O papel do RH no planejamento estratégico de uma empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Apesar do desenvolvimento do setor de Recursos Humanos e do mercado em geral, muitas pessoas ainda não sabem da importância do RH participar do planejamento estratégico de uma empresa. Grande parte dos gestores ainda acredita na antiga ideia de que esse departamento é limitado a questões burocráticas e que, por isso, não deve atuar ativamente nas questões relacionadas à estratégia do negócio.

Como você pode já saber, não faz muito tempo que os profissionais de Recursos Humanos vêm conquistando um posicionamento diferente dentro das organizações. Aos poucos, esse setor desenvolve conhecimentos importantes relacionados à gestão comportamental, se mostrando cada vez mais essencial para os diferentes aspectos das empresas.

O papel que o RH desenvolve para o planejamento estratégico de uma empresa não é óbvio. Então, como profissional dessa área, é fundamental que você reconheça de que maneira o seu setor pode contribuir para isso. Isso também te ajudará a torná-lo mais valorizado e a trazer resultados efetivos para a empresa!

Mas não se preocupe! No artigo de hoje vamos falar sobre o papel do setor de Recursos Humanos no planejamento estratégico de uma empresa e como esse departamento pode beneficiar um negócio através de uma atuação voltada a resultados!

Entendendo o alinhamento entre o RH e o planejamento estratégico de uma empresa

O papel do seu departamento de RH na estratégia geral da empresa começa no momento em que você e a sua equipe estão alinhados à gestão da organização. A partir disso, você pode trabalhar em conjunto com os diretores e demais lideranças em diversas atividades importantes para o desenvolvimento do negócio. Vamos falar sobre algumas delas agora!

Comunicação interna

A comunicação interna de uma empresa é um dos fatores que permite o desenvolvimento tranquilo dos processos e evita atrasos ou interrupções desnecessárias geradas pela falta de diálogo.

A gestão precisa manter os colaboradores por dentro do que acontece na empresa, estimular que os objetivos sejam alcançados, divulgar mudanças estratégicas e repassar qualquer outra informação que seja relevante. Por outro lado, os colaboradores também precisam de um canal de comunicação com a gestão.

Nesse sentido, o seu RH é um importante canal de comunicação entre colaboradores e gestão. Além de ser o contato mais próximo da empresa com o colaborador, ele é a maior fonte de dados sobre esses profissionais. Esse departamento mantém a gestão atualizada sobre a situação dos colaboradores e também oferece as informações necessárias para a criação de planos de desenvolvimento.

Planejamento orçamentário

Todo planejamento estratégico de uma empresa envolve questões relacionadas ao orçamento e o RH pode contribuir com essa questão!  O que acontece é que, por mais que não seja completamente evidente, os colaboradores são o capital de maior valor de uma empresa. Consequentemente, eles são responsáveis por uma grande parte dos gastos internos.

Cada vez que um colaborador é demitido ou contratado, que um novo investimento é feito em treinamento ou que alguém sai de férias, por exemplo, existe uma série de gastos que devem ser contabilizados. Assim, sendo o departamento que possui o contato mais direto com essas questões, o RH se torna responsável por repassar esse tipo de informação de forma numérica à gestão.

O compartilhamento desse tipo de informação contribui para as previsões de gastos da empresa e, por isso, é essencial para o desenvolvimento de um bom planejamento estratégico.

Treinamento de colaboradores

Reconhecer os pontos fortes e fracos dos colaboradores também é algo que faz parte do planejamento estratégico. Isso possibilita a organização da gestão para a implantação de possíveis métodos de desenvolvimento de colaboradores.

Apesar das lideranças normalmente serem capazes de perceber o que deve ser desenvolvido nos colaboradores de suas equipes, muitas vezes elas não sabem a melhor maneira de fazer isso.

Assim, contando com profissionais capacitadas, o seu departamento de RH deve participar desse planejamento. Você pode ajudar com as técnicas de desenvolvimento e a orientação das lideranças.

Recrutamento e retenção de talentos

O segredo de grande parte do sucesso dos negócios é a captação e retenção de talentos na empresa. Apesar de parecer simples, essa é uma atividade bastante complicada pois a oferta de profissionais talentos no mercado diminui cada vez mais, enquanto a demanda cresce continuamente.

Como responsável pelo recrutamento e seleção dos candidatos ideais, o seu departamento de RH precisa saber onde e como encontrá-los. Mas não só isso! Você e a sua equipe também precisam ser capazes de enxergar e antecipar as demandas da sua empresa em relação aos novos profissionais.

Além de tudo isso, o departamento de Recursos Humanos ainda contribui para o planejamento estratégico de uma empresa ao pensar nas melhores maneiras de se reter talentos, fortalecendo a cultura organizacional e o employer branding.

Agora que você já sabe de que maneira o RH pode contribuir para o planejamento estratégico de uma empresa, que tal aprender a colocar a mão na massa? Leia o nosso ebook Planejamento Estratégico: como alavancar meu RH e não perca tempo!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of