O que fazer com os resultados da pesquisa de clima organizacional?

Tempo de leitura: 4 minutos

Nós já falamos sobre como fazer uma pesquisa de clima organizacional aqui no blog e quais são as suas vantagens para o dia a dia e o crescimento de uma empresa. Ela é importante para você identificar os pontos fortes e fracos do negócio e, assim, planejar ações para melhorar o ambiente de trabalho e o engajamento dos colaboradores.

Mas grande parte dos departamentos de RH tem dúvidas sobre o que fazer com os resultados encontrados na pesquisa. Como interpretar os dados? E quais ações tomar a partir disso? Muitas vezes as pesquisas são organizadas e aplicadas, mas nada é feito depois disso.

Uma coisa é certa: não vale a pena gastar tanto tempo e esforço com esse trabalho se não for para melhorar os resultados em sua empresa, certo? Então, se você também quer saber quais são os próximos passos depois de coletar os resultados da pesquisa de clima organizacional, encontrou o artigo certo!

Orientando ações a partir da pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima vai te ajudar a ter importantes descobertas sobre como anda a satisfação dos colaboradores. A partir da análise dos seus resultados, você pode trabalhar para melhorar questões como o clima interno da organização e o engajamento dos profissionais. Então, saiba agora quais são os passos após coletar os resultados da pesquisa!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

1. Análise

O primeiro passo para começar a pensar em ações a partir dos resultados da pesquisa de clima é analisá-los. Estruture as respostas e veja o que foi detectado com o questionário. Uma boa tática é organizar as respostas pelas palavra-chaves que mais aparecem ao longo da pesquisa e, para isso, existem sistemas gratuitos como o Wordle e o Tag Crowd que te ajudam nessa tarefa.

Assim, você consegue ter uma visão geral do que mais foi citado e, assim, poderá fazer uma análise mais estratégica dos resultados.

2. Organização

Depois de analisar os resultados e descobrir quais são os problemas que os colaboradores e a empresa estão enfrentando no dia a dia, você pode começar a organizar quais são as próximas ações.

Para isso, é importante que você classifique os problemas por ordem de prioridade. Pense em qual tem mais urgência para ser resolvido, além de considerar que as questões mais citadas devem ter preferência e provavelmente demandarão mais recursos e esforços. Críticas e elogios isolados, que não foram citados muitas vezes, podem ser deixados para resolver depois.

3. Planejamento

Agora sim é hora de começar a pensar no que será feito. Estabeleça as ações e veja o que será necessário para o desenvolvimento de cada uma, como tempo, recursos e mão-de-obra.

Nesse momento, contar com o mapeamento do perfil comportamental dos colaboradores é fundamental! Assim, você conseguirá planejar as ações com base no que é mais adequado para cada equipe. Pensando nas características comportamentais e competências predominantes, você pode desenvolver treinamentos adaptados para times mais comunicadores ou executores, por exemplo, dentre outras atividades.

É importante que você crie um cronograma das ações que serão desenvolvidas na empresa. Assim, tudo fica organizado e você consegue colocar as atividades em prática com mais facilidade!

4. Divulgação

Além dos pontos que citamos acima, divulgar os resultados da pesquisa é um passo muito  importante depois de aplicá-la. Você pode fazer isso por qualquer meio de comunicação da empresa: e-mail, cartazes, mensageria, blog interno. Marque também reuniões com os gestores e mostre o que tem sido apontado dentro de cada equipe.

Quando você publica os resultados da pesquisa e o que será feito a partir dela, faz com que o colaboradores vejam que ela é efetiva e que a empresa se importa com o que eles estão percebendo. Assim, os profissionais se sentem mais valorizados e engajados com o ambiente de trabalho.

5. Periodicidade

É muito importante que você aplique a pesquisa de clima organizacional com uma certa frequência. Isso ajudará a tornar o ambiente da empresa cada vez melhor e aumentar a qualidade de vida no trabalho para os colaboradores. Com o passar do tempo, você conseguirá comparar os resultados e ver o que está fazendo a diferença ou não para os profissionais!

Além disso, essa comparação também é uma ótima forma de você documentar o seu trabalho e mostrar as mudanças e resultados positivos que o setor de Recursos Humanos tem trazido para a empresa.

Esperamos que você tenha entendido o que fazer com os resultados da pesquisa de clima organizacional! E, já que você desenvolverá ações a partir deles, é importante que saiba fazer uma gestão com base no comportamento dos colaboradores.

Faça o download do e-book “Como aumentar resultados
identificando o perfil dos colaboradores“.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] outras. Se a empresa em que você trabalha possui um número alto de colaboradores, aplicar a pesquisa de clima organizacional é uma boa forma de conhecer melhor cada […]