3 perguntas de entrevista de emprego para se fazer!

Tempo de leitura: 3 minutos

Encontrar o melhor funcionário é algo quase que crucial para o sucesso. Em pequenos negócios, todo gestor precisa estar preparado para lidar com processos de recrutamento da melhor forma possível, procurando sempre contratar o melhor candidato. Por isso, saber perguntas para entrevista de emprego é um auxílio!

Falar sobre questões como a rotatividade pode ser algo muito interessante para os profissionais de RH. Porém, apesar de saber que manter a rotatividade baixa é algo positivo para uma empresa, muitos gestores não tem ideia de como essa métrica de RH pode ter reflexos financeiros consideráveis.

Nesta artigo, elencamos as três principais perguntas para entrevista de emprego e o que elas buscam entender. Continue a leitura para aprender!

Quais as melhores perguntas para entrevista de emprego?

É óbvio que muitas das perguntas que serão realizadas em uma entrevista de emprego dependem exclusivamente da vaga que está em aberto. No entanto, existem algumas questões que te permitem enxergar determinadas características em um candidato de forma indireta, o que pode ser muito útil nesse momento.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Vamos citar alguns exemplos.

1. Se você tiver uma série de tarefas a serem realizadas, como você prioriza o que vai ser feito primeiro?

Como gestor ou profissional de RH, é provável que você saiba bem o tipo de pessoa que melhor preenche a vaga que está sendo oferecida pela empresa.

O seu candidato ideal é alguém que larga tudo por trabalho? Uma pessoa mais estressada ou mais tranquila? É alguém responsável, porém mais equilibrado? Esse tipo de questão é capaz de ajudar a enxergar certas características e valores dos candidatos.

É importante também deixar claro durante a entrevista que a honestidade é imprescindível para responder essa questão. Nem sempre quem coloca o trabalho em primeiro lugar é o candidato ideal para o preenchimento de uma vaga.

2. Como você agiria se o seu gestor estivesse errado?

Algumas perguntas podem colocar os candidatos em situações um pouco desconfortáveis mas elas são interessantes para enxergar as reações de cada um.

De fato um gestor pode cometer erros, mas, nesse caso, como você espera que seu colaborador reaja? É interessante colocar essa questão em pauta mesmo entre diretores e no departamento de RH para saber um pouco mais sobre quem realmente vocês estão procurando.

Banner-Calculadora

Provavelmente a resposta ideal para essa pergunta varia muito de acordo com o ambiente de cada empresa. Se estivermos falando de um ambiente mais descontraído, certamente o candidato ideal para a vaga terá um pouco mais de liberdade e informalidade para agir em uma situação como essa. Já em um ambiente mais formal, a reação esperada pode ser completamente diferente.

3. Você já teve alguma experiência que poderia ser um diferencial no preenchimento da vaga? Qual?

Normalmente esse é o tipo de questão é a última e pode servir como um critério de desempate entre candidatos.

Imagine uma situação em que existem dois candidatos muito bem qualificados no critério mais técnico e igualmente interessantes. No entanto, apenas um deles viveu ou fez algo extremamente atraente. Se essa experiência pode trazer algo relevante para a vaga em aberto, já sabemos quem será o candidato contratado no final das contas.

Essas são três das principais perguntas para entrevista de emprego, lembrando que existem diferentes formatos para abordar um candidato: entrevista estruturada, semiestruturada e não estruturada. Cada uma com um potencial diferente.

Se você gostou desse post e quer otimizar ainda mais o seu recrutamento, leia o nosso e-book Como recrutar a pessoa certa para a vaga certa!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of