Você já ouviu falar na palavra absenteísmo, né? Mas sabe o que ela significa? Existem diferentes tipos de absenteísmo que afetam o cotidiano das empresas.
Esse termo significa a falta de assiduidade de um colaborador no trabalho ou em suas obrigações. Seja ela por ausência ou atraso de horário. Em algumas situações, o profissional pode se ausentar por causa de doenças ou motivos pessoais.
Isso impacta diretamente na produtividade e nos resultados de uma organização. Afinal, o absenteísmo eleva os custos e prejudica a qualidade do trabalho. Por isso, a falta ao emprego é um motivo de grande preocupação dentro das instituições. Os gestores precisam conhecer melhor o tema e buscar soluções que minimizem o índice de absenteísmo.
Se você ainda não entende muito sobre o assunto, continue acompanhando o nosso post. Vamos mostrar os tipos de absenteísmo, falar sobre presenteísmo, suas taxas e indicadores de clima organizacional para ajudar sua empresa a alavancar os lucros. Boa leitura!
Os 5 tipos de absenteísmo
Quem trabalha com gestão está acostumado a enfrentar problemas com absenteísmo. Atrasos, imprevistos, problemas pessoais e outras questões podem levar um colaborador faltar de serviço. Com isso, a produtividade de um dia pode ser afetada por causa de um profissional.
Sabemos que é normal uma pessoa não conseguir cumprir o seu dia de trabalho em alguns momentos. Afinal, incidentes acontecem constantemente. No entanto, o problema do absenteísmo pode se tornar uma epidemia empresarial, afetando o clima organizacional de uma instituição.
Por isso, é importante saber identificar quando essa situação está acontecendo e suas principais causas. Dessa maneira, você conseguirá evitar o absenteísmo em sua organização. Veja os tipos de absenteísmo existentes:
- voluntário, quando o colaborador não justifica a ausência;
- por motivo de doença;
- por razão onde o profissional passa um período ausente por causa de acidente de trabalho ou doença ocupacional;
- por questões legais;
- compulsório, quando o profissional, por qualquer motivo, não consegue chegar até o local de trabalho.
Esses tipos de absenteísmo podem ser gerados por vários motivos. Para evitar essa situação, é importante medir os indicadores de clima organizacional para sentir como está o sentimento do colaborador com o seu local de trabalho.
Assim, é possível prevenir situações de falta. Os principais motivos que geram absenteísmo são:
1. Doenças e problemas de saúde
As questões de saúde existem e podem acontecer a qualquer momento. No entanto, muitas vezes, o ambiente corporativo é responsável por elas aparecerem.
Por isso, reflita como anda a estrutura da sua empresa e veja se o clima está propício ou não para que os seus colaboradores adoeçam. Se necessário, mude a organização da sua instituição e evite esse tipo de absenteísmo.
2. Motivação e engajamento
O sonho de todo gestor é ter uma equipe determinada e a falta de motivação pode afetar a produtividade e fazer com que o colaborador passe a não ir ao trabalho.
Para evitar esse tipo de absenteísmo, dialogue com a sua equipe sempre e, se necessário, tenha uma boa conversa com aquele profissional que está para baixo. Assim você descobre os reais motivos da falta de engajamento e pode prevenir essa situação.
3. Baixa expectativa
Profissionais visionários desejam crescimento em sua área e se percebem que o local no qual atuam não proporciona isso a eles, acabam perdendo o interesse em continuar na empresa. Isso gera absenteísmo!
Por isso, tenha em sua política de negócio um plano de carreira para os seus colaboradores e motive-os.
4. Estresse
O mal do século é o estresse e ele está no topo da lista dos tipos de absenteísmo. No entanto, vale ressaltar que nenhum colaborador fica estressado sozinho, isso implica uma série de fatores e situações.
Pode ser por algo dentro da própria empresa, por isso, é sempre muito importante manter o diálogo entre gestores e equipe.
5. Depressão
Em seguida do estresse, encontramos a depressão, sendo essa uma condição quando o colaborador já está totalmente desmotivado. Algumas vezes, os sinais de um profissional nessa situação são ignorados.
Uma pessoa nessa condição fica, muitas vezes, até sem vontade de sair da cama. É importante que a empresa seja solidária e demonstre sempre interesse em ajudar.
Os impactos do absenteísmo em uma empresa
Os impactos do absenteísmo em uma organização não são favoráveis. O sucesso de uma empresa depende do quanto seus motivados estão dispostos a vestir sua camisa e alcançar excelentes resultados.
Quando não existe esse engajamento, alguns impactos são vistos quase que instantâneos. São eles:
- uma equipe sem sintonia;
- produtividade em baixa;
- grande rotatividade de colaboradores;
- aumentos de custos com demissões e contratações;
- queda nos lucros;
- resultados negativos ou abaixo do esperado.
Vale ressaltar que o índice de absenteísmo de uma empresa está diretamente ligado a saúde dos seus colaboradores, seja ela física ou mental. Por isso, é importante que a organização tenha estratégias para que os seus profissionais tenham uma mente sadia.
Nesse caso, é importante rever a política da empresa, as normas e pensar em benefícios para os colaboradores. Algumas sugestões são tempo para ginástica laboral ou pensar em atividades que deixe os profissionais alegres e relaxados.
Dessa maneira, a gestão combaterá o absenteísmo da sua organização e aumentará a motivação dos seus colaboradores. Algumas ações são de extrema importância para manter a frequência dos seus profissionais, como:
- ter uma cultura sólida;
- estabelecer um plano de carreira;
- não acumular funções em um colaborador;
- motivar sempre a sua equipe;
- ter uma comunicação eficaz.
As formas de evitar o presenteísmo
Outro tipo de situação que você deve evitar em sua organização é o presenteísmo. Ou seja, quando o colaborador está no local de trabalho somente de corpo presente, pois os seus pensamentos estão voltados para outras questões.
Da mesma forma que se evita o absenteísmo é possível prevenir o presenteísmo de uma empresa. Por isso, invista da qualidade de vida corporativa de seus profissionais! Você terá uma equipe que sempre vai vestir a camisa da sua empresa e estarão cada vez mais motivados.
Para saber como ter uma equipe motivada, aproveite a sua visita para ler nosso conteúdos sobre “Como ter um RH valorizado e focado em objetivos”.