O que é palestra motivacional?

Tempo de leitura: 7 minutos

Esse conteúdo foi originalmente produzido pela equipe da Palestra para Professores.

Sem tempo para ler sobre Palestra motivacional? Aperte o play para ouvir este artigo!

Palestra motivacional é a arte da comunicação de falar em público sobre problemáticas e oferecer soluções práticas para resolver conflitos emocionais e organizacionais dos seus ouvintes. 

Por esta razão existem empresas e palestrantes profissionais que fazem palestras, treinamentos e workshops para gerar resultados positivos para diversos profissionais.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Palestra motivacional X reunião

Muitas pessoas confundem o que é palestra motivacional para empresas com eventos corporativos como uma reunião. Porém as palestras motivacionais para empresas são um evento que visa transmitir empenho, motivação e mudança na vida das pessoas através de temas que geram reflexão, E claro, conhecimento seja de modo geral ou autoconhecimento que, sem dúvidas, é fundamental para a evolução humana.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esse tipo de evento é diferente de uma reunião justamente por ter uma estrutura diversificada. 

A “palestra para professores” ou líderes não foca apenas na cobrança do público por atitudes específicas, mas que compartilha informações geram novas percepções. Ela busca transformar formas de pensar, agir e planejar a vida pessoal ou profissional.

Ou seja, é como se a palestra fosse focada no “eu” de cada participante para que depois gere mudanças na vida profissional, relacional e interna. O foco é a evolução da pessoa para que ela comece a enxergar o seu potencial, responsabilidade e assim por diante.

Entender o que é uma palestra motivacional torna o desenvolvimento do evento mais simples, portanto, se ainda tem dúvidas do que ela representa ou como funciona continue lendo o texto.

Por que a palestra motivacional melhora os profissionais?

É muito comum escutar de pessoas que participaram de palestras motivacionais que elas saíram melhores do que entraram no evento e isso porque a maioria das palestras tem por objetivos levantar os problemas do público e apresentar soluções mesmo que “desagradáveis”.

Para entender o que é uma palestra motivacional é preciso ir além da ideia de que as pessoas comparecem a esses eventos para ouvir palavras de efeito, notícias boas e coisas do tipo, pois é justamente o contrário que acontece. Esses eventos têm por objetivo fazer a pessoa sair da sua zona de conforto e enxergar a realidade que ela pertence para buscar soluções na vida.

Ou seja, pode-se dizer que uma palestra motivacional muitas vezes é dolorosa, mas necessária para que a pessoa enxergue o real problema e busque soluções que a façam feliz.

Quais os benefícios de uma palestra motivacional?

A palestra motivacional pode oferecer muitos benefícios para o público e inclusive para o promotor do evento, pois no caso de uma empresa, por exemplo, a realização de uma palestras motivacionais para pequenas empresas com foco motivacional pode ajudar a sua equipe de colaboradores a oferecer mais resultados a empresa por fazê-los entender o seu potencial e importância.

É claro que algumas palestras tem o foco na transmissão de informações, mas por serem motivacionais é possível trabalhar o “eu” de cada participante visando fazê-los olhar para si, entender os seus problemas, o que precisam mudar e como fazer isso em busca da felicidade seja ela relacionada a sua vida pessoal como também questões profissionais.

Portanto, dentre os principais benefícios de uma palestra motivacional é possível destacar:

Como fazer uma palestra motivacional?

Fazer uma palestra motivacional requer muita pesquisa, planejamento e preparo. No entanto, algumas pessoas acreditam que basta ter um tema interessante e conversar com as pessoas de forma aleatória, mas na verdade é preciso tomar precauções para o evento ser eficiente.

Conhecer o público, por exemplo, é um dos principais passos nesse processo de fazer uma palestra motivacional, pois antes de oferecer uma solução ao problema é preciso conhecê-lo a fundo, assim como entender as necessidades, desejos e afins relacionados ao público.

Mas, além disso, também existem outros passos e pesquisas que devem ser priorizados ao fazer uma palestra motivacional a fim de garantir o seu sucesso e engajamento das pessoas. Confira abaixo um passo a passo indispensável para fazer uma palestra motivacional.

1. Defina e entenda o público-alvo da palestra motivacional

O primeiro passo para fazer uma palestra motivacional, como dito acima, é conhecer o público que se beneficiará do evento, pois isso abre um leque de possibilidades para fazer o seu desenvolvimento. Entenda quem são as pessoas que estarão presentes e suas necessidades.

2. Escolha um tema em que o público-alvo se identificará

Ao entender quem é o público é importante que comece a estudar temas que possam atrair a sua atenção fazendo com que eles se identifiquem. Aliás, temos várias sugestões de temas que vão ajudá-lo a fazer uma palestra motivacional de sucesso que gere mudança no público.

3. Crie uma estrutura para que a palestra seja um sucesso

É importante que após conhecer o público e definir um tema comece a criar uma estrutura que possibilitará que o evento seja um sucesso. Por exemplo, nesse momento é preciso definir o local em que a palestra acontecerá tempo de duração e outros detalhes estruturais do evento.

4. Planeje a palestra para que ela seja executada de forma eficiente

Outro passo importante para fazer uma palestra motivacional é o planejamento dela em si que, no caso, diz respeito a forma como o tema será abordado. Defina linguagem, apresentação do conteúdo, dinâmicas, intervalos e outros que ajudam a transmitir o assunto para o público.

No planejamento para fazer uma palestra motivacional também pode ser interessante cogitar o uso de materiais de apoio que vão ajudar o público a perceber o tema com mais qualidade. O uso de apostilas, banners, slides, vídeos e dentre outros são exemplos de materiais de apoio.

5. Faça a divulgação do evento visando alcançar o público-alvo

Assim que definir o público, o tema, a estrutura e planejar o “corpo” da palestra em si é preciso começar a sua divulgação para que o evento, de fato, aconteça. Faça o evento ser conhecido pelo público e esteja pronto para recebê-lo com qualidade, conforto e segurança.

6. Procure palestrantes qualificados ao evento

A palestra motivacional tem um diferencial em comparação aos outros eventos que seguem essa linha. E a meta é motivar e transformar, pois no caso ela age como um treinamento cuja o profissional tem qualificação suficiente de treinar ou estimular a mudança das pessoas.

Ou seja, se deseja realizar esse tipo de evento é necessário procurar um palestrante que tenha:

  • capacitação;
  • experiência;
  • qualificação em fazer “coaching”.

Para que os indivíduos presentes na palestra consigam enxergar os problemas, definir sua capacidade e atingir seus interesses.

Procure por pessoas qualificadas e identifique as opiniões de pessoas que já participaram de seus eventos para entender como funciona a palestra e se é aquilo que você deseja.

7. Analise a forma como o palestrante faz o evento e veja se é o que procura

Outra dica para fazer uma palestra motivacional é analisar o profissional e a forma como ele realiza o evento. É possível assistir vídeos ou inclusive comparecer a uma de suas palestras para identificar o seu potencial, se a forma como palestra é interessante e outros.

É importante que você contrate o palestrante sabendo do seu potencial e principalmente compreendendo a sua temática. Ou forma de abordar determinados assuntos preferidos dos jovens, pois isso influencia diretamente na forma como a mensagem é absorvida pelo público.

Portanto, analise todas as informações cabíveis que possam fazer a diferença na hora de contratar a palestra motivacional. E lembre-se que a palestra pode ser feita na sua escola, empresa e dentre outros.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan Prado
9 meses atrás

Palestra motivacional a mim é algo sempre muito dificil de fazer. Ela chega a inspirar, mas não muda comportamento. Como medir o impacto de uma palestra motivacional?

Giuliano Sales
Admin
9 meses atrás
Reply to  Ivan Prado

Ei, Ivan. Tudo bem?
Acompanhar índices de produtividade, absenteísmo e os objetivos do dia a dia são algumas formas de encontrar o impacto de uma palestra.
É importante, porém, traçar um objetivo bem claro sobre as intenções da palestra motivacional.
Abraços.