6 dicas para você fazer um bom planejamento de RH!

Tempo de leitura: 4 minutos

Como profissional de Recursos Humanos, você com certeza já notou que essa área tem se transformado – e muito! – ao longo do tempo. A gestão de pessoas está se tornando cada vez mais estratégica nas empresas e uma parte fundamental para o sucesso das organizações.

Esse processo acontece de forma mais tranquila e eficiente quando se tem um bom planejamento de RH. Por isso, no artigo de hoje você vai ficar sabendo como desenvolvê-lo em seu departamento – continue a leitura e fique por dentro de como ter um setor mais organizado e focado em resultados!

Qual a importância do planejamento de RH?

O planejamento no setor de RH é muito importante não só para o próprio departamento, mas para a empresa como um todo! Sem ele as atividades e ações são desenvolvidas de forma solta, sem uma estratégia realmente definida. Isso pode fazer com que você perca tempo e talvez até dinheiro em aspectos que não eram necessários, o que com certeza não vai gerar resultados positivos para o seu trabalho.

Com um bom planejamento você vai conseguir organizar o setor, definir o que realmente precisa ser feito, ficar alinhado com os objetivos da empresa, gerar resultados e conseguir com que o departamento seja mais valorizado dentro da organização.

Como fazer um bom planejamento?

Agora que você já sabe a importância de elaborar um planejamento de RH, chegou a hora de montá-lo. Confira as dicas que preparamos para você!

1 – Conheça o seu setor

Para conseguir ter um bom planejamento, você precisa antes de tudo conhecer a fundo o seu RH! Muitas vezes, na correria do dia a dia nós não nos atentamos aos detalhes. Então, separe um tempo para listar quais são as suas necessidades, o que precisa ser mudado e melhorado.

Esse é o primeiro passo para você conseguir se organizar, conhecer as limitações do setor e criar um planejamento que esteja adequado ao seu cenário atual.

2 – Saiba os objetivos da empresa

Estar alinhado aos propósitos da organização, saber o que ela espera de cada setor e onde ela quer chegar é fundamental para que você desenvolva um bom planejamento de RH. Afinal, os objetivos da organização são a base para direcionar as suas ações de gestão de pessoas!

3 – Converse com os líderes

Uma outra dica muito importante para que o seu planejamento esteja adequado à empresa e gere resultados realmente satisfatórios é fazer reuniões com as lideranças de outros setores.

Conhecendo a fundo cada departamento da organização e as equipes que compõem esses setores, o seu planejamento com certeza será mais assertivo. Isso porque você vai desenvolver as ações de RH com base nas características e necessidades de cada setor. Assim, a probabilidade das ações planejadas gerarem resultados é muito maior!

4 – Converse com os colaboradores

Além de conversar com os gestores, é importante que você tenha contato com os demais colaboradores da sua empresa. Afinal, eles compõem a grande parte da organização e também são ativos no dia a dia de trabalho, conhecem os processos, as falhas e o que precisa ser melhorado.

5 – Crie metas

É importante que você saiba o porquê desse planejamento ser feito, onde você quer chegar com ele, o que você quer alcançar com o setor. Por isso, criar metas é um ponto fundamental a partir do momento que você define o seu planejamento RH!

A partir delas, você vai se dedicar a realmente cumprir o que foi proposto em seu planejamento. Mas é importante lembrar que você precisa criar metas reais! Gerar objetivos que você sabe que o setor não é capaz de cumprir pode gerar frustrações no futuro.

6 – Se informe

Estar atualizado e saber o que tem de novo no mercado na área de Recursos Humanos também é uma ótima dica para você elaborar um bom planejamento. Por isso, leia blogs, assista vídeos, converse com outros profissionais!

Você vai conseguir ter ideias de novas práticas para implantar, saber o que outras empresas estão fazendo e que está dando certo. Inovar com certeza te ajuda elaborar um planejamento mais eficiente!

Como colocar o planejamento em prática?

Depois do planejamento de RH ser elaborado, está na hora de colocá-lo em prática! A principal dica que temos para isso é: crie um cronograma de implantação. Faça um calendário e organize quando cada etapa do plano vai ser colocada em prática. Isso ajuda tanto você no dia a dia do setor, como o resto da empresa a ficar alinhado com as ações do Recursos Humanos.

Outra dica importante é: acompanhar cada etapa do processo, continue mantendo um contato com os líderes e colaboradores. Isso te ajuda a saber o que está funcionando ou não no planejamento e a ir alterando os pontos necessários.

Agora que você já sabe as nossas dicas para elaborar um bom planejamento de RH, está na hora de adotar as ferramentas certas para alcançar o sucesso. Por isso, separamos um ebook que fala sobre como aumentar os seus resultados identificando o perfil dos colaboradores – é só clicar aqui para baixá-lo gratuitamente!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Fernanda Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fernanda
Visitante
Fernanda

Obrigada pelo artigo! Bom planejamento ajuda cada um de nos atingir os objetivos e estabelecer prioridades. Pessoalmente gosto de seguir as ferramentas digitais. Hoje em dia temos variedade de escolha, embora escolhi o Kanban (kanbantool.com) para minha vida profissional. Adoro trabalhar com um “checklist” – Kanban é bom para isso!