Teste de perfil STAR: o que ele revela e melhor momento para aplicar

Conheça mais sobre o teste de perfil STAR, uma ferramenta para traçar o perfil comportamental dos colaboradores e candidatos!
teste de perfil STAR
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Conhecer o perfil de seus colaboradores e candidatos a vagas da empresa é importante para colocá-los em atividades e com pessoas com as quais eles se conectem. E um modo de chegar ao perfil comportamental é usando o teste STAR!

Ele pode oferecer informações muito úteis para a empresa, indicando a necessidade de realocar funcionários e seus pontos a melhorar. Assim, a empresa também pode implementar treinamentos que os auxiliem nisso.

Para conhecer o teste de perfil STAR, continue lendo este conteúdo! 

O que é teste de perfil STAR?

O teste de perfil STAR é uma ferramenta de avaliação comportamental que ajuda as empresas a identificar determinadas características, habilidades e conhecimentos dos candidatos ou colaboradores.

Ao aplicá-lo, é possível separar os trabalhadores por grupos, conforme seus diferentes tipos de perfis. Assim, identifica-se aqueles que lidam melhor em equipe, aqueles que são melhor analisando os detalhes, dentre outras possibilidades. 

É possível identificar essas características com outros testes comportamentais, como o DISC, o Profiler e o Big Five, mas cada um deles utiliza um método diferente para isso.

O teste de perfil STAR é mais utilizado em processos seletivos e treinamentos dos colaboradores e visa avaliar suas habilidades em situações pré-determinadas.

Sua aplicação pode ajudar a selecionar talentos, indicar a necessidade de remanejar colaboradores, contratar ou demitir alguém.

O que é método STAR?

O método STAR, ou técnica STAR, é nada mais que a aplicação do teste de perfil STAR, que consiste na realização de perguntas e respostas.

Os participantes devem compreender o teste e entender qual é a intenção da empresa ao fazê-lo, porque é muito importante que eles estejam confortáveis para responder às perguntas.

Isso ajudará para que as respostas sejam sinceras, aumentando a precisão do resultado.

A sigla STAR está relacionada à ordem que o avaliador deverá seguir para aplicação do método. Entenda melhor:

  • Situação: solicitar ao trabalhador que mencione uma situação em que ele fez algo importante para sua função (o que, varia conforme as necessidades da empresa, podendo ser um projeto ou um trabalho em equipe, por exemplo);
  • Tarefa: solicitar que o trabalhador fale qual era a tarefa que competia a ele na situação anterior;
  • Ação: aqui o trabalhador deve explicar como realizou a tarefa e seu raciocínio ao fazê-la;
  • Resultado: por fim, deve ser solicitado ao trabalhador que conte como suas ações contribuíram para a situação, qual foi a consequência delas.

Como é possível perceber, o método STAR envolve o relato de situações reais que aconteceram com o trabalhador. Por isso, é possível avaliar quem ele é, para além das situações hipotéticas.

APROVEITE!

Quem pode aplicar o teste de perfil STAR?

Diferentemente dos testes de personalidade, o que só pode ser feito por psicólogos, o teste de perfil STAR, que visa uma avaliação comportamental, pode ser feito pelos colaboradores de Recursos Humanos. 

Isso porque ela é uma ferramenta voltada, especialmente (mas não unicamente), para processos de recrutamento e seleção

Assim, seu objetivo é entender o comportamento de uma pessoa como profissional e identificar o perfil com o qual ela mais se encaixa. Ou seja, nada relacionado à personalidade ou outros aspectos mais profundos do indivíduo.

Portanto, basta que um profissional seja capacitado para conduzir entrevistas, formulando e interpretando perguntas e respostas situacionais, para aplicar o teste.

💡Saiba também:

Onde usar o teste de perfil STAR?

O teste de perfil comportamental STAR para identificar perfis e os demais testes comportamentais podem ser utilizados em uma gama de situações. Por exemplo, para oferecer orientação profissional a alunos que estão indecisos sobre qual carreira seguir. 

Ou, em se tratando de instituições, na otimização de processos do RH, como: 

Recrutamento e seleção

A descrição de situações e seus comportamentos durante ocasiões específicas possibilita a avaliação, pelo recrutador, das habilidades e comportamentos do candidato. Assim, é possível identificar aqueles que são mais compatíveis com a função a ser exercida.

Avaliação de desempenho

O teste de perfil STAR também serve para observar as competências dos trabalhadores que já são funcionários da empresa. Por meio dele, é possível identificar quais delas precisam de desenvolvimento, de modo que a empresa possa desenvolver programas de treinamento direcionados.

Planejamento de carreira

O método também pode ser utilizado em mentorias, para ajudar os trabalhadores a estruturar seus objetivos de carreira. Além disso, a própria empresa pode utilizá-lo para garantir que um colaborador siga um plano de carreira programado conforme seu perfil

O teste comportamental STAR pode mostrar, também, se os colaboradores poderão assumir novas responsabilidades. Por exemplo, quem tem perfil de líder está mais propenso a atuar melhor em funções de gestão, que quem tem perfil analítico.

Alinhamento com a cultura organizacional 

Os Recursos Humanos podem utilizar o método, ainda, para avaliar comportamentos e valores de candidatos a vagas, determinando assim se são pessoas alinhadas com a cultura da empresa.

Tudo sobre Profiler: a alternativa mais completa ao perfil star

O que é a ferramenta Profiler?

Os profissionais do RH, que precisam conhecer mais sobre os perfis comportamentais para fazerem uma gestão de pessoas melhor, têm à sua disposição ferramentas que podem ajudar no mapeamento comportamental de colaboradores ou candidatos. Algumas delas, inclusive, são mais ricas e completas que o perfil STAR.

É o caso do Profiler, ferramenta desenvolvida pela Sólides especificamente para fazer o mapeamento de perfis comportamentais. Para isso, ela gera relatórios com 97% de precisão, contendo informações dos colaboradores para a identificação de seus perfis. 

Com essas informações, também é possível identificar as competências de cada um e áreas a melhorar, para que a empresa forneça programas de desenvolvimento específicos. 

Utilizando a metodologia DISC, somada a sete outras teorias comportamentais, o Profiler oferece relatórios detalhados e personalizados, para ajudar seus usuários exatamente no que eles precisam. 

Com o mapeamento comportamental feito pela ferramenta, é possível entender o comportamento dos trabalhadores para formar equipes mais eficientes. Dessa forma, o Profiler ajuda a identificar a inteligência comportamental dos colaboradores, que combina sentimentos e raciocínio lógico. 

Portanto, ao utilizá-lo, o RH pode prever, com mais assertividade, como eles reagem diante de diferentes situações, direcionando melhor o desenvolvimento de talentos. 

Além de facilitar o recrutamento e seleção e indicar áreas de desenvolvimento dos funcionários, o Profiler pode ajudar no autoconhecimento e autodesenvolvimento dos próprios profissionais do RH! 

Neste artigo você entendeu o que é o Teste STAR, a importância de mapear o comportamento dos trabalhadores para a formação de uma equipe coesa e conheceu uma das melhores formas de fazer isso: o Profiler, ferramenta completa da Sólides.

Quer conferir a metodologia completa e ter todos esses resultados em mãos? Conheça o Profiler já!

Nova call to action

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima