5 passos para ter um processo seletivo eficiente

grupo de funcionários durante um processo seletivo eficiente
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

O processo seletivo eficiente é uma das principais necessidades do RH. Por meio dele, é possível contratar pessoas realmente competentes e que tenham aderência à cultura organizacional. A questão é: como estruturar esse processo?

Uma boa seleção é um procedimento obstativo, ou melhor, composto por muitas etapas diferentes — que vão desde a correta divulgação da vaga até o mapeamento do perfil comportamental dos candidatos. Isso garante uma boa contratação.

Pensando nisso, criamos um post que mostra o passo a passo para arquitetar um processo seletivo eficiente. Continue lendo nosso conteúdo!

1. Analise e descreva o cargo

Antes de qualquer outra coisa, é importante conhecer a vaga que será preenchida. Para isso, é indicado que realize uma desenho do cargo, definindo quatro informações-chave:

  • quais as principais tarefas ou atribuições;
  • quais conhecimentos, habilidades e atitudes o cargo demanda;
  • a quem está subordinado;
  • (se houver) quem é subordinado.

Assim, conseguirá entender melhor o perfil que deseja contratar, fazer uma boa descrição do cargo e escolher os melhores canais de comunicação para divulgar a vaga.

2. Divulgue a vaga em aberto

Atualmente, é possível utilizar uma infinidade de canais para anunciar as vagas de emprego. Porém, é importante definir um canal que seja realmente eficiente. Os mais utilizados são:

Também é importante saber vender o seu “peixe”, ou melhor, tornar seu anúncio de trabalho atraente para profissionais talentosos. Para isso, fale sobre a cultura da companhia, principais benefícios, propósito de atuação no mercado, etc.

3. Faça a triagem inicial dos currículos

Muitos dos currículos recebidos não serão adequados à vaga. Para não perder tempo com esses candidatos, é importante que faça a primeira triagem. Elimine qualquer currículo que não corresponda ao cargo inicialmente descrito.

4. Realize as primeiras entrevistas

Esse é o momento em que o processo seletivo realmente começa e é hora de ficar cara a cara com alguns candidatos. É importante levar algumas dicas em consideração:

  • deixe o ambiente agradável para que o candidato sinta-se à vontade;
  • crie uma entrevista estruturada, com perguntas estratégicas;
  • tenha o currículo do candidato em mãos para tirar eventuais dúvidas;
  • esteja disposto a responder eventuais dúvidas do candidato;
  • após a entrevista, anote tudo o que considerar importante.

Pode-se realizar mais de uma entrevista, desde que haja uma real necessidade. Algumas empresas, hoje, apostam em entrevistas on-line para economizar tempo e dinheiro.

Curso grátis: Aprenda com a especialista em Gestão de Pessoas Fabiane Vareira a conduzir um processo seletivo humanizado para gerar resultados por meio das pessoas com ética e responsabilidade!

5. Realize testes de habilidade e comportamento

Para conhecer mais profundamente o profissional, é importante realizar uma bateria de testes. Isso pode variar muito de acordo com cada empresa, os mais comuns são:

  • dinâmicas em grupo;
  • testes de conhecimento específicos;
  • mapeamento do perfil comportamental;
  • testes psicológicos;

Ao mapear o perfil comportamental do candidato, conseguirá contratar alguém que realmente tenha aderência à empresa e ao cargo. Mas é importante utilizar um software que facilite esse mapeamento, tornando-o mais ágil, objetivo e seguro.

Veja, são atividades simples e que podem otimizar a contratação de novos profissionais. Ao aplicá-las, conseguirá contratar talentos, fomentar equipes de alto desempenho e, por consequência, tornar o empreendimento muito mais competitivo.

Agora que está por dentro do assunto e conhece o passo a passo para o processo seletivo eficiente, aproveite sua visita e confira nosso Guia Completo sobre Recrutamento e Seleção!

Amanda Silva
Amanda Silva
Psicóloga, com MBA em Gestão de Recursos Humanos, atuo há mais de 7 anos com recrutamento e seleção, grande bagagem em empresas de tecnologia, com definição de estratégias para atração e seleção de talentos. Hoje está como Supervisora do time de Talent Acquisition da Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima