu nicho de atuação. Além disso, pesquise sobre as possíveis tendências para o próximo ano. Dessa forma, você estará se preparando para montar um eficiente planejamento para 2021.

Como vimos, o planejamento estratégico na pandemia é algo que precisa ser feito, uma vez que ele garantirá que a sua empresa sobreviva a essa turbulência e encontrará a direção certa a ser tomada.

Preparamos um material para você aprender sobre o novo normal. Ele vai ajudá-lo a fazer esse planejamento de forma acertado. Vem com a gente!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucimara
Lucimara
3 meses atrás

Otima máteria