Categories: Produtividade

PDI: o que é e como ele pode ser usado no RH?

Tempo de leitura: 2 minutos

Encontramos na vida, situações nas quais nos deparamos com obstáculos que dificultam nossa trajetória para atingir nossos objetivos.

Porém, se os conhecemos, não deveríamos nos sentir presos ao tentar realizá-los, certo? Mas, afinal, como definir nossas metas e realizá-las rapidamente? O PDI, sigla para Plano de Desenvolvimento Individual trata exatamente deste tópico.

O que é PDI e como ele sofre?

O PDI tem a finalidade de auxiliar o alcance de metas de curto e longo prazo relacionadas tanto a carreira, quanto a vida pessoal.

Ele organiza suas ideias, desejos e os transforma em um plano que visa executá-los. Priorizando inicialmente, os de curto prazo: linkando as competências que quer desenvolver com as atividades que deverá realizar.

Assim, o PDI  é capaz de aumentar exponencialmente a motivação,o foco,a produtividade e a energia para o trabalho. O ideal, é que o plano e sua execução sejam acompanhados por um profissional, como um mentor ou um coach, para auxiliá-lo na escolha de seus objetivos, mas é possível realizá-lo sozinho.

Como fazer?

Para começar seu PDI a primeira coisa a se fazer é construir objetivos. Podem ser de curto, médio ou longo prazo, e pode ser somente um objetivo também.

Após defini-los, é necessário traçar seus pontos fracos e fortes. Este passo é essencial para entender o que deverá elaborar para alcançar tudo que aspira.

Estabeleça prazos e separe tempo para cada ação/exercício necessário para atingir determinada meta. É importante ter conhecimento dos custos de cada ação, tanto relacionados  a dinheiro quanto relacionados a tempo, para não ser pego de surpresa.

Faça uma análise da sua situação atual. Implemente o plano estabelecido e adapte o que for necessário de acordo com a interpretação dos resultados.É fundamental não se precipitar, o PDI funciona por passos. É necessário manter o foco e produzir, tendo em mente que a estratégia pode ser sempre modificada.

Um Plano de Desenvolvimento Individual normalmente possui esta estrutura:

Como ele pode ser usado no RH?

O PDI é extremamente eficiente se utilizado para o desenvolvimento individual, mas quais suas vantagens se usado no RH?

O plano de desenvolvimento individual é muito utilizado em empresas atualmente, pois é capaz de alavancar o desempenho dos funcionários de acordo com suas competências.

Ele pode também alinhar o mindset do colaborador com a missão e aos valores da empresa, o motivando para atingir seus objetivos de acordo com o que a organização preza.

Quando utilizado dentro do RH, o PDI também é direcionado a um desejo pessoal, porém relacionado ao trabalho. Como por exemplo: a uma promoção ou a um bônus.

Se aplicado a todos os membros de uma equipe é possível perceber se os perfis comportamentais de todos estão alinhados tanto em pontos fortes e fracos quanto em anseios e expectativas.

Podendo assim, entender motivos de conflitos, discussões, falta de produtividade e motivação.

Com a ajuda do PDI, todos estes fatores podem ser otimizados individualmente, gerando assim, uma convivência e energia melhor dentro de cada time.


Recent Posts

Admissão: o que é e como fazê-la de forma correta

Certamente, você tem uma ideia básica do que uma admissão significa, correto? Dentro do recrutamento e seleção, ela pode ser… Read More

19 horas ago

14 tendências de RH para você investir em 2020

A sua empresa já está preparada para as tendências de RH em 2020? A cada ano, o setor é surpreendido… Read More

4 dias ago

Entrevista de desligamento: o que é e como ela pode ajudar

Um dos momentos mais delicados em uma organização é o processo de demissão. Mas a entrevista de desligamento pode ser… Read More

5 dias ago

3 vantagens da avaliação 360° para a sua empresa

O feedback é uma das ferramentas estratégicas mais importantes para uma empresa. É por meio dele que os gestores podem… Read More

5 dias ago

Saiba desenvolver treinamentos para seus colaboradores

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos… Read More

6 dias ago

Onboarding: descubra a importância da integração entre colaboradores

Se você trabalha com RH, em algum momento já deve ter ouvido falar sobre onboarding. O grande desafio de todo… Read More

7 dias ago