O processo seletivo eficiente é uma das principais necessidades do RH. Por meio dele, é possível contratar pessoas realmente competentes e que tenham aderência à cultura organizacional. A questão é: como estruturar esse processo?
Uma boa seleção é um procedimento obstativo, ou melhor, composto por muitas etapas diferentes — que vão desde a correta divulgação da vaga até o mapeamento do perfil comportamental dos candidatos. Isso garante uma boa contratação.
Pensando nisso, criamos um post que mostra o passo a passo para arquitetar um processo seletivo eficiente. Continue lendo nosso conteúdo!
1. Analise e descreva o cargo
Antes de qualquer outra coisa, é importante conhecer a vaga que será preenchida. Para isso, é indicado que realize uma desenho do cargo, definindo quatro informações-chave:
- quais as principais tarefas ou atribuições;
- quais conhecimentos, habilidades e atitudes o cargo demanda;
- a quem está subordinado;
- (se houver) quem é subordinado.
Assim, conseguirá entender melhor o perfil que deseja contratar, fazer uma boa descrição do cargo e escolher os melhores canais de comunicação para divulgar a vaga.
2. Divulgue a vaga em aberto
Atualmente, é possível utilizar uma infinidade de canais para anunciar as vagas de emprego. Porém, é importante definir um canal que seja realmente eficiente. Os mais utilizados são:
- páginas de carreira;
- redes sociais;
- sites de empego.
Também é importante saber vender o seu “peixe”, ou melhor, tornar seu anúncio de trabalho atraente para profissionais talentosos. Para isso, fale sobre a cultura da companhia, principais benefícios, propósito de atuação no mercado, etc.
3. Faça a triagem inicial dos currículos
Muitos dos currículos recebidos não serão adequados à vaga. Para não perder tempo com esses candidatos, é importante que faça a primeira triagem. Elimine qualquer currículo que não corresponda ao cargo inicialmente descrito.
4. Realize as primeiras entrevistas
Esse é o momento em que o processo seletivo realmente começa e é hora de ficar cara a cara com alguns candidatos. É importante levar algumas dicas em consideração:
- deixe o ambiente agradável para que o candidato sinta-se à vontade;
- crie uma entrevista estruturada, com perguntas estratégicas;
- tenha o currículo do candidato em mãos para tirar eventuais dúvidas;
- esteja disposto a responder eventuais dúvidas do candidato;
- após a entrevista, anote tudo o que considerar importante.
Pode-se realizar mais de uma entrevista, desde que haja uma real necessidade. Algumas empresas, hoje, apostam em entrevistas on-line para economizar tempo e dinheiro.
Curso grátis: Aprenda com a especialista em Gestão de Pessoas Fabiane Vareira a conduzir um processo seletivo humanizado para gerar resultados por meio das pessoas com ética e responsabilidade!
5. Realize testes de habilidade e comportamento
Para conhecer mais profundamente o profissional, é importante realizar uma bateria de testes. Isso pode variar muito de acordo com cada empresa, os mais comuns são:
- dinâmicas em grupo;
- testes de conhecimento específicos;
- mapeamento do perfil comportamental;
- testes psicológicos;
Ao mapear o perfil comportamental do candidato, conseguirá contratar alguém que realmente tenha aderência à empresa e ao cargo. Mas é importante utilizar um software que facilite esse mapeamento, tornando-o mais ágil, objetivo e seguro.
Veja, são atividades simples e que podem otimizar a contratação de novos profissionais. Ao aplicá-las, conseguirá contratar talentos, fomentar equipes de alto desempenho e, por consequência, tornar o empreendimento muito mais competitivo.
Agora que está por dentro do assunto e conhece o passo a passo para o processo seletivo eficiente, aproveite sua visita e confira nosso Guia Completo sobre Recrutamento e Seleção!