Analistas: entenda mais sobre esse perfil comportamental

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao olhar para as pessoas que fazem parte de uma equipe é fácil identificar os diferentes comportamentos e atitudes que cada um tem diante da mesma situação. Há os que são super expansivos e aqueles que são extremamente reservados. A metodologia DISC define quatro tipos de perfil comportamental: comunicador, executor, planejador e analista.

Cada perfil retrata diferentes particularidades que — em uma equipe de trabalho — são complementares. Um grupo com muitos membros do mesmo perfil pode não chegar ao resultado esperado no mesmo tempo de um time que apresente perfis completivos.

O perfil analista apresenta características como preocupação e atenção ao detalhe. Porém, muitas vezes podem ser confundidos com pessoas que não tem iniciativa ou de pouca proatividade. Quer entender um pouco mais sobre esse perfil comportamental? Continue a leitura!

Como é o perfil comportamental analista?

Executar tarefas repetitivas — como alimentar planilhas de Excel ou desenvolver códigos — são atividades que colaboradores desse perfil gostam de fazer. Eles se destacam em projetos que exijam pesquisas e elaboração de teses, pois gostam de estarem pautados por estudos e serem precisos.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Qualidade e exatidão são palavras-chave desse perfil e, justamente por não querer entregar nada menos do que o melhor, seu comportamento pode ser rígido.

Quem apresenta esse perfil comportamental procura a perfeição em suas entregas e é motivado por altos padrões e eficiência em tudo que faz. Gostam de estudar e se desenvolver constantemente para poder falar com propriedade sobre determinado assunto.

Em alguns casos, a busca pelo trabalho perfeito pode gerar lentidão e pessimismo. O profissional pode se sentir indeciso em seguir por um ou outro caminho, visto que é bastante crítico consigo mesmo.

Quando estão sob pressão costumam se fechar e se calar. O desequilíbrio gerado pela falta de saber como agir em um determinado momento pode levar o analista a se retirar da situação para ir em busca da resposta. 

Como ser líder de analistas?

Líderes são peças fundamentais no desenvolvimento e motivação das equipes. Conhecer melhor o analista é importante para entender como se aproximar, o que levar em consideração na hora de solicitar uma tarefa ou dar um feedback.

O líder deve dar autonomia e estrutura necessária para que a pessoa tenha condições de se preparar para desempenhar suas atividades. O desenvolvimento desse perfil comportamental está atrelado aos estímulos constantes. Reconhecimento positivo é um impulsionador motivacional.

No momento do feedback , o gestor deve organizar o discurso. A reação do analista pode ser negativa, remoendo e guardando as palavras ditas. Entretanto, se a forma de falar for positiva — independente do conteúdo do discurso — é possível deixar o profissional motivado, gerando um clima de confiança e lealdade.

Conhecer as características e o perfil comportamental contribui para o entendimento da forma como cada pessoa trabalha exercendo conexão e complementaridade nas equipes de trabalho. 

Com o conhecimento dos perfis, o RH pode ser mais estratégico. A intenção é elaborar e formar times mais próximos da alta performance.

Os analistas podem desenvolver suas tarefas de forma mais adequada quando envolvido por um ambiente de trabalho que privilegie suas características. Afinal, o meio envolve no engajamento e envolvimento dos profissionais.

Quer entender mais como a gestão comportamental pode impactar a empresa? Acompanhe nosso Instagram, Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de nossas atualizações!


3
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesEdmilson Tubias Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Edmilson Tubias
Visitante
Edmilson Tubias

Muito bom ter lido este conteúdo rico em informações importantes para uma base e crescimento de um Grupo de trabalho de uma determinada empresa. Parabéns à todos que elaboraram este material.
Boa tarde.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Edmilson. Tudo bem?
Que ótimo que você gostou desse material.
O conteúdo faz parte de uma série que fizemos para falar sobre cada um dos perfis. Você pode conferir todos os outros nos links: planejador, executor e comunicador.

Abraços! 🙂

trackback

[…] e comunicadores, por exemplo. Mas pode haver um vaga nesse time que demande alguém com perfil analista para trazer equilíbrio ao grupo e não deixar que atividades mais burocráticas deixem de ser […]