Comunicador: entenda mais sobre esse perfil comportamental

Tempo de leitura: 3 minutos

Mais do que um apanhado de características, você sabia que a distinção de entre os perfis comportamentais é uma importante ferramenta que ajuda no aumento da produtividade das empresas e na busca pela excelência dos resultados. Acompanhar o perfil comportamental do seu colaborador, portanto, é uma necessidade que pode ser facilitada pela tecnologia.

A distribuição em padrões de comportamento não é novidade. Ao longo da história, as sociedades tentam compreender as reações das pessoas diante de situações específicas. Os gregos, em 590 a. C., já estudavam a relação entre os 4 elementos — fogo, água, terra e ar — e as características das pessoas.

Os perfis estão presentes em todas as pessoas, mas há alguns que destacam. Executor, planejador, analista e comunicador apresentam distintas maneiras de encararem os desafios e se desenvolverem

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste post, vamos falar sobre o perfil comportamental comunicador, abordando suas habilidades, características e métodos para desenvolvimento. Continue a leitura!

Como é o perfil comportamental comunicador?

Os colaboradores com perfil comportamental comunicador predominante costumam ser vaidosos. Dessa forma, tendem a se vitimizar diante de feedbacks negativos. Em casos extremos, uma das estratégias é ignorar o problema. Como busca atenção, o colaborador tenderá a tentar recuperar o prestígio perdido.

O perfil de comportamento dos comunicadores favorece a sociabilização e a integração do grupo. Desse modo, são afeitos à informalidade e à proximidade na equipe. É por isso que o líder precisa aproximar-se desses colaboradores criando um elo amistoso e de cumplicidade.

É possível alocar esses colaboradores para tarefas que envolvem conexão interpessoal. Em grupo, eles buscam destacar mostrando o seu valor para todos os companheiros e para os seus líderes.

O desafio do gestor na hora de trabalhar com colaboradores desse perfil é também assegurar que o foco nas entregas não seja perdido. Esses profissionais podem não se comprometerem tanto com cronogramas e prazos, já que a organização não é uma de suas características dominante. Assim, é preciso não só cercá-lo de conexões, mas também ser um exemplo de postura que ele deve seguir.

O comunicador gosta de proximidade com seus líderes, essa troca de informação e companheirismo é uma maneira de fazer com que eles se desenvolvam. Uma técnica é colocá-los como treinadores ou mentores para novos colaboradores.

Como ser líder comunicador?

Os comunicadores não são presos excessivamente à formalidade e precisam de conexão. Pensando nisso, eles acabam se tornando um líder muito próximo e parceiro com seus colaboradores. Eles tendem a propor dinamismo e fluidez para sua equipe, tratando-os com leveza.

Um ponto a desenvolver é a autoconfiança. O comunicador é bastante observador e sensível à liderança. Por isso, se tornar um líder pode mexer diretamente com a sua própria confiança desse colaborador.

Novos desafios e oportunidades para inovar são pontos de motivação e destaque para um comunicador. Por isso, líderes comunicadores tendem a serem bastante criativo com suas equipes, sempre movendo e estimulando a criatividade.

O grande desafio é não transformar o emocional como o foco principal. O líder comunicador precisa ter uma visão de enxergar o lado prático e estratégico. O desafio de falar não para algumas tarefas é constante para esses líderes.

Os comunicadores se sobressaem por manter um bom relacionamento entre os colegas, atuando para motivá-los. Pessoas com esse perfil também conseguem se adaptar às novas situações com facilidade. Por isso, autonomia e persuasão estão entre os pontos fortes desse tipo de profissional que se dá bem em trabalhos mais dinâmicos.

Dentre tantas diferenças, esse perfil comportamental pode estimular e motivar o ambiente, contagiando os outros colaboradores e estabelecendo um clima mais agradável para o dia a dia de trabalho.

Gostou de aprender mais sobre o perfil comportamental comunicador? Aproveite a sua visita para entender a história e a trajetória de todos os perfis.


3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] conhecer os perfis comportamentais (executor, comunicador, planejador e executor) dos colaboradores da sua empresa, você pode fazer a gestão de forma muito […]

trackback

[…] há quatro perfis comportamentais, sendo que cada pessoa tem um deles como predominante: analista, comunicador, planejador ou executor. Cada um ajuda a prever as atitudes dos colaboradores de uma organização, […]

trackback

[…] Ei, Edmilson. Tudo bem? Que ótimo que você gostou desse material. O conteúdo faz parte de uma série que fizemos para falar sobre cada um dos perfis. Você pode conferir todos os outros nos links: planejador, executor e comunicador. […]