Outubro Rosa: como sua empresa pode ajudar a campanha remotamente

Tempo de leitura: 7 minutos

Participar do Outubro Rosa em home office é possível? Claro que sim! Neste conteúdo, mostramos que a pandemia não é motivo para a sua empresa não se engajar nesse  movimento mundial. 

Para tanto, falaremos sobre o papel do RH na campanha, qual a importância dela e de que maneira sua empresa pode aderir, promovendo ações de conscientização e prevenção, mesmo à distância. Acompanhe!

O que é Outubro Rosa?

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a luta contra o câncer de mama. O objetivo da campanha é alertar a população para a importância do diagnóstico precoce da doença.

As ações ocorrem sempre no décimo mês do ano, com envolvimento da população mundial. Nesse período, empresas e instituições públicas e privadas apoiam e divulgam a campanha.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A população também participa, sendo frequente o uso de roupas ou de um laço na cor símbolo do movimento. Mas o público feminino, alvo do Outubro Rosa, não está sozinho. Os homens também aderem, como sinal de carinho e apoio.

Qual a origem da campanha e quando ela chegou ao Brasil?

A luta de prevenção contra o câncer de mama começou nos Estados Unidos, com a promessa de uma irmã amorosa. Em 1980, Susan Komen foi vítima de um câncer de mama devastador. Sua irmã, Nancy, jurou que faria tudo o que fosse possível para acabar com a doença para sempre. 

Dois anos depois, a promessa resultou na Fundação Susan G. Komen for the Cure, uma organização sem fins lucrativos que financia pesquisas inovadoras, programas de saúde comunitária e de prevenção. 

A fundação se tornou a maior ONG do mundo na luta contra a doença e já investiu mais de 2,9 bilhões de dólares em mais de 60 países, aplicados em estudos e outras ações de saúde.

Entre 1989 e 2016, o trabalho desenvolvido pela fundação ajudou a reduzir as mortes por câncer de mama em 40%. Mas as ações não vão parar até que Nancy consiga cumprir sua promessa à irmã. 

Afinal, quando surgiu o laço cor-de-rosa, símbolo da campanha? 

Foi no início da década de 1990, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, para arrecadar fundos. Na ocasião, todos os participantes do evento usaram um laço rosa na altura do peito. Então, a corrida passou a ser anual. 

Já o movimento Outubro Rosa nasceu em 1997, quando outras cidades americanas aproveitaram a movimentação gerada pela maratona para a conscientização de mais e mais pessoas. Alguns anos depois, a campanha chegou a outros países

A primeira ação efetiva do movimento no Brasil aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Gradualmente, outras cidades começaram a participar e monumentos, como o Elevador Lacerda, o Cristo Redentor, o Viaduto do Chá e o Palácio do Planalto, em Brasília, ficaram cor-de-rosa. 

Qual a importância da campanha?

Além de ser o marco mundial da luta contra o câncer de mama, o Outubro Rosa promove ações informativas e de conhecimento para prevenção. A mídia, por exemplo, tem papel fundamental na campanha. 

Além disso, o engajamento nessa luta contribui para diminuir a letalidade da doença, uma vez que o câncer de mama está entre os tipos mais comuns de enfermidades femininas. Assim, a participação maciça dos diversos setores da sociedade é benéfica para todos. 

Mas o que questionamos aqui é por que as organizações trabalhistas ficariam fora dessa? E de que maneira a sua empresa pode ajudar na campanha?

Por que as empresas devem aderir ao Outubro Rosa? 

Além do recrutamento e do desenvolvimento dos colaboradores, o setor de Recursos Humanos é responsável por acompanhar o bem-estar dos trabalhadores e proporcionar melhorias por meio de uma cultura organizacional bem estabelecida. 

Por isso, promover campanhas de conscientização de saúde faz parte da rotina do departamento. Além disso, quando a empresa adere a movimentos como o Outubro Rosa está demonstrando sua preocupação e zelo pela saúde dos colaboradores. 

Nesse caso, falamos “dos colaboradores” porque, apesar do câncer de mama em homens ser um evento raro, o Brasil registra alguns casos, inclusive, fatais. Portanto, as empresas devem investir na conscientização.

Para tanto, existem maneiras simples de aplicar o Outubro Rosa na empresa, promover palestras, rodas de conversa e treinamentos são algumas delas. 

Maneiras de aplicar ações no contexto da pandemia e do trabalho remoto

Com o coronavírus, as empresas precisaram se adaptar. Instituir o trabalho remoto foi a solução adotada em muitas delas. Então, vem a pergunta: como aplicar ações relacionadas ao Outubro Rosa durante a pandemia? Confira aqui algumas dicas:

Envio de kit Outubro Rosa

O RH pode desenvolver um kit criativo para enviar às colaboradoras. O pacote pode conter:

  • marcador de página com dicas sobre prevenção;
  • camiseta com o símbolo da campanha e marca da empresa;
  • cartilha informativa;
  • botons e adesivos personalizados;
  • máscara cor-de-rosa.

Elaboração de kit gráfico

Outra opção que dispensa o serviço de remessa é elaborar peças gráficas e enviar por e-mail. Como sugestão, estão wallpapers com o símbolo do Outubro Rosa, imagens para redes sociais e materiais informativos on-line, que podem ser compartilháveis. 

Agenda de prevenção 

A conscientização não precisa acontecer somente em outubro. Como um dos motes da campanha é a prevenção, por que não elaborar uma agenda para discutir o assunto?

Para tanto, defina uma data fixa no mês e promova videoconferências com as colaboradoras, ofereça informação, sugira leituras construtivas, estimule o autoexame e as consultas regulares. 

Aqui, ferramentas, como Google Agenda e Google Meet são ótimas para esse tipo de relacionamento e não servem só para reuniões de trabalho. Promova um espaço de conversa e autocuidado.

Promova um evento interno

Em uma data escolhida, essa sim pode ser em outubro, movimente todos os colaboradores pela causa. Que tal compartilhar mensagens e informações sobre a campanha contando com um especialista no assunto?

Experiente convidar um palestrante, como um profissional da saúde, para conversar de forma virtual com suas funcionárias e explicar sobre os sintomas e cuidados a serem tomados.

Faça publicações sobre o assunto

Ainda, ações nas redes sociais da empresa dão resultado e geram engajamento das equipes. Além de reforçar que a organização se preocupa com seus profissionais. 

Doe para instituições

Outra ação super importante que pode acontecer de forma independente ao local de trabalho é a doação.

A empresa pode incentivar que os funcionários doem a instituições de combate ao câncer de mama promovendo a doação em dobro, onde a cada R$ 1,00 doado por alguém da equipe, a empresa doa mais R$ 1,00.

Saiba por que as empresas devem se importar com a saúde de seus colaboradores

A relação entre Outubro Rosa e RH está bem estabelecida pela essência de ambos: o cuidado com as pessoas. Logo, é fundamental priorizar o bem-estar dos profissionais em todas as instâncias, a fim de garantir um ambiente saudável e empático.

Caso contrário, a saúde mental do colaborador pode ser afetada, principalmente durante a pandemia. Por isso, o RH tem esse papel fundamental.

Gostou do conteúdo? Conte nos comentários como a sua empresa está cuidando da saúde dos colaboradores. E se quiser ideias de planejamento estratégico para a retomada pós-pandemia, conheça algumas ideias aqui.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments