Pesquisa: os perfis comportamentais no Brasil

Tempo de leitura: 4 minutos

A questão do perfil comportamental dos brasileiros abrange muito mais do que apenas estereótipos que foram sendo criados com o tempo. A população brasileira possui sim, grandes diferenças quando comparada às demais. No entanto, essas diferenças, são extremamente naturais para nós brasileiros.

São características que estão inseridas no nosso dia-a-dia, na nossa cultura, na nossa forma de ser, mas que sempre despertam surpresa e indignação nos estrangeiros que não estão acostumados.

Se, antes de continuar a ler essa pesquisa, você quiser entender um pouco mais sobre essa individualidade do brasileiro, de forma que a sua percepção sobre os perfis na população fique mais clara, basta ler um artigo sobre isso da revista Super Interessante clicando aqui.

Ao longo de todos esses anos realizando milhares de testes comportamentais nas pessoas – exatos 299.985 testes – a Solides resolveu compilar todos os dados que já foram gerados e,  a partir deles, fazer uma pesquisa sobre os perfis dentro da população brasileira. Com esses dados coletados, pudemos gerar médias e entender melhor sobre as particularidades das pessoas do nosso país.

Antes de analisarmos os resultados que foram gerados através dos dados, vamos dar uma breve lembrada nos 4 perfis comportamentais que existem:

Comunicador

Os comunicadores são pessoas que tendem a ser naturalmente extrovertidas, ativas e carismáticas. Também por esse motivo, o poder de persuasão deles é elevado. Geralmente ficam entusiasmados com projetos e gostam de novidades.

Outra característica predominante nesse perfil, é a habilidade que ele possui com relacionamentos. Os comunicadores são pessoas mais fáceis de se relacionar, mais falantes e abertas.

Executor

O perfil executor possui uma personalidade dominante e é extremamente motivado com o que quer. É um perfil nada passivo, muito corajoso e competitivo. Essas características são bem evidentes em um executor.

Se o perfil não tiver um certo equilíbrio, ele pode chegar, em casos extremos, a ser autoritário e ditatorial.

Planejador

Estável, paciente, conservador, constante. Essas são características predominantes do perfil planejador. Os Planejadores normalmente são pessoas que tem um equilíbrio maior sem muitas reações extremas.

Além disso, por mais que esse perfil seja um pouco introspectivo, ele também é bastante voltado ao próximo, gostam de ajudar e, em situações de tensão ou grande pressão, tendem a ter mais autocontrole e compartilhar isso com a equipe.

Analista

O perfil analista é naturalmente introspectivo. Mais introspectivo do que o planejador. Os analistas são pessoas  que focam nos detalhes e possuem um senso crítico que está sempre presente.

As pessoas com esse perfil, geralmente são mais organizadas, meticulosas, conservadoras e apegadas à rotina e, por isso, não são grandes fãs de mudanças muito radicais

O perfil comportamental predominante no Brasil

Através dos dados coletados pela Solides, o perfil comportamental predominante dentro da população do Brasil, é o Comunicador. Dentro dessas quase 300 mil pessoas que realizaram o teste do Profiler, cerca de 32,5%, possuem esse perfil como predominante. Isso corresponde a, mais ou menos, 97.500 comunicadores existentes dentro de todas as pessoas que participaram da pesquisa.

A maioria dos brasileiros são comunicadores natos. As características desse perfil são realmente predominantes no nosso país. O mais interessante é que a extroversão, o poder de persuasão e o carisma agora são mais do apenas estereótipos. Podemos explicar cientificamente, através de uma evolução da metodologia DISC inserida dentro do Profiler, como características como estas estão relacionados com cada perfil comportamental dentro da sociedade.

grafico perfis brasil

Depois do comunicador, o perfil mais presente na população brasileira é o Executor. Cerca de 25,6% da população brasileira tem esse perfil como predominante. Logo depois vem o Planejador, com 21,5% e, por último, o Analista, com 20,4%.

É interessante termos esse tipo de noção pois a predominância de certos perfis dentro de cada sociedade varia. É muito provável que em países da Europa, por exemplo, onde a cultura, a sociedade e até mesmo a dinâmica das pessoas é completamente diferente, os perfis predominantes sejam diferentes. Entretanto, ter esse tipo de conhecimento pode, inclusive, complementar, um estudo de novos mercados.

Se quiser conhecer mais um pouco sobre perfis, dá uma olhada no nosso Infográfico Perfil Comportamental e fique por dentro! infografico_perfil comportamental

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
gessiane Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
gessiane
Visitante
gessiane

qual a data desse artigo?