Perfil Executor: características, como identificar e como ele lidera

Colaboradores com perfil comportamental Executor tendem a ser focados em resultados e têm ótimo instinto de liderança. Confira!
perfil comportamental executor
SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

Você sabe identificar alguém com Perfil Comportamental Executor? Essas pessoas se destacam por serem bastante ativas, dominantes, aceleradas e focadas em resultados.

Esse grupo de características, somado ao conhecimento técnico, torna cada indivíduo um talento único. Isso porque, é o reconhecimento dessas características que permite entender as diferenças entre os quatro perfis comportamentais: Analista, Planejador, Comunicador e Executor.

Neste conteúdo, vamos detalhar tudo que você precisa saber sobre o perfil comportamental Executor. Então, se você quer entender um pouco mais sobre as habilidades e as características predominantes desse perfil, continue sua leitura!

Como é o perfil comportamental Executor?

Características do perfil comportamental executor

O perfil comportamental Executor é dominante, dinâmico, competitiva e gosta de assumir riscos. Esse profissional é muito autoconfiante e se sente motivado ao enfrentar desafios. Competitivo, tem facilidade em assumir riscos e defender seus pontos de vista. As pessoas com esse perfil, em geral, são boas empreendedoras.

Para este perfil, não existem obstáculos, e se houver, ele encontrará uma maneira de contorná-los.

Portanto, o trabalho do Executor é excelente quando o foco são os resultados, principalmente em cargos que exigem maior proatividade. Para isso, ele precisa de liberdade para agir e tomar decisões. Tem muita firmeza no que faz e fala, podendo entrar em alguns conflitos.

Material gratuito: kit completo sobre gestão comportamental

Preencha o formulário e receba o kit de gestão comportamental grátis no seu e-mail 📩

Quais os pontos fortes e de melhoria no perfil Executor?

Os pontos a serem melhorados são: a comunicação, que pode muitas vezes ser mais agressiva - devido à firmeza para defender seus pontos de vista -, os relacionamentos interpessoais e o trabalho em equipe, que deve ser mais colaborativo e menos impositivo. Também é preciso focar em desenvolver:

  • Trabalhar e medir o orgulho;
  • Maior tolerância;
  • Atenção aos detalhes;
  • Estresse com facilidade;
  • Racionalidade alta.

Em relação aos pontos fortes, algumas vantagens de ter colaboradores com perfil comportamental Executor são:

  • São bons promotores de eventos;
  • Resolutos;
  • Intuitivos nas tomadas de decisões;
  • Incentivadores;
  • Bons exortadores;
  • Não se intimidam pelas
    circunstâncias.

Assim, para desenvolver um colaborador com esse perfil é preciso sempre motivá-lo a ser melhor e conseguir melhores resultados, mas sem competitividade interna.

Como dar feedback para o perfil comportamental Executor?

Na hora de dar feedback ao Executor, a dica é ser direto e sem rodeios, não tomando muito tempo do profissional.

Ainda, dar um feedback dizendo que ele poderia ter tido um desempenho mais satisfatório pode ser uma boa estratégia para impulsioná-lo ainda mais. Ele não se sentirá intimidado, o que é bom, mas dê a devolutiva sem tirar sua autonomia.

💡 Leia também:

Como é o líder com perfil Executor?

Já que o Executor tem uma predisposição à liderança, é comum que a pessoa com esse perfil assuma a frente de grupos e projetos. Assim, de modo objetivo e muito focado em cumprir as metas, tem um ótimo senso de praticidade e de urgência.

Porém, como líder, ele deve ficar atento, pois pode ter certa dificuldade em lidar com perfis menos agressivos, como o Planejador. Assim, sem desenvolvimento, é possível acabar “passando por cima” do trabalho do outro. O líder com perfil comportamental Executor também pode apresentar resistência em delegar tarefas devido à sua autoconfiança, e precisa aprender a confiar mais nos membros de sua equipe.

Ainda, como esse tipo de líder tende a ser muito competente e focado em resultados, ele precisa desenvolver adaptação aos diferentes tipos profissionais em seu time, com mais paciência e empatia.

Já quem tem um líder Executor pode aprender muito sobre empreendedorismo e iniciativa própria dentro de uma empresa. Assim, quem tem muita dificuldade em se impor e se fazer ouvir deve dar atenção especial ao modo de assumir riscos e de demonstrar confiança desse líder.

Como motivar o perfil Executor?

O Executor gosta de uma rotina intensa e desafiadora. Por isso, ele pode se sentir mais realizado em cargos que apresentem desafios e foquem em resultados. Algumas maneiras de gerir o perfil comportamental Executor para ele impulsionar seus resultados são:

Defina metas SMART

Exatamente por ser orientado por resultados, é preciso que o colaborador com perfil Executor tenha clareza de seus objetivos. Para isso, as metas SMART são a melhor opção.

Para definir uma meta SMART, ela deve ser:

  • S (Specific) - Específica: o objetivo deve ser claro e bem descrito. Por exemplo: alcançar 50 vendas de x produtos em um período de y dias, com um ticket médio de z;
  • M: (Measurable) - Mensurável: orientada por indicadores que deixem claro seu progresso;
  • A: (Attainable) - Alcançável: para não gerar frustrações e ser justo com a equipe, também é importante que ela seja realista;
  • R: (Realistic) - Realista: considerando os recursos e cenário da equipe, ela precisa ser possível de atingir;
  • T: (Time-based) - Tenha um prazo: toda meta deve ter uma data de início e final.

Dê autonomia e liberdade

Para ele conseguir alcançar todo seu potencial, é ideal que o Executor consiga se sentir livre para realizar seu trabalho, traçando planos de ação de acordo com seus conhecimentos. Por isso, ambientes muito rígidos e microgerenciamento podem atrapalhar o desenvolvimento desse potencial.

Incentive a busca por novos desafios

Sem desafios, o perfil Executor pode se sentir entediado no dia a dia. Por isso, ao geri-lo, lembre-se de sempre propor novos desafios. Ainda, nem sempre esses desafios precisam estar relacionados ao trabalho. É possível engajá-lo com outras ações ligadas à empresa e ao seu próprio desenvolvimento, mantendo-o ativo.

Reconheça seu esforço

Como seu nível de esforço pelas entregas, é importante estruturar uma premiação justa por seus resultados. Por conta de suas características, o Executor também aprecia feedbacks e reconhecimentos imediatos a suas ações. Quando possível, reconhecê-lo em público também é uma ótima opção. Dessa forma, você garante a motivação e o engajamento do perfil comportamental Executor com a empresa.

Como saber se meu perfil é Executor?

Para saber se seu perfil comportamental é Executor, é importante fazer um mapeamento de perfil comportamental. Ferramentas completas, como o Profiler, da Sólides, conseguem fornecer mais de 50 informações sobre o seu tipo de perfil a partir de um questionário intuitivo.

Feita com uma tecnologia que combina o DISC e mais seis metodologias clássicas de análise do comportamento, é possível obter 99% de assertividade quanto aos resultados.

Com esse conhecimento, o departamento de RH consegue elaborar planos e ações para a formação de equipes de alta performance. O Executor é, portanto, um perfil de força e competitividade. Assim, por ser mais agressivo, é bom para assumir lideranças de grupos que precisam atingir resultados rapidamente e de forma estratégica. Com ele, jamais faltará força de vontade e disposição em sua equipe.

Não perca a oportunidade de conferir nosso conteúdo completo com tudo sobre perfis comportamentais!

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima