Entenda como gerenciar planejadores sob pressão

Tempo de leitura: 3 minutos

Momentos de instabilidades pode afetar qualquer pessoa. Independente do porte ou da estrutura de uma empresa, quando chega uma crise, tudo se transforma. É possível vermos gestores e colaboradores sentirem o impacto das quedas e dos números baixos. O conhecimento de perfil comportamental ajuda a compreender como agem planejadores sob pressão.

Esse entendimento é fundamental para quem busca uma gestão de crise aprimorada. As pessoas serão responsáveis pelo reposicionamento e retomada da empresa. Entender como cada uma tende a se comportar diante desse cenário é conseguir elaborar planos e estratégias para manter produtividade e engajamento.

Se você quer entender mais sobre como planejadores tendem a se comportar e agir em momentos de crise, continue a leitura! 

A análise do comportamento na gestão de crise

O comportamento é um fator crucial para a permanência do colaborador na empresa. Em momentos de crise, a máxima “contrata-se pelo currículo, mas demite-se pelo comportamento” pode se intensificar.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por meio do Profiler torna-se possível conhecer as competências emocionais dos colaboradores. Esse mapeamento é essencial para conseguir traçar planos de ação para a gestão de pessoas. Os treinamentos tornam mais efetivos, assim como as potenciais recolocações internas.

A empresa consegue formar times de alta performance, garantindo as entregas e a produtividade. Cada profissional tem uma tendência de comportamento específica e saber como eles podem reagir diante de uma crise ajuda a amenizar os prejuízos.

Existem diferentes origens para uma crise. Dentre as razões externas, estão situações econômicas e sociais — como foi o caso do novo coronavírus. Mesmo quando há uma preparação para gerir momentos de crise, há situações que são imprevistas e traz nervosismo e insegurança para os colaboradores.

O comportamento dos planejadores sob pressão

Em momentos de crise, pessoas com perfil planejador predominante tendem a ficar receosas. A crise tira a linearidade das coisas — que é o principal valor desse perfil. Cria-se um cenário desconfortável para esses profissionais, que não conseguem demonstrá-lo com tanta facilidade.

Por terem uma visão mais sistêmica e compreender o impacto do seu trabalho na totalidade do projeto, é comum que o planejadores silenciem os seus desconfortos. A intenção é tornar o ambiente mais tolerável para todos os companheiros e evitar aumentar o clima negativo.

Planejadores estarão preocupados com o grupo: vão querer saber se as pessoas estão bem, se estão precisando de alguma coisa. Em muitos casos, podem se sacrificar em prol das outras pessoas, tanto em entrega das demandas como em outros aspectos.

A gestão de pessoas e o planejador no momento de crise

Para gerenciar planejadores em momentos de crise é fundamental que a gestão procure sempre ficar próximo. A ideia é ajudar a estabelecer algum tipo de linearidade nesse cenário — de uma forma ou de outra. 

Um dica é fazer um checklist diário com coisas que precisam ser feitas. O planejador precisa saber que tem alguma coisa segura para ele, pois se ficar totalmente desconfortável, tenderá a ficar desmotivado.

Junto aos analistas, planejadores são ótimos para pensar em estratégias e criar planos para conseguir sair de situações desafiadores. Tê-los próximo ajuda a gestão a conseguir elaborar processos e ações bem estabelecidas para superar a crise. 

Nessas situações, o planejador muitas vezes pensa no impacto para o grupo. Os gestores precisam usar isso a favor: a capacidade desse perfil em ser agregador, unindo toda a equipe.

Os planejadores sob pressão podem ficar desmotivados se não entender o impacto e a necessidade de seu trabalho. É preciso garanti-los o mínimo de estabilidade e rotina, mesmo em home office

Se você quer transformar a gestão de pessoas da sua empresa — em momentos de crise ou não —, aproveite sua visita e fale com nossos especialistas!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of