Perfil Comportamental Planejador: características, como motivar e mais!

Você sabe as características e diferenciais do perfil comportamental planejador? Entenda tudo que você precisa saber sobre ele!
perfil comportamental planejador
SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

Você sabe reconhecer e motivar um colaborador com o perfil Planejador?

Ainda na década de 1920, o psicólogo William Marston criou a teoria DISC, na qual ele explica as reações emocionais das pessoas com base em diferentes características. A partir dessa teoria, surgiu a análise de perfil comportamental.

São quatro perfis: Executor, Comunicador, Planejador e Analista. Cada um tem seus pontos fortes e habilidade a serem desenvolvidas. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os planejadores.

Você vai entender melhor o que define esse tipo de profissional e como desenvolver lideranças com o perfil comportamental Planejador. Confira!

Quais as características do perfil Planejador?

Planejadores são pessoas de natureza mais calma e centrada. Esse perfil comportamental gosta de manter uma rotina previsível e se perdem em ambientes de mudanças muito constantes. Para alguns, eles podem parecem mais lentos que o habitual, no entanto, essa é uma de suas principais qualidades. Um observador silencioso, ele repara em cada detalhe dos ambientes em que está.

Como o próprio nome revela, antes de agir, ele prefere planejar meticulosamente os passos que irá tomar. Assim, todo o tempo gasto na execução de tarefas os ajudam a entregá-las com mais perfeição. São pessoas bastante empáticas e criam forte conexão com seus colegas de trabalho. Além disso, são profissionais flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados.

Além disso, esse é um perfil bastante relacional. Sendo assim, apesar de parecerem mais introvertidos, os planejadores valorizam amizades mais profundas, tendo muita atenção com seus relacionamentos interpessoais.

características do perfil planejador

Pontos fortes e pontos de melhoria do perfil Planejador

Como qualquer perfil comportamental, o perfil Planejador tem diversos pontos fortes e aqueles de melhoria também. Justamente conhecer o mapeamento comportamental, metodologia DISC e perfis comportamentais é o que proporciona saber esses detalhes e usá-los estrategicamente na rotina.

Assim, entre os pontos fortes do Planejador, podemos destacar:

  • Têm o trabalho estruturado;
  • Acham sempre os meios mais fáceis e práticos de fazer as coisas;
  • Eficientes;
  • Caprichosos;
  • Extremamente fiéis;
  • Confiáveis;
  • São de agradáveis de conviver.

Os principais desafios das pessoas com o perfil comportamental planejador estão relacionados a lidar com situações que fogem aos seu controle. Além disso, por valorizarem tanto a perfeição, são menos seguros e autoconfiantes. Alguns outros pontos de melhoria são:

  • Têm a tendência de examinar as pessoas;
  • Em alguns momentos, podem ser teimosos;
  • A entrega de resultados pode ser mais tardia;
  • Podem ser indecisos.

Como dar feedback para o Planejador?

O feedback pode ser um momento tenso para o Planejador, o que exige preparação do gestor. Assim, é essencial não gerar uma percepção de peso na conversa. Uma tática, por exemplo, é estruturar o feedback em tópicos, sendo detalhista e dando exemplos.

A aura de seriedade do feedback também pode não ser bem-vista pelo Planejador. Por isso, prefira um ambiente informal e inicie a conversa de forma amigável. Lembre-se: o Planejador é um perfil relacional e ele sente-se desconfortável ao entender que não atendeu às expectativas do outro.

Além disso, a definição de próximos passos é muito importante para esse perfil. Sendo assim, ao final da reunião, ajude o profissional a separar uma lista de ações a serem aplicadas com base no que foi discutido.

Material gratuito: kit completo sobre gestão comportamental

Preencha o formulário e receba o kit de gestão comportamental grátis no seu e-mail 📩

Quais as vantagens de ter colaboradores com o perfil Planejador?

Se você precisa de uma análise extensa e que todas as possibilidades de um projeto sejam consideradas, essa é uma das vantagens de ter colaboradores com o perfil comportamental Planejador. Além disso, as empresas podem se beneficiar desses profissionais porque:

  • Costumam planejar e organizar cada etapa do trabalho, o que garante maior eficiência e evita erros;
  • Antecipam problemas e soluções, e também agem de forma preventiva para evitar contratempos;
  • Seguem as normas e procedimentos à risca, assegurando a padronização e a qualidade do trabalho;
  • Colaboram com a equipe de forma engajada e cooperativa, com foco no sucesso do grupo;
  • São ótimos em projetos que envolvem treinamento e desenvolvimento, pois conseguem transmitir o que aprenderam;
  • Compartilham seus conhecimentos e habilidades com a equipe, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento coletivo;
  • São ótimos com relacionamentos interpessoais, o que reforça o bem-estar no clima organizacional, e mais!

Além disso, entender e direcionar os colaboradores de acordo com seu perfil comportamental por si só já traz grandes resultados. Por exemplo, FIA Business School descobriu que adotar essa estratégia proporciona uma redução da rotatividade em até 50%. Além disso, é possível ter uma melhoria de 20% na produtividade, de acordo com a HSM.

Nova call to action

Como descobrir se tenho o perfil Planejador?

Inicialmente, para saber qual é o perfil comportamental de uma pessoa é preciso aplicar o mapeamento comportamental. Essa ferramenta tem o objetivo analisar como cada um reage frente aos diferentes tipos de situações e, assim, definir seus perfis predominantes. 

💡 Saiba mais:

Como desenvolver lideranças com o perfil comportamental Planejador?

Os líderes com perfil Planejador se destacam pela organização, foco em resultados e aversão a riscos. No entanto, podem enfrentar desafios como falta de flexibilidade, dificuldade em delegar e comunicação formal. Assim, em um plano de desenvolvimento para o Planejador, algumas ferramentas são:

  • Teste de perfil comportamental recorrente: para entender como ele está se sentindo em relação ao meio e promover treinamentos conforme o apontado pela ferramenta;
  • Feedback 360°: por se atentar aos detalhes, o feedback 360° pode ser uma ótima opção para potencializar a atuação do líder com perfil comportamental Planejador.

O desenvolvimento de líderes Planejadores requer o entendimento de como eles reagem à convivência com outros perfis comportamentais, tanto em posições acima quanto em posições abaixo deles. 

Em resumo, é preciso avaliar os pontos positivos e negativos de cada profissional e desenvolver ações que potencializem as forças do time como um todo. As dificuldades de um perfil podem ser complementadas pelas qualidades do perfil de um colega e, assim, a empresa conta com profissionais mais diversos, integrados e resultados eficientes.

Material gratuito: guia completo sobre desenvolvimento de lideranças

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

Como lidar e motivar quem tem o perfil Planejador? 4 técnicas

Para manter um planejador motivado, em primeiro lugar, evite mudanças muito drásticas ou frequentes em sua rotina. Deixe que ele siga em seu ritmo e reconheça a qualidade do seu serviço. Incentive-o a expor suas ideias, pois são pessoas com uma visão mais ampla das situações e que têm muito a acrescentar quando se sentem acolhidas e confortáveis.

Outras estratégias são:

1 - Estabeleça rotinas

Tenha horários fixos para certos rituais do time e evite mudanças bruscas em reuniões importantes. Além disso, incentive que o Planejador seja o líder de um momento semanal com o time com foco em organizar tarefas, demandas e prioridades. E, claro, não deixe de estabelecer indicadores claros para as entregas que você solicita ao Planejador. Assim, ele terá total clareza sobre quando as terá cumprido.

2 - Tenha uma comunicação clara e direta

Para transmitir segurança ao perfil Planejador, preze por uma comunicação clara, direta e não-violenta. Assim, é possível otimizar a performance dele e ganhar sua confiança. Lembrando que momentos de feedback, principalmente aqueles de melhoria, devem ser bem estruturados.

3 - Permita espaços de troca entre o time

Apesar de muitas vezes ser observador, o Planejador performa bem em trocas com o time. Por isso, sempre que possível, direcione-o a atividades que estejam sendo realizadas em grupo. Essa também é uma ótima forma de desenvolver seus pontos de melhoria, como a flexibilidade. Assim, ter contato direto com outros perfis comportamentais também é importante para a evolução desse profissional.

4 - Preste atenção em suas sugestões de ideias

Muitas vezes, o perfil comportamental Planejador pode divagar em suas propostas e sugestões de projeto. Por isso, demonstre sempre o interesse em suas conversas e o ajude a estruturar suas sugestões.

Como você viu, entender o perfil comportamental de cada colaborador é fundamental para fazer uma gestão de pessoas mais estratégica.

A combinação das diferentes características gera um ambiente organizacional mais rico e produtivo. Então, valorize os seus planejadores, integre-os nas equipes e aproveite o que cada um tem de melhor a oferecer.  Quer entender mais sobre o mapeamento comportamental e como você pode potencializar a sua equipe? Confira tudo sobre o Profiler, a ferramenta de mapeamento comportamental exclusiva da Sólides!

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima