Executor: entenda mais sobre esse perfil comportamental

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada pessoa tem um conjunto único de competências e habilidades construído por meio de sua experiência de vida e profissional, além dos valores. Esse grupo de características, somado ao conhecimento técnico, torna cada indivíduo um talento único. Ainda assim, conseguimos agrupar os profissionais em alguns perfis comportamentais, de acordo com as semelhanças entre essas inclinações.

Em essência, quatro perfis comportamentais, sendo que cada pessoa tem um deles como predominante: analista, comunicador, planejador ou executor. Cada um ajuda a prever as atitudes dos colaboradores de uma organização, de forma a posicioná-lo de maneira mais eficaz.

Neste conteúdo, vamos falar sobre o perfil executor. Se você quer entender um pouco mais sobre as habilidades e as características predominantes desse perfil, continue sua leitura!

Como é o perfil comportamental executor?

O perfil comportamental executor é extremamente dominante e tende a pertencer aos líderes natos. Esse profissional é muito autoconfiante e se sente motivado ao enfrentar desafios. Competitivo, tem facilidade em assumir riscos e defender seus pontos de vista. As pessoas com esse perfil, em geral, são boas empreendedoras.

O trabalho do executor é excelente quando o foco são os resultados, principalmente em cargos que exigem maior proatividade. Para isso, ele precisa de liberdade para agir e tomar decisões. Tem muita firmeza no que faz e fala, podendo entrar em alguns conflitos.

Para desenvolver um colaborador com esse perfil é preciso sempre motivá-lo a ser melhor e conseguir melhores resultados, mas sem competitividade interna. Dar um feedback dizendo que ele poderia ter tido um desempenho mais satisfatório pode ser uma boa estratégia para impulsioná-lo ainda mais. Ele não se sentirá intimidado, o que é bom, mas dê o feedback sem tirar sua autonomia.

Os pontos a serem melhorados são: a comunicação, que pode muitas vezes ser agressiva, devido à firmeza para defender seus pontos de vista; os relacionamentos interpessoais e o trabalho em equipe, que deve ser mais colaborativo e menos impositivo.

Como ser líder executor?

Como o executor tem um senso de liderança natural, essa pessoa tende a assumir a chefia de grupos e projetos. De modo objetivo e muito focado em cumprir as metas, tem um ótimo senso de praticidade e de urgência. Pode ter certa dificuldade em lidar com perfis menos agressivos, como o planejador, e acabar “passando por cima” do trabalho do outro.

Como esse tipo de líder tende a ser muito competente e focado em resultados, ele precisa desenvolver adaptação aos diferentes tipos profissionais em seu time, com mais paciência e empatia. Pode apresentar resistência em delegar tarefas devido à sua autoconfiança, e precisa aprender a confiar mais nos membros de sua equipe.

Já quem trabalha com um chefe executor, pode aprender muito sobre empreendedorismo e iniciativa própria dentro de uma empresa. Quem tem muita dificuldade em se impor e se fazer ouvir deve dar atenção especial ao modo de assumir riscos e de demonstrar confiança desse líder.

Conhecer os detalhes dos perfis comportamentais é fundamental para conseguir ser mais estratégico. Com esse conhecimento, o departamento de RH consegue elaborar planos e ações para a formação de equipes de alta performance.

O executor é, portanto, um perfil de força e competitividade. Por ser mais agressivo, é bom para assumir lideranças de grupos que precisam atingir resultados rapidamente e de forma estratégica. Com ele, jamais faltará força de vontade e disposição em sua equipe.

Quer saber mais sobre o histórico dos perfis comportamentais? Aproveite sua visita para ler nosso artigo “O que é perfil comportamental?”!

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] reservados. A metodologia DISC define quatro tipos de perfil comportamental: comunicador, executor, planejador e […]

trackback

[…] características mais fortes do perfil comportamental executor são força e competitividade. São pessoas mais proativas e se dão muito bem em cargos de […]