12 perguntas sobre liderança para você tirar todas as suas dúvidas

Tempo de leitura: 8 minutos

Sem tempo para ler as perguntas sobre liderança? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Todo profissional de RH conhece a importância dos líderes organizacionais. Mas existem diversas perguntas sobre liderança feitas diariamente. Afinal, com um papel tão importante para a empresa, esses gestores precisam contar com ferramentas e orientações para lidar com os colaboradores.

Neste post, apontamos as 12 principais perguntas sobre liderança com respostas para causar reflexão. Então, continue a leitura para tirar as suas dúvidas sobre o assunto!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

1. Como um líder pode motivar uma equipe que não acredita no sucesso da empresa?

Para fazer com que os colaboradores acreditem no sucesso da organização, é preciso primeiro que o líder creia nela e segundo que o propósito da empresa seja comunicado, pois esse pode ser um dos motivos do não engajamento.

Além disso, é preciso saber que cada um tem seu tempo, a visão sobre o negócio é construída de maneira  gradativa. O dono da empresa, por exemplo, foi quem pensou a organização e em qual é o seu propósito, ele está mais próximo dos objetivos do que um colaborador que acabou de entrar e ainda está entendendo e tendo contato com a organização.

O importante é comunicar a visão, os planos e os lugares que a empresa deseja chegar, se não as pessoas não conhecerão e não entenderão o porquê de tudo que acontece. Depois disso é só deixar cada um ter o seu momento para conseguir enxergar.

2. Como engajar um líder para que ele influencie seus liderados e consiga melhores resultados?

As lideranças precisam ser exemplo para os colaboradores, elas precisam estar engajadas. Líderes não comprometidos com a empresa podem gerar sérios problemas.

Por isso, os gestores precisam entender e apoiar as estratégias da empresa, conhecer a cultura organizacional, se sentirem valorizados e entenderem porque estão ali. Só assim conseguirão  manter as equipes motivadas e engajadas

3. Como um líder pode dividir o tempo entre a gestão de pessoas e as próprias tarefas?  

Quando um profissional se torna líder ele precisa entender que a partir desse momento, o que importa e é essencial é a  gestão de pessoas. Afinal, o resultado da liderança depende do resultado de sua equipe.

Liderar é fazer com o que o time aumente sua performance. Por isso, ficar no operacional não irá trazer resultados.

4. Como um líder consegue gerir sua equipe em uma empresa que enfrenta conflitos com a gestão de mudanças?

Uma empresa que não muda não consegue sobreviver no mercado. Por isso, não existe liderança e gestão sem mudanças. É importante que o líder mostre para a organização a importância da transformação, que passar por modificações não é mais uma exceção e sim uma regra,

5. Como liderar uma equipe composta por antigos colegas de mesmo cargo?

Quando um colaborador vira líder da sua própria equipe, é muito importante se atentar e gerir suas emoções. É comum que os antigos colegas de trabalho passem a tratar o novo gestor com certa distância, já que a relação sofreu uma enorme mudança, e isso pode fazer com que ele se sinta isolado

Primeiramente,  preciso que o líder entenda que o papel dele na equipe passou a ser totalmente diferente, Com o novo cargo, ele ganha mais exigências, precisa tomar decisões e nadar contra a corrente

essa forma, a liderança não pode se prender às relações antigas, pois assim será realmente difícil criar um novo vínculo. É necessário que ele se imponha e seja o gestor que a equipe realmente precisa.

6. Como fazer uma boa gestão de conflitos?

A gestão de conflitos se faz levando em consideração as diferenças de cada colaborador, conhecendo o perfil comportamental deles e compreendendo quais são os motivos do confronto

Nesse tipo de situação, muitas vezes as pessoas estão querendo dizer a mesma coisa ou chegar ao mesmo lugar. Mas como cada uma tem uma forma de lidar com os acontecimentos  e de se expressar, isso pode acabar gerando atrito.

Por isso, é importante mapear o perfil comportamental dos colaboradores. Um software de RH pode te ajudar a fazer esta tarefa  de maneira rápida e segura! Assim você entende como cada profissional da equipe reage a diferentes situações e ajuda a criar um ambiente mais harmonioso.

7. Como preparar os gestores para lidar com uma nova geração de colaboradores?

Atualmente as empresas estão precisando lidar com  muitas gerações diferentes em um mesmo ambiente O que é necessário ter em mente, é que o ser humano se complementa.

Cada geração domina algo e tem um ponto forte que a outra não desenvolveu tanto. É dessa forma que o líder deve mostrar para os seus colaboradores que eles precisam uns dos outros, que só assim conseguirão criar um bom ambiente de trabalho.

8. Como identificar habilidades de liderança na contratação?

Primeiro é preciso entender que não existe uma habilidade concreta para ser líder, as competências para isso irão depender da necessidades da equipe e da organização. Por isso,  você precisa saber o motivo de precisar contratar um novo líder antes mesmo de começar o processo seletivo .

Com a ajuda de um sistema de mapeamento comportamental, você consegue estruturar as competências necessárias fazer o mapeamento comportamental dos candidatos para a vaga à liderança e assim realizar uma contratação mais eficientes.

Ao invés de olhar para o passado e ficar procurando coisas que deram certo, é bom também olhar para o futuro e entender o que é  preciso em um líder para que a empresa cresça.

9. Como criar plano de desenvolvimento para as lideranças?

Primeiramente, é  fundamental entender de forma profunda a estratégia da empresa. Saber onde ela deseja chegar, quais são as suas necessidades e qual é o perfil dos colaboradores que ela possui para gerar o desenvolvimento.

Olhando para o futuro e estudando o que a empresa precisa, é mais fácil entender qual tipo de liderança é necessária e assim criar um plano de desenvolvimento.

10. Quais são os pilares para uma liderança de sucesso?

Para exercer uma liderança de sucesso, o gestor precisa conhecer o contexto em que está inserido, entender o que é valor para a organização e que o seu papel é fazer com que sua equipe seja melhor do que ele. Dessa forma, ele precisará estar pronto para , abrir mão da sua vaidade e ego.

Pensar a longo prazo também é essencial. . Um líder só consegue fazer isso quando se conhece de forma profunda, sabe quais são suas capacidades e o que ainda lhe falta. Isso pode ser feito através de testes de perfil e análise de comportamento, com ferramentas que garantem assertividade ao processo.

11. Como ser um líder se os superiores não apoiam as suas decisões?

É importante fazer um alinhamento das estratégias e entender qual é o lugar do líder na organização, saber qual é o motivo para os superiores não o apoiarem.

Pode ser que exista algo que os superiores  estão enxergando e o líder não, ou ao contrário, o líder vê algo que os superiores ainda não veem e acaba não conseguindo se comunicar.

Melhorar a visão e a comunicação são pontos chaves para fazer com que os superiores entendam as lideranças.

12. Como a liderança pode colaborar para diminuir a rotatividade de um setor?

A liderança precisa entender  qual é o impacto do seu perfil do líder para a equipe, e de que forma ele tem contribuído para a empresa. Faça uma pesquisa demissional profunda, conversando com os colaboradores e pedindo que eles digam o que pensam e o que acham do gestor.

O líder é um agente que pode mudar o setor. Por isso, entendê-lo é fundamental para saber como a equipe está sendo afetada e quais estão sendo as possíveis causas para as demissões. Muitas vezes é preciso melhorar a comunicação do time, alinhar as perspectivas e os propósitos de crescimento.

Antes de contratar um novo colaborador, também é fundamental analisar o seu perfil com a ajuda de uma ferramenta e entender qual é sua compatibilidade não só com a equipe, mas também com o líder.

Como falamos no artigo com as perguntas sobre liderança, conhecer os colaboradores é tarefa essencial para qualquer gestor. Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Confira em nosso e-book!


8
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Giuliano SalesAdriane BeckerAntonio CarlositacirRoberto Ferreira Dos Santos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
FRANCISCO PESSOA
Visitante
FRANCISCO PESSOA

Boa noite. Acessei e li o material na integra. Excelente qualidade textual e conteúdo. Parabéns.

Roberto Ferreira Dos Santos
Visitante
Roberto Ferreira Dos Santos

Boa Tarde! Muito bom o conteudo, faz aprimorar os nossos conhecimentos como Lider.

itacir
Visitante
itacir

Gostei do material e é isso aí mesmo..

Giuliano Sales
Admin

Ei, Itacir!
Ficamos muito felizes que você tenha gostado do conteúdo. Não deixe de nos acompanhar para mais materiais.
Assine a nossa newsletter para receber tudo direto na sua caixa de mensagens, assim você não perde nenhuma de nossas atualizações! 🙂

Antonio Carlos
Visitante
Antonio Carlos

Quero saber mais sobre auto liderança

Giuliano Sales
Admin

Ei, Antonio Carlos. Tudo bem?
Vamos focar em produções desse modelo. Muito obrigado pela dica!
Abraços.

Adriane Becker
Visitante
Adriane Becker

Bom dia!!! Muito interessante,os propósitos de trabalho de um novo líder !!

Giuliano Sales
Admin

Ei, Adriane, tudo bem?
Agradecemos o seu feedback.
Continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais sobre o mundo do RH.
Abraços!