Página de carreira: Entenda a importância no R&S, o que não pode faltar e o que evitar

Tempo de leitura: 12 minutos

Uma página de carreira ideal é aquela que entrega o que os candidatos estão buscando: a melhor oportunidade de trabalho. Quando um profissional acessa a seção “Trabalhe conosco” de uma empresa, ele está buscando, além de um emprego, um lugar incrível para desenvolver sua carreira

Neste conteúdo, você vai conhecer a importância de manter uma página de carreira atraente e completa, além dos benefícios que esse instrumento oferece. Com nossas dicas, mostraremos como criar esse espaço e o que deve ser evitado para ter sucesso na empreitada.

Continue a leitura e descubra também como a Sólides pode ajudar a sua empresa a atrair os melhores talentos para qualificar ainda mais seus times. Acompanhe!

O que é uma página de carreira

Trata-se de um espaço disponível para anunciar oportunidades de trabalho e funciona como um mural online onde candidatos buscam novas oportunidades de contratação ou promoção.  

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Ainda, essa ferramenta, também conhecida como “Trabalhe conosco”, é muito utilizada pelas empresas nos processos de recrutamento e seleção. Já que é nela que o departamento de Recursos Humanos divulga vagas em aberto, informações institucionais e outras que sejam de interesse profissional. 

Uma página de carreira bem estruturada representa um atrativo para os profissionais do mercado. Assim, quanto mais organizada e atualizada, melhores serão as contratações. 

Portanto, os gestores devem apostar na página de carreira como um importante acesso para os talentos de fora. Mas também para os colaboradores que desejam prosperar internamente e para quem deseja conhecer a empresa. 

Importância e benefícios de uma página de carreira

Nas empresas, a página de carreira funciona como uma vitrine de boas oportunidades, uma vez que representa um espaço capaz de refletir a imagem da organização. Dessa forma, a seção “Trabalhe conosco” de uma empresa pode potencializar o recrutamento. Não somente, a página de carreira é importante em outros pontos, como veremos a seguir.

Despertar o interesse dos profissionais

Remuneração e vantagens sempre foram fatores de motivação e engajamento. Mas hoje, os profissionais desejam mais do que benefícios trabalhistas e salários justos. Desenvolver a carreira em uma organização que tenha um propósito bem definido, onde eles possam contribuir com suas competências é algo tentador. 

Nesse sentido, a página de carreira representa a materialização das ambições do profissional. É a partir dela que a comunicação com o público-alvo da empresa poderá encontrar oportunidades que se encaixem verdadeiramente em seus anseios. 

Portanto, para tornar a página de carreira mais interessante, as empresas podem apostar em estratégias atrativas, por exemplo, com imagens, vídeos institucionais e conteúdos exclusivos criados pelos atuais colaboradores. 

Motivar os atuais colaboradores

Falando em atuais colaboradores, a página de carreira também é o espaço ideal para motivar os profissionais que já trabalham na empresa. Entenda que times engajados se transformam em embaixadores da marca empregadora e isso conta muito!

Sendo assim, use o espaço para divulgar e valorizar suas equipes, postar fotos do funcionário do mês ou mostrar como a empresa costuma recompensar os resultados obtidos. Outra ação que gera engajamento é produzir vídeos curtos onde os profissionais relatam sua trajetória e suas conquistas na companhia. 

Desenvolver a marca empregadora

A união entre o Marketing e o setor de Recursos Humanos resulta no que chamamos de marca empregadora. O trabalho conjunto fortalece a imagem da empresa e atrai os melhores talentos do mercado. 

Nesse sentido, empresas bem-sucedidas, como Coca-Cola, Natura e Google, investem fortemente no conceito de marca empregadora e todas mantêm páginas de carreira em seus sites. Nesses espaços, elas costumam mostrar ações inovadoras que desenvolvem, projetos criativos, bastidores de campanhas e eventos institucionais

Promover a empresa de forma indireta

Você já ouviu falar naquele ranking conhecido como “Melhores empresas para trabalhar”? Sabia que ele é uma excelente forma das empresas fazerem marketing? A explicação está, mais uma vez, na vitrine, ou seja, se a organização é um local recomendável para atuar, certamente, ela tem políticas que valorizam os profissionais e cuidam do bem-estar dessas pessoas. 

Quando uma empresa promove relações trabalhistas éticas e justas, ela se destaca no mercado e atrai profissionais de alto desempenho. Esse marketing indireto pode ser obtido também com divulgação nas páginas de carreira. 

Fornecer métricas e índices

Além de ser uma ferramenta excelente nos processos de recrutamento e seleção, a página de carreira pode ser um instrumento interessante na obtenção de índices e métricas. Assim, se o número de acessos é muito baixo ou se o tempo médio de permanência na página é insignificante, por exemplo, talvez seja necessário rever suas estratégias. 

Esses fatores podem significar que a marca da sua empresa não está sendo bem divulgada ou não há interesse suficiente dos potenciais candidatos. Como consequência, os profissionais não levam adiante a vontade de visitarem o site da organização. 

Banner-Employer_Branding

Como fazer uma página de carreira

Criar e manter uma página de carreira para a empresa requer dedicação e certa dose de criatividade. Desse modo, se a intenção é despertar o interesse dos usuários e atrair novos talentos, ela precisa ser autêntica, atraente e, de preferência, deve refletir o DNA da companhia. 

Mas fazer uma página de carreira pode ser uma tarefa simples, seguindo as dicas que separamos para você, é possível envolver o público-alvo e criar um diferencial competitivo. 

Conheça bem a cultura da empresa

A imagem e a reputação de uma empresa devem estar alinhadas com a cultura organizacional. E transmitir isso na página de carreira é fundamental para estabelecer uma “conversa” com os profissionais que chegam até ela. Entenda que conteúdos muito genéricos ou com pouca informação demonstram falta de identidade e espantam perfis profissionais qualificados. 

Use bons depoimentos

Se a empresa é vista pelos colaboradores como um ótimo lugar para trabalhar ou tem o perfil para integrar a lista Great Place to Work, por que omitir essas informações? Divulgue esse ponto positivo na página de carreira da sua empresa! 

Para tanto, colete depoimentos de colaboradores que se sentem realizados profissionalmente e mostre-os aos potenciais candidatos. Essa estratégia também funciona como uma ferramenta para retenção de talentos, pois, com certeza, os colaboradores envolvidos se sentirão valorizados. 

Mostre o cotidiano da empresa

Empresas são feitas de pessoas, certo? Logo, se o objetivo da página de carreira é atrair novos talentos, nada melhor do que mostrar a eles como funciona a companhia. Assim, registre e divulgue happy hours, eventos comemorativos ou participação voluntária em campanhas sociais. Isso gera engajamento e desperta a vontade de fazer parte.

Produza material audiovisual

Um vídeo institucional com bom roteiro, criativo e dinâmico pode ser um atrativo e tanto para compor a página de carreira da empresa. Trata-se de uma maneira eficaz de mostrar quem trabalha nela, como é atuar nesse local e como seria interessante fazer parte dela

Elabore uma mensagem relevante

Além do vídeo institucional, invista em materiais gráficos para divulgar a mensagem mais adequada sobre a empresa. Quando um profissional em busca de colocação acessa uma página de carreira, ele espera encontrar ali algo que desperte seu interesse. 

Dessa forma, uma mensagem objetiva, criativa e acolhedora pode ser um grande diferencial. Portanto, mostre ao público a alma da empresa, mas não se esqueça de incluir os verdadeiros diferenciais da sua marca e uma descrição de cargos bem-feita. 

O que não pode faltar em uma página de carreira

Uma página de carreira deve mostrar aos visitantes as oportunidades de trabalho disponíveis na empresa. Mas indicar os princípios que conduzem o negócio também é relevante. Assim, fale sobre missão, visão, valores, liderança, entre outros. Confira também outros quesitos que não podem faltar.

Informações sobre a cultura da empresa

Mostre quais são os valores organizacionais, como é o ambiente de trabalho, inclua depoimentos dos colaboradores sobre a experiência de trabalhar nesse local. Para tanto, use a página de carreira para desenvolver sintonia entre a cultura da empresa e as habilidades do profissional. Ainda, aposte no fit cultural e encontre o candidato adequado para a vaga. 

Candidatura simplificada

Quem está procurando uma oportunidade ou uma recolocação no mercado de trabalho, geralmente, está tratando com diferentes empresas. Por isso, o tempo é escasso e ser dinâmico é um diferencial. 

Uma candidatura extensa ou elaborada demais é algo desmotivador. Por isso, procure sempre simplificar a candidatura. Use a página de carreira para encurtar o caminho e facilitar a vida do candidato. 

Lembre-se que, atualmente, as pessoas usam dispositivos móveis também para procurar vagas. Assim, desenvolva um processo de inscrição adaptável para diferentes telas. Outro ponto relevante: inclua uma opção para continuar disponível ao candidato, caso a vaga desejada não esteja mais recrutando, ou seja, crie um banco de currículos, por exemplo. 

Benefícios aos colaboradores

Sabemos que benefícios e vantagens são fatores decisivos na hora de aceitar um emprego. Então, por que omitir essas informações em uma página de carreira? Esses dados são fundamentais para quem busca uma oportunidade e atraem novos talentos. 

Além dos benefícios básicos como assistência médica, odontológica e plano de aposentadoria, inclua outros mais específicos que façam a diferença. A sua empresa desenvolve projetos de responsabilidade social? Divulgue essa informação. 

Ainda, os colaboradores contam com horários flexíveis, convênios, descontos, programas de aprendizado? Inclua esses benefícios na página de carreira. 

Um blog de seus colaboradores 

Poucas empresas apostam nesse diferencial para melhorar seu employer branding. O que é um erro, pois um blog específico sobre as pessoas – que são o maior patrimônio em uma empresa – pode ser um super atrativo.

Sendo assim, use-o para aprofundar assuntos de interesse ou curiosidades dos candidatos. Para tanto, mostre como é a rotina, relate conquistas importantes, dificuldades superadas ou publique conteúdos assinados pelos próprios profissionais que trabalham na companhia. 

Ferramentas de análise

Algumas ferramentas disponibilizam informações relevantes que podem ser acompanhadas para qualificar ainda mais a página de carreira. O Google Analytics é um exemplo. Por meio dele, é possível acompanhar o tráfego de acessos do blog, os tópicos mais populares e de onde vem seus leitores ou candidatos. 

Com essas métricas, a gestão poderá avaliar melhor se as estratégias estão dando resultado ou qual ponto precisa ser revisto. Logo, converse com a equipe de marketing e alinhe expectativas para obter melhores resultados.  

banner cultura organizacional

O que evitar em uma página de carreira

Agora que você já sabe o que uma página de carreira deve ter para ser sucesso, conheça detalhes que são totalmente dispensáveis para não ter efeito contrário:

  • Depoimentos genéricos ou sem padronização: isso interfere negativamente na experiência de leitura e navegação;
  • Falta de alinhamento visual: evite descrições curtas demais, imagens de baixa qualidade e descrições longas ou muito resumidas, ou seja, tenha padronização;
  • Ignorar os benefícios de uma central de ajuda: ter uma equipe dedicada a responder dúvidas comuns é recomendado. Ao receber atenção, a experiência do usuário pode ser positiva antes mesmo dele ter o primeiro contato pessoal com a empresa;
  • Evite o excesso de negritos, itálicos e sublinhados: novamente, o critério visual impera. Ainda, tenha atenção com os espaços em branco e com textos longos. Logo, busque o equilíbrio. 

Exemplos de páginas de carreira bem elaboradas

Aqui, reunimos alguns cases de sucesso quando o assunto é o famoso “Trabalhe conosco”. Visite cada um deles para conferir:

  • Sólides: Descrição da empresa, depoimentos de funcionários, acesso às redes sociais e vagas abertas;
  • Hubspot: linguagem condizente com o público-alvo, imagens e vídeos dinâmicos;
  • Zendesk: materiais audiovisuais de primeira qualidade, informações relevantes sobre a empresa e a cultura organizacional. Ainda, job description, benefícios concedidos e imagens do ambiente de trabalho são facilmente visualizados; 
  • Coca-Cola: mostra as oportunidades da empresa pelo mundo e produz muito conteúdo sobre pessoas que inspiram, dentro e fora da companhia;
  • Itaú: explica as áreas de atuação na empresa e apresenta os benefícios concedidos aos colaboradores de forma clara e objetiva. Além disso, produz vídeos mostrando os talentos da empresa.

Conheça o Sólides Jobs

A Sólides desenvolveu o Sólides Recruiter, uma ferramenta de recrutamento online na qual os recrutadores podem criar vagas diretamente em nossa plataforma e anunciá-las em uma página da sua empresa no Sólides Jobs. Na ferramenta o analista de Recursos Humanos pode definir as competências desejadas, ativar filtros personalizados e coletar outros detalhes relevantes para preencher os cargos. Essas vagas ficarão disponíveis no Sólides Jobs e poderão ser divulgadas em uma página personalizada da empresa.

Afinal, sua organização precisa contratar as pessoas certas e a Sólides está preparada para mostrar quem são elas. Saiba mais!

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