Pitch Decks que conquistam investidores: melhores práticas, dicas e exemplos

Tempo de leitura: 6 minutos

Apresentar uma marca, empresa ou projeto a quem você quer convencer a investir recursos para colocar suas ideias em prática é uma tarefa desafiadora. Você quer contar muito a respeito, dar muitas informações, histórias e argumentos, mas parece que simplesmente não há tempo para tudo. Nesses momentos, ter o melhor pitch deck possível é fundamental para uma comunicação eficaz.

Um pitch deck é uma apresentação para atrair capital de investidores para um negócio, e deve ser abrangente o bastante para apresentar a sua empresa, sua história, modelo, desenvolvimento, bem como detalhes do projeto específico para o qual você quer captar recursos e uma conclusão convincente. 

Bastante coisa para uma apresentação, não? Se você quer saber como comunicar muito mais em menos tempo, atrair a atenção do seu público e passar informações de forma fácil de entender e de lembrar, veja as dicas abaixo.

Conte a sua história em uma linha do tempo

Usar recursos visuais para sintetizar muitas informações é a melhor forma de atrair a atenção e facilitar o entendimento do seu público. Se você quer contar a história da sua empresa, marcos e a evolução do negócio, os infográficos de linha de tempo, ou cronogramas são a melhor opção.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Eles ajudam a contar uma história de maneira cativante, o que causa uma impressão muito melhor do que apenas apresentar números em um slide. Veja como um cronograma se encaixa perfeitamente em um pitch deck:

image7.png

Neste exemplo, basta apenas adicionar as legendas para explicar o que cada ícone representa e você tem uma rápida visualização das principais etapas finalizadas a cada ano. 

Ou você pode usar o cronograma para mostrar a evolução ou os marcos mais recentes e projetar metas para o futuro, como foi feito neste infográfico de linha do tempo:

image1.jpg

Use infográficos para apresentar a sua equipe

Usar recursos visuais para apresentar os principais responsáveis pelo projeto ajuda a conhecer melhor a sua história e em quem os investidores devem confiar os seus recursos. O ideal é fazer isso em um slide apenas, usando fotos da sua equipe e fazer uma rápida apresentação e destacar as pessoas mais importantes, como no exemplo abaixo:image6.jpg

Mostre os seus diferenciais com infográficos de comparação

Na hora de apresentar finalmente o seu projeto, é preciso mostrar por que ele é melhor que os concorrentes, quais os diferenciais e o segmento de mercado que você pretende ocupar. Para ajudar o seu público a entender isso facilmente, escolher os recursos visuais corretos pode causar um grande impacto.

Por exemplo, esse infográfico de comparação abaixo, onde são apresentadas as vantagens que uma empresa de alimentos orgânicos têm sobre os produtores que usam métodos mais convencionais, além de apresentar as diferenças entre os processos de maneira atrativa e simples:

image3.jpg

Vale a pena apostar nesse tipo de recurso para causar um impacto rápido no público e tornar o seu pitch deck mais memorável, porque a retenção das informações é maior através da comunicação visual, pois o uso de cores e ícones ajuda a enfatizar o contraste entre as duas propostas.

Gráficos para apresentar estatísticas de mercado

Os gráficos são excelentes formas de apresentar estatísticas de diversos segmentos do mercado e a parcela que a sua empresa ocupa no seu nicho específico, com a vantagem de poder fazer isso em um único ou alguns poucos slides. Você pode usá-los para mostrar o tamanho mercado onde você está inserido ou o seu crescimento em determinado período, como foi feito neste gráfico:

image4.jpg

Infográficos estatísticos

Estatísticas costumam ser um bom suporte para argumentações e apresentações. Elas dão respaldo respeitável e mostram que você tem informações sobre o tema abordado. Se você apresentá-las de forma atraente, as pessoas vão prestar mais atenção e valorizar mais o seu material.

Um infográfico estatístico é uma das melhores opções para apresentar vários dados de maneira eficaz, clara e memorável, como este infográfico sobre estatísticas de marketing de conteúdo visual abaixo:

image2.jpg

Crie personas visuais

Ajudar o seu público a entender como os clientes usam seu produto ou quem seria o cliente ideal é parte fundamental para gerar confiança no seu projeto. Para mostrar quem é o seu cliente perfeito, como ele pensa, sua formação, renda, gostos e outras informações que ajudam a direcionar os seus esforços de marketing, é preciso criar uma persona, um personagem semi-fictício que representa o comprador do seu produto ou serviço.

Visualizar esses traços vai fazer o seu investidor ter mais embasamento para decidir a favor do seu negócio. E uma ótima forma de fazer isso durante uma apresentação é usar recursos visuais para representar a sua persona. 

Faça uma apresentação visual de suas personas

As personas devem parecer o mais palpável possível para o seu público, e é fundamental fazer com que o ouvinte acredite nela e possa imaginá-la como real. Se as personas forem exageradamente idealizadas, elas tirarão o crédito do seu projeto.

Uma maneira de evitar isso é elaborando uma representação visual com um criador de persona. Você pode usar um infográfico que reúna uma foto, tabelas e índices para apontar níveis de cada aspecto de personalidade, como extrovertida x introvertida ou racional x intuitiva. Isso vai fazer com que ela não seja descrita como apenas racional ou introvertida e vai passar uma ideia verossímil do quanto ela também tem traços da característica oposta.  

É interessante mesclar esses dados com informações demográficas, hobbies e gostos pessoais, como no exemplo abaixo: 

image5.png

Dica final: escolha um tema consistente

Ao longo da sua apresentação, usando os variados recursos disponíveis, é preciso manter a identidade do seu pitch deck. O primeiro passo para isso é escolher um tema consistente que seja mantido durante todo o material, ou substituído por outro para gerar contraste, por exemplo. 

Comece por definir o tema da imagem de fundo da sua apresentação. Caso você opte por fazer isso usando uma cor para o fundo, a tarefa é bastante simples, bastando escolher de acordo com o tom do seu pitch deck, o perfil da sua empresa e levar em conta a legibilidade do material. Se a ideia for utilizar fotos para os seus planos de fundo, é fundamental ter o cuidado de escolher imagens que tenham uma paleta de cores semelhante, para dar unidade ao seu material na variedade de elementos que o compõem.

Este artigo foi escrito pela Venngage.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments