Planejador: entenda mais sobre esse perfil comportamental

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe quem são e como lidar com os planejadores da sua empresa? Ainda na década de 1920, o psicólogo William Marston criou a teoria DISC, na qual ele explica as reações emocionais das pessoas com base em diferentes características. A partir dessa teoria, surgiu a análise de perfil comportamental.

São quatro perfis: executor, comunicador, planejador e analista. Cada um tem seus pontos fortes e dificuldades a serem superadas e, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os planejadores.

Você vai entender melhor o que define esse tipo de profissional e como desenvolver lideranças com esse perfil comportamental. Confira!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Quem são os profissionais planejadores?

Para saber qual é o perfil comportamental de uma pessoa é preciso aplicar um teste especializado, elaborado com base na teoria DISC. Esse teste tem por objetivo analisar a forma como cada um reage frente aos diferentes tipos de situações e, assim, definir seus perfis predominantes. 

Veja abaixo quais são as características, motivações e desafios do perfil comportamental planejador.

Características

Planejadores são pessoas de natureza mais calma e centrada. Gostam de manter uma rotina previsível e se perdem em ambientes de mudanças muito constantes. Para alguns, eles parecem mais lentos que o habitual, no entanto, essa é uma de suas principais qualidades. 

Todo o tempo gasto na execução de tarefas os ajudam a entregá-las com mais perfeição. São pessoas bastante empáticas e criam forte conexão com seus colegas de trabalho.

Motivadores

Para manter um planejador motivado, em primeiro lugar, evite mudanças muito drásticas ou frequentes em sua rotina. Deixe que ele siga em seu ritmo e reconheça a qualidade do seu serviço. 

Incentive-o a expor suas ideias, pois são pessoas com uma visão mais ampla das situações e que têm muito a acrescentar quando se sentem acolhidas e confortáveis.

Desafios

Os principais desafios dos planejadores estão relacionados a lidar com situações que fogem aos seu controle. Um imprevisto, uma mudança de última hora nos planos ou a necessidade de entregar as tarefas em um prazo muito curto não são fáceis para eles. Por valorizarem tanto a perfeição, são menos seguros e autoconfiantes.

Como desenvolver lideranças com o perfil comportamental planejador?

O desenvolvimento de líderes planejadores requer o entendimento de como eles reagem à convivência com outros perfis comportamentais, tanto em posições acima quanto em posições abaixo deles. 

Em resumo, é preciso avaliar os pontos positivos e negativos de cada profissional e desenvolver ações que potencializem as forças do time como um todo. As dificuldades de um perfil podem ser complementadas pelas qualidades do perfil de um colega e, assim, a empresa conta com profissionais mais integrador e eficientes.

Entender o perfil comportamental de cada colaborador é fundamental para fazer uma gestão de pessoas mais estratégica. A combinação das diferentes características gera um ambiente organizacional mais rico e produtivo. Então, valorize os seus planejadores, integre-os nas equipes e aproveite o que cada um tem de melhor a oferecer. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os planejadores? Que tal se aprofundar um pouco mais nesse assunto? Confira neste outro artigo tudo o que você precisa saber sobre perfil comportamental.


3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] basicamente quatro perfis: comunicador, executor, planejador e analista. Como veremos ao longo desse artigo, há várias combinações possíveis de […]

trackback

[…] reservados. A metodologia DISC define quatro tipos de perfil comportamental: comunicador, executor, planejador e […]

trackback

[…] comportamentais, sendo que cada pessoa tem um deles como predominante: analista, comunicador, planejador ou executor. Cada um ajuda a prever as atitudes dos colaboradores de uma organização, de forma a […]