Assine Sólides com 30% DE DESCONTO nos dois primeiros meses e ganhe 3 MESES GRÁTIS de Sólides Academy! Inicar conversa no Whatsapp
Sólides

Perfil comportamental Analista: como identificar, como é e características

O perfil comportamental analista se destaca pelo cuidado com os detalhes. Veja como identificar profissionais com essas características.
perfil comportamental analista
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Ao analisar os perfis comportamentais, é possível entender qual o profissional certo para cada necessidade da empresa. Portanto, entender o perfil comportamental Analista é essencial para trabalhar o autoconhecimento e também melhorar as relações pessoais e profissionais.

Isso porque, cada perfil retrata diferentes particularidades que, em uma equipe de trabalho, são complementares. Um grupo com muitos membros do mesmo perfil pode não chegar ao resultado esperado como um time que apresenta perfis complementares.

Assim, o Analista apresenta características como preocupação e atenção ao detalhe. Porém, muitas vezes podem ser confundidos com pessoas que não tem iniciativa ou de pouca proatividade. Continue a leitura e entenda tudo sobre ele e mais detalhes sobre os perfis comportamentais!

Como é o perfil comportamental analista?

imagem que explica as características do perfil comportamental Analista

Pessoas com o perfil Analista tem uma personalidade detalhista, rígida e calma. Seu comportamento com as pessoas é discreto, e tendem a ser observadores e pouco falantes. Portanto, qualidade e exatidão são palavras-chave desse perfil e, justamente por não querer entregar nada menos do que o melhor, seu comportamento pode ser rígido.

Esse perfil também apresenta uma alta responsabilidade, além de gostar de projetos e regras. Executar tarefas repetitivas, como alimentar planilhas de Excel ou desenvolver códigos, são exemplos de atividades que colaboradores desse perfil gostam de fazer.

Em alguns casos, a busca pelo trabalho perfeito pode gerar lentidão e pessimismo. O profissional pode se sentir indeciso em seguir por um ou outro caminho, visto que é bastante crítico consigo mesmo. Quando estão sob pressão costumam se fechar e se calar. O desequilíbrio gerado pela falta de saber como agir em um determinado momento pode levar o Analista a se retirar da situação para ir em busca da resposta. 

➡️ Conheça tudo sobre os Perfis Comportamentais com um material gratuito!

Quais os principais pontos fortes e de melhoria do perfil comportamental Analista?

Ao reconhecer seus pontos fortes e trabalhar em seus desafios, o Analista pode se tornar um exemplo de excelência e inspirar sua equipe a alcançar grandes feitos. Assim, algumas qualidades que podem ser identificadas nesse profissional são:

  • Forte tendência para o perfeccionismo;
  • Gostam de trabalho analítico e detalhado;
  • Autodisciplinados;
  • Sempre terminam o que começam;
  • Tendem ao trabalho intelectual e criativo;
  • Amam a música e as artes;
  • São sensíveis;

Já em relação aos pontos de melhoria:

  • Às vezes, podem ser muito teóricos e pouco práticos;
  • Por analisarem todos os riscos, podem hesitar ao iniciar novas empreitadas;
  • Tendem a criticar os defeitos dos outros;
  • Temerosos com o que os outros pensam deles;
  • Podem se autocriticar intensamente.

Por isso, uma ideia é pensar em planos de desenvolvimento que ajudem esses profissionais a focar nesses pontos. Já as ações para motivá-los devem ter relação com suas potencialidades.

Como dar feedback para o perfil comportamental Analista?

No momento do feedback, o gestor deve organizar seu discurso com antecedência. O feedback para um Analista é extremamente necessário, e ele precisa ser detalhado.

A reação do Analista pode ser negativa, remoendo e guardando as palavras ditas. Entretanto, se a forma de falar for positiva, independente do conteúdo do discurso, é possível deixar o profissional motivado, gerando um clima de confiança e lealdade. Por ser uma pessoa que não gosta de correr riscos, a segurança é muito importante. Até porque, esse profissional raramente revela informações pessoais.

Além disso, para falar sobre seus pontos a serem desenvolvidos, o ideal é que seja de forma individual, lembrando que os efeitos de uma repreensão são bastante duradouros nos Analistas. Por isso, é necessário ter cautela nesses momentos.

💡 Saiba também:

Como o perfil Analista contribui para a empresa?

O perfil comportamental Analista representa um grande ganho para qualquer empresa. Isso porque, sua capacidade investigativa e detalhista é essencial para minimizar erros, conseguir maior eficiência e criar processos completos, por exemplo.

Além disso, contar com um Analista pode ser útil para ampliar a visão estratégica. Como ele está acostumado a lidar com uma grande quantidade de dados, e organizá-los para gerar análises, esse perfil é importante em qualquer análise de risco.

Quais as melhores áreas para o perfil Analista?

Como é de imaginar, o perfil Analista é extremamente versátil e se destaca em diversas áreas do mercado de trabalho. As habilidades analíticas, a capacidade de resolução de problemas e o foco em dados abrem portas para uma variedade de oportunidades em diferentes setores. Alguns dos mais comuns são TI, finanças, logística, saúde, entre outros.

Além disso, é importante lembrar que os perfis comportamentais podem mudar. Assim, ferramentas de mapeamento comportamental, como o Profiler, da Sólides, ajudam a detalhar mais sobre essas mudanças, como impulsionar o perfil em cada momento da carreira e aumentar o autoconhecimento.

tudo sobre profiler

Como é o líder com perfil Analista?

O líder com perfil comportamental Analista é fundamental no desenvolvimento e motivação das equipes. Assim, ele é guiado por dados concretos e análises precisas, além de ter muita facilidade em transformar números em insights valiosos, direcionando a equipe com clareza e assertividade. Sua liderança é caracterizada por uma abordagem metódica, racional e estratégica.

Exatamente por isso, é necessário um alinhamento com a equipe, para que seu comportamento não passe como frieza. Ainda, é ideal que o líder compreenda o perfil comportamental de seus liderados e se esforce para criar uma conexão com eles. Confira mais detalhes:

Como desenvolver um profissional com perfil comportamental Analista?

O desenvolvimento desse perfil comportamental está atrelado a estímulos constantes. Reconhecimento positivo é um impulsionador motivacional. Além disso, o líder deve dar autonomia e estrutura necessária para que a pessoa tenha condições de se preparar para desempenhar suas atividades.

Reconheça seus avanços

Sempre que possível, reconheça publicamente o trabalho e a dedicação do Analista em suas tarefas. Para isso, aponte exemplos específicos de como o trabalho dele contribuiu para o sucesso da equipe ou da empresa.

Como o perfil Analista é detalhista, vale mencionar as principais ações que trouxeram esse resultado. Além disso, considerando que ele gosta de se especializar em assuntos, é ideal abrir espaço para ele compartilhar um pouco de seu trabalho.

O inclua na tomada de decisões

Convide o colaborador com perfil comportamental Analista para participar de decisões importantes que impactam seu trabalho ou a empresa. Sua opinião e expertise serão valiosas para o processo decisório. Principalmente em momentos desafiadores, a capacidade analítica pode ser muito benéfica.

Além de tudo, esse tipo de ação ajuda a motivá-lo, já que representa um desafio intelectual.

Ajude-o a se especializar

Lembre-se: esse tipo de profissional gosta de detalhes e de chegar ao fundo dos assuntos. Por isso, quanto mais específica e especializada sua atuação, melhor. Nesse sentido, uma ideia é conectá-lo com um mentor experiente que possa guiá-lo em sua carreira e ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais.

Possibilite escolhas na carreira

Para alguém com perfil Analista, um plano de carreira detalhado é sempre a melhor opção. Por isso, ao montar um, apresente para ele as possibilidades de escolha, e deixe claro o que ele deve fazer para alcançar cada nível.

Em conjunto, apoie o desenvolvimento profissional do Analista, possibilitando sua participação em eventos, palestras e congressos da área. Isso o manterá atualizado sobre as últimas tendências do mercado, que ele pode se aprofundar ainda mais.

Conhecer as características e o perfil comportamental contribui para o entendimento da forma como cada pessoa trabalha, exercendo conexão e complementaridade nas equipes de trabalho.  Com o conhecimento dos perfis, o RH pode ser mais estratégico. A intenção é elaborar e formar times mais próximos da alta performance.

Os Analistas podem desenvolver suas tarefas de forma mais adequada quando envolvido por um ambiente de trabalho que privilegie suas características. Afinal, o meio envolve no engajamento e envolvimento dos profissionais.

Por isso, a inteligência comportamental deve estar presente em todos os processos do RH, ajudando na tomada estratégica de decisões. Quer descobrir mais? Baixe o nosso e-book completo sobre Gestão Comportamental.

Sanny Vasconcelos
Sanny Vasconcelos
Psicóloga de formação apaixonada pela Educação Corporativa. Desde 2022 integro a Sólides, onde atuo na Unidade de Negócio de Educação, focada na Formação Analista Comportamental e treinamentos Imersão Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Uma nova tendência tem surgido no mercado de trabalho: as férias silenciosas, também conhecidas como rush-cation. Entenda mais!
Conheça mais sobre o teste de perfil STAR, uma ferramenta para traçar o perfil comportamental dos colaboradores e candidatos!
Descubra a importância da prevenção de acidentes de trabalho e como adotar medidas eficazes para garantir a segurança no ambiente laboral.
Rolar para cima