Qual o perfil comportamental dos participantes do BBB 22 e como eles reagem às situações?

Tempo de leitura: 15 minutos

Não é novidade que o Big Brother Brasil é um jogo de relações interpessoais. Também não é segredo que, para encaixar no entretenimento dos brasileiros, os participantes do BBB são escolhidos a dedo de acordo com seus perfis.

E por falar em perfis, trouxemos para a mesa quem é referência no assunto: a Sólides

Isso mesmo, o time de especialistas comportamentais da Sólides analisou o perfil dos participantes do BBB 22. Confira as principais características de cada um e como eles reagem às situações do jogo! 

No final deste conteúdo, certamente, você vai se identificar um pouco mais com alguns deles e arriscar a descobrir qual o seu perfil comportamental. Aproveite!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Análise de Perfil Comportamental

O mapeamento do perfil dos participantes do BBB 22 foi feito a partir do Profiler, um processo exclusivo desenvolvido pela Sólides, baseado em 7 metodologias, entre elas a DISC.

Com o Profiler, em apenas 5 minutos, é possível obter mais de 50 informações sobre o perfil comportamental de uma pessoa. Um assessment consolidado no mercado e utilizado por milhares de empresas em processos de recrutamento e desenvolvimento de profissionais.

Trata-se de uma análise que é realizada por meio de um teste que identifica padrões de comportamentos, reações e soft skills. Ao final, um perfil comportamental é estabelecido dentro de um espectro de quatro padrões principais. De forma geral, são eles:

  • Perfil Comunicador: tem excelente habilidade de comunicação e de lidar com pessoas diversas;
  • Perfil Analista: pessoas com grande capacidade analítica, lógica e de organização;
  • Perfil Planejador: aqueles com pensamento estratégico, de planejamento, equilíbrio e paciência;
  • Perfil Executor: pessoas ambiciosas, competitivas, dinâmicas e autoconfiantes.

Em regra, o teste é preenchido pela própria pessoa submetida à análise. Ao final, a inteligência da ferramenta apresenta um relatório completo com o perfil comportamental da pessoa, principais características, comportamentos, áreas de talento, nível de energia e relação interpessoal.

Para analisar os participantes do BBB 22, o time da Sólides se baseou nos acontecimentos mostrados pelo programa: situações, reações, características do dia a dia e comportamento nas festas, jogos, provas, discussões e até mesmo nas alianças formadas.

Aproveite esse momento para comparar as características de cada um e tentar descobrir qual é o seu perfil comportamental!

imagem com a foto de cada participante do BBB 22
Reprodução Globo

O perfil comportamental dos brothers

Pipoca

Vinícius

Planejador Comunicador

Vinicius (23), cearense, apresenta características de dois perfis. Como comunicador, Vini se relaciona muito bem com muitos participantes do BBB e não tem sido protagonista de conflitos na casa. 

Ainda, busca relações positivas, é extrovertido e se posiciona muito bem em suas falas, uma valiosa característica do perfil Comunicador que o favorece em alguns momentos, como no Jogo da Discórdia, por exemplo . 

Mas apesar do perfil comunicador, seu jogo não é muito aberto e, normalmente, toma decisões baseadas em sua própria experiência e confiança, traços do perfil Planejador

Natália

Executora Comunicadora

Natália (22), mineira, mostra uma personalidade extremamente forte, aproximando-se do perfil Executor. De acordo com as próprias falas da participante, sua história fez com que ela se tornasse uma pessoa aparentemente rígida, independente e autoconfiante. 

Normalmente, a sister não leva desaforo para o edredom e tem sido alvo de muitas votações e alguns desafetos. Mesmo assim, seu lado Comunicador desmonta um pouco dessa força, colocando para fora seu lado sentimental, percebido nitidamente em situações em que ela vai às lágrimas, quando se sente ameaçada por um paredão, por exemplo.

Rodrigo

Executor

Como um Executor, Rodrigo (36) é um baita jogador! O participante paulista foi eliminado justamente por jogar demais, e é isso que um bom Executor faz: trabalha com a lógica, sempre muito direto e determinado. 

Durante o pouco tempo no BBB, muitas vezes, foi visto pelos outros participantes como muito competitivo e agressivo, diziam que ele “deixava as relações de lado para jogar”. Seus dias na casa foram marcados pela desconfiança dos brothers em relação a amizade com ele. 

Em momentos mais tensos, como de um paredão ou de uma prova importante, ele tomou muitas decisões que partiram do seu medo, mas sem deixar que ele perdesse o seu foco: que era jogar.

Bárbara

Executora

Essa gaúcha também chegou com muita personalidade! Aos 29 anos, Bárbara demonstrou ter muito controle e racionalidade nas provas, tanto que a primeira imunidade veio com uma prova de resistência vencida com sucesso. 

Em muitos momentos, em sua relação com outros participantes, ela se mostrou sincera e direta, o que também a fez destacar nos jogos da discórdia. Firme em suas colocações, ela aparenta ser muito confiante em suas opiniões, e não é qualquer paredão que vai fazê-la mudar de ideia ou estremece-la. 

Nesse sentido, enfrenta com coragem as mais tensas situações, o que a aproxima do perfil Executor.

Lucas

Analista

Lucas (31) tem muitas características do perfil Analista. Esse capixaba demonstra certa passividade, introspecção e, às vezes, pode transmitir uma imagem de desinteresse dentro do BBB. Mas esse é o jeitinho dele mesmo! Pessoas com esse perfil são muito desconfiadas e sempre procuram evitar riscos, o que até certo ponto deu certo para ele no jogo. 

Apesar de muitas pessoas dizerem que têm pouca afinidade com ele, o paredão não tem sido rotina para Lucas. Observador e paciente, com traços conservadores, ele não tem sido protagonista de grandes movimentações no jogo. E é justamente essa capacidade analítica e determinada que o favorece em provas de concentração, por exemplo.

Eslovênia

Comunicadora

Eslovênia (25) não tem dificuldade nenhuma em se comunicar com os outros participantes. Durante o confinamento, a paraibana tem se mostrado muito extrovertida, comunicativa e sociável. Vive intensamente as provas e as festas, a ponto até de perder estalecas por seus exageros. 

Ela tem demonstrado ser uma pessoa muito espirituosa e otimista, mas, muitas vezes, é mal interpretada em suas falas, já que ela não tem muito filtro. Essas características do perfil Comunicador, ao mesmo tempo que favorecem a relação interpessoal, podem prejudicá-la em situações em que ela se excede e causa impactos negativos para o grupo, como a perda de estalecas.

Eliezer

Comunicador Analista

Eli (31) é um Comunicador um pouco mais contido, porém muito sociável. Este carioca tem demonstrado ser um participante muito comunicativo, equilibrado e que vive intensamente as festas. Muito animado, ele não perde uma brincadeira, uma risada e nem uma paquera, não é mesmo? 

Apesar das características de comunicador, ele também demonstra traços de Analista, por ser uma pessoa não muito expansiva, mais sensível e, às vezes, introspectiva. Ainda, evita protagonizar conflitos, por isso temos visto muitas conversas do Eli pedindo desculpas para outros participantes. Isso porque, ele preza pelo bom relacionamento, como um bom Comunicador faz.

Jessilane

Planejadora Comunicadora

A baiana Jessi (26) apesar de comunicativa e calorosa, muitas vezes, demonstra insegurança e sensibilidade mais elevadas, características mais próximas ao perfil Planejador

No paredão, quase não se aguentou de tanto chorar e teve certeza que seria eliminada. É bastante insegura, considerando os sentimentos e opiniões dos outros para se certificar de que está fazendo a coisa certa. Assim, o perfil Planejador parece se destacar mais em Jessi.

Luciano

Comunicador Executor

Luciano (28), de Santa Catarina, foi o primeiro eliminado do BBB 22. Ele mesmo, o que sempre sonhou em ser famoso. Mas não podíamos esperar outra coisa dele! Luciano se aproxima do perfil Comunicador, ou seja, demonstra ser muito carismático, sociável e sonhador. 

Para ele, status e progressão na carreira são muito importantes. Ainda, como um bom Executor, ele deseja avanços e decisões rápidas, sendo muito direto em suas ações e nas suas falas.

Laís

Planejadora

Lais (30) aparenta ser uma Planejadora nata! Mostra-se muito cordial, positiva e calorosa, porém é mais cautelosa, paciente e precisa. Nesse sentido, ela é bem observadora e uma boa ouvinte, o que ajuda bastante nas provas e no jogo. 

Além disso, ela inspira simpatia, o que fez com que até agora ela não tenha sido alvo de nenhuma votação. No entanto, essa característica leva à percepção de que ela não quer se comprometer, tendo conversas difíceis cara a cara, tendo medo de se indispor com suas conexões.

banner para baixar ebook sobre Perfil Comportamental: O guia completo para sua carreira e gestão-bbb

Camarote

Naiara Azevedo

Comunicadora

Sua capacidade comunicativa é indiscutível! Naiara Azevedo (32), cantora sertaneja, adora se expressar, dizer suas opiniões e chamar atenção para si. 

Apesar desse jeito chamativo, ela também apresenta características muito acolhedoras e de sensibilidade, que são traços de um Comunicador. Não é à toa que ela era a “salvadora” da turma da xepa, pois adora cozinhar, cuidar dos amigos e valorizá-los. Desse modo, seguiu a linha de “agradar a todos”.

Tiago Abravanel

Comunicador Planejador

Apesar de ser um grande Comunicador e artista, Tiago Abravanel (34) é também muito ponderado, equilibrado e, em seus discursos, diz priorizar os relacionamentos no jogo. Tanto no jogo da discórdia quanto na liderança, Tiago foi reconhecido com bons discursos e argumentações, de forma calma, ponderada e firme. 

Ademais, sabe conduzir pontos de vista e tem qualidades intuitivas para ouvir e se adaptar a novas situações, buscando sempre fugir de conflitos dentro do BBB. Isso prova suas habilidades de sociabilidade, autoconfiança e comunicação. Somado a isso, Tiago também apresenta características de um Planejador. Muitas vezes, ele “esconde” o seu jogo.

Linn da Quebrada

Comunicadora

Mais uma Comunicadora para a quebrada! Lina (31), a Linn da Quebrada, é outra participante extrovertida, divertida e muito comunicativa. Desde que entrou, vem demonstrando simpatia e coerência em seus posicionamentos. 

Além disso, ela demonstrou ser muito leal, intuitiva e de personalidade forte e positiva. Ainda, tem grande capacidade de construir redes e fortalecer grupos. Sempre que possível, concentra-se nos aspectos positivos, o que a torna forte na construção de relações na Casa.

Douglas Silva

Executor

Mesmo sendo pontuado por muitos no jogo da discórdia como “esconde o jogo”, Douglas Silva (33) segue seu instinto de Executor. Ele é um jogador bem controlado, tanto que passou pelo primeiro paredão bem tranquilo e confiante. 

Ainda, demonstra ter opiniões fortes e ser muito competitivo, sempre buscando seus objetivos no jogo e traçando novas estratégias. O perfil Executor é assim: focado na missão, quer alcançar o objetivo, com determinação. 

Mas Douglas pode se perder ao querer “ganhar a qualquer custo” e deixar de lado o fortalecimento das relações pessoais com os demais participantes.

O reflexo desse comportamento pode ser observado na própria reação dos outros participantes, que respondem e se relacionam com ele de acordo com as características do seu perfil dominante.

Jade Picon

Analista Executora

Jade (20) é uma líder e uma influenciadora nata, demonstrando controle sobre o jogo. Tem se mostrado muito racional, lógica e focada, características marcantes do perfil Analista que trazem muita vantagem para ela nas provas de memória, raciocínio e concentração.

Além disso, aparenta ser desconfiada e sempre cautelosa, não compartilhando todas as informações sobre seu jogo. Guarda para si e comunica no momento em que avalia ser o correto.

Ademais, tem entradas em vários grupos, porém é cautelosa com os vínculos que faz. Tem comportamento mais calculista, é observadora e faz importantes análises de risco. Ao mesmo tempo, ela se mostra muito focada na missão do jogo e até o momento não perdeu o foco na missão, o que a aproxima também do perfil Executor.

Maria

Executora

Maria (21) é uma atriz muito focada e direta, tem se mostrado uma mulher de atitude e decidida. Sua aparência e comportamentos mais rígidos, muitas vezes, caem em tons agressivos e ríspidos, o que chamou muito a atenção, especialmente, nos jogos da discórdia. 

Ainda, demonstra confiança e firmeza em seus posicionamentos e dificilmente troca de opinião. Tem personalidade forte e influência sobre as pessoas ao seu redor. Todos esses atributos a aproximam do perfil Executor, reforçando sua competitividade, concentração e foco no jogo, o que pode prover a ela muita força, mesmo em momentos de mais tensão.

Brunna Gonçalves

Analista Planejadora

A bailarina Brunna (30) está sendo apontada como “planta” na casa. Mas será que é mesmo? Na verdade, o jogo de Brunna é um pouco mais silencioso, o que pode ser visto de uma maneira mais passiva. 

Ao analisarmos seu perfil e seus comportamentos no BBB, é possível entender que ela é uma jogadora introvertida, muito observadora e crítica. Não gosta de se arriscar e tem uma alta dose de desconfiança. Além disso, ela tem poucas e leais conexões e parece ter dificuldade em se abrir para muitas pessoas.

Pedro Scooby

Comunicador Executor

Scooby (31) é um carioca muito sociável. Tem bom relacionamento com todos os participantes do BBB. Mas seus comportamentos despreocupados demais incomodam alguns participantes, o que fez com que ele já tenha recebido alguns votos ao paredão. 

Além disso, é expansivo, relacional e está sempre em busca da aprovação do grupo. Seu lado otimista o ajuda a trilhar com leveza mesmo os momentos menos agradáveis, como o monstro da semana. 

Apesar desse jeito comunicativo e aventureiro, também apresentou alguns comportamentos do perfil Executor. Por fim, é muito decidido e tem opiniões firmes, não dando o braço a torcer nas discussões.

Arthur Aguiar

Planejador Executor

Arthur Aguiar também apresenta características de dois perfis: Planejador e Executor. Planejador, porque demonstra características de um jogador racional e estratégico. Mas conta com traços de executor. 

Um bom exemplo para perceber o perfil Executor em Arthur é o de quando, ao se sentir ameaçado a ir para o paredão, ele fez de tudo para fugir da situação que daria fim ao seu jogo.

Ainda, demonstrou ser altamente estrategista e focado em seu objetivo, sempre procurando movimentar seus aliados. Não se intimida em situações de conflitos e é sempre muito argumentativo e impositivo.

Paulo André

Planejador Analista

O atleta PA, apesar de ser muito extrovertido e brincalhão, não se mostrou muito no jogo. Paulo André tem característica mais observadora, o que fez com que, muitas vezes, não se posicionasse (nem na paquera, se é que a Jade nos entende!), um clássico do perfil Planejador Analista

Ainda, valoriza bastante seu grupo de amigos e evita ao máximo conflitos na casa. Devido à sua profissão e seu perfil, ele consegue controlar muito bem sua emoção e sua postura em momentos de estresse no jogo.

Apresentador

Tadeu Schimidt

Comunicador Planejador

É claro que não poderíamos deixar de falar dele: uma das novidades do BBB 22. O apresentador Tadeu Schimidt conquistou o público com facilidade. Seguro, calmo, simpático e confiante, mostrou-se muito à vontade desde a estreia. Ele não deixa de falar o que precisa e, até mesmo, de fazer correções sobre suas próprias falas.

Um grande comunicador e planejador, na profissão e no perfil, de acordo com as percepções que temos como telespectador. Isso porque, demonstra características como assertividade na condução de pontos de vista, qualidades intuitivas para ouvir e se adaptar à situação ao vivo e pelo seu jeito envolvente, atento, observador, dinâmico e entusiasmado. 

Próximo Passo!

Impressionante como o perfil comportamental, de fato, sintetiza as ações e os comportamentos das pessoas, não é mesmo? E você, com qual perfil se identificou? Conta pra gente nos comentários!

Para além do BBB, na vida real e, principalmente, no mercado de trabalho, a análise do perfil comportamental é central para o autoconhecimento, desenvolvimento e para uma melhor gestão de pessoas e relações. 

Quer entender mais sobre perfis comportamentais? Leia o artigo e conheça os tipos de Perfis Profissionais dentro da sua empresa!

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments