Ontem e hoje: como o trabalho mudou ao longo do tempo

Tempo de leitura: 10 minutos

Sem tempo para ler sobre as transformações trabalhistas entre o ontem e hoje? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Você já parou para pensar em como o mundo mudou? Ontem e hoje, o que há de novo nas formas de trabalho e nas relações humanas?

Não é necessário ir muito longe na história para perceber que as relações trabalhistas se modificaram e se adaptaram às condições e às necessidades das pessoas ao longo dos anos. Desde a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, até a Revolução Industrial 4.0, iniciada no século atual, muito aconteceu no que diz respeito à visão que as pessoas têm do trabalho.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Atualmente, 3, 4 e até 5 gerações distintas estão presentes no mercado de trabalho, interagindo e construindo valor. No entanto, é perceptível o choque entre essas gerações que se relacionam com o trabalho com ideais, percepções e ambições diferentes.

Diferente do passado, em que fazer carreira em uma única empresa e de carteira assinada era o desejo de muitos. Hoje em dia, as novas tendências modificaram a vontade dos trabalhadores.   

As gerações mais novas já exigem que os chefes abram mão de burocracias, hierarquias e formalidade e, em contrapartida, buscam reconhecimento e satisfação. As gerações mais antigas ainda estranham a relação bastante estreita entre o trabalho a vida pessoal que os jovens mantêm.

Para os gestores é um desafio gerenciar e desenvolver colaboradores, pois a tarefa é manter altos os índices de produtividade e motivação de todas as gerações neste novo cenário, visto que cada uma tem expectativas diferentes.  

É preciso ter atenção a essas inovações e repensar a relação entre recursos tecnológicos e os colaboradores. E para isso, também é necessário capacitar os funcionários e aumentar os recursos de segurança digital da empresa. Continue a leitura para entender melhor!

Fidelidade à empresa

Não é difícil encontrar um amigo ou familiar que tenha trabalhado por 20, 30 anos em uma mesma empresa. A fidelidade era um fator de orgulho para trabalhadores das gerações de veteranos e baby boomers. Além disso, viam o dever antes do prazer e um abismo separava a vida pessoal da vida profissional.

Já as gerações Y e Z, por exemplo, tendem a não ver problema em ter mais de um emprego durante a carreira, mais de uma área de atuação ou pular de uma empresa para a outra. As motivações são mais ligadas à satisfação, novos desafios e processos dinâmicos e por isso é tão difícil reter talentos dessa geração. Outro ponto é que, ao contrário dos veteranos e baby boomers, os mais jovens enxergam o prazer como parte do dever e a vida pessoal se mistura à vida profissional constantemente.

A empresa precisa adequar-se a essa tendência. É preciso ter visão evolutiva e flexibilidade para adaptar-se a novos meios de trabalho e não perder um potente profissional.

Revolução 4.0 

A revolução industrial foi um marco na mudança econômica mundial. Cada fase teve a sua importância e não é diferente com a revolução 4.0. Agora, a inteligência artificial é o marco dessa fase, e a tecnologia é o principal forma de ação nos processos produtivos,que gera análises profundas e detalhistas, inovações rápidas e eficientes.

O RH também vive o seu momento 4.0, e por isso é necessário que profissionais adequem-se a essa nova fase. Hoje, a tecnologia permite realizar uma análise comportamental e, consequentemente, uma otimização dos processos seletivos. Para além disso, os recursos tecnológicos auxiliam nas relações entre os colaboradores e a empresa, e agilizam o processo de comunicação de ambos. Agora, profissionais podem atuar remotamente sem interferir na produtividade.

A flexibilização do trabalho remoto já é uma realidade. Essa flexibilização modificou o controle das empresas, que não mais buscam a presença física e jornada de trabalho dos colaboradores. Agora o foco é na entrega de resultados.  

Aumento na produtividade

A flexibilidade nas formas de trabalho, com a possibilidade do remoto, aumenta a produtividade e gera satisfação dos dois lados. Os colaboradores sentem-se mais felizes por não precisam enfrentar o trânsito para chegar a empresa e cumprir uma carga horária.

Agora podem executar o serviço de casa ganhando o tempo do deslocamento. O aumento da satisfação do colaborador  gera produtos qualificados em menor espaço de produção, o que é transformado em retorno financeiro para a empresa. 

A Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial permite que as máquinas aprendam com experiências e criem suas bases de dados, acrescentando inteligência a produtos já existentes e obtendo o máximo dos dados possíveis. Ela já é uma realidade no RH, o deixando cada mais estratégico e valorizado dentro da empresa.

Essa tecnologia ajuda a criar estratégias e ações eficazes, com base nos padrões e tendências disponíveis. Também auxilia a tomar decisões mais assertivas e otimizadas.  

como fazer people analytics - baixe o ebook

O Machine learning

O conceito de machine learning pode ser confundido com a inteligência artificial. É importante deixar claro que não são sinônimos. A inteligência artificial é uma tecnologia que faz o computador “pensar como um ser humano”. Já o machine learning é o computador aprender sozinho.   

Desconhecido por alguns, o machine learning, já é considerado uma evolução dos recursos humanos. A expressão é traduzida como aprendizado de máquina ou aprendizagem de máquina. Isso significa que o sistema computadorizado aprende sozinho e atua utilizando a própria base de dados e  com o mínimo de interferência humana.

Uma das vantagens é a velocidade, com essa tecnologia as máquinas avaliam uma grande quantidade de dados em um pequeno espaço de tempo. 

Entre outras aplicações, o machine learning previne fraudes em cartões de crédito, faz a tradução eficaz de textos e a recomendação de conteúdos personalizados em diferentes plataformas. 

No RH, o machine learning impacta na seleção de candidatos e na otimização de desempenho. Durante um processo de seletivo, a quantidade de currículos retém muito tempo do RH.

Com o auxílio da tecnologia, é possível criar padrões de currículos dentro da necessidade da vaga e reduzir o tempo de seleção. Essa tecnologia também é aplicada em outras etapas do processo seletivo, sempre combinando os melhores resultados.  

O mercado sofre mudanças constantemente, todos os dias surgem novas tendências exigindo das empresas se reinventarem e adequarem a essas novas situações. Antigamente, era comum valorizar a carteira assinada. Atualmente, dentre as novas forma de trabalho, atrelado a situação econômica brasileira, o freelancer ganhou bastante espaço. 

Veja mais:

Gestão comportamental: entenda definitivamente como ela impacta a empresa

Guia da metodologia DISC: descubra o que é essa ferramenta e como aplicá-la em sua empresa

Tudo o que você precisa saber sobre Clima organizacional e como deixá-lo em alta

Guia completo sobre retenção de talentos: o que é e como fazê-la

Tudo o que você precisa saber sobre People Analytics e como implementá-lo

Freelancer

O termo freelancer, ou popularmente chamado de freela, refere-se ao profissional que trabalha de forma autônoma para pequenas ou grandes empresas durante determinados períodos. 

Para a empresa, a contratação temporária de um freelancer gera economia de tempo e economia financeira, já que os termos são assinados por contrato e empresa abre mão de cargos tributários. 

Para o trabalhador freelancer, os benefícios incluem mais flexibilidade e autonomia, podendo fazer o próprio horário e local de trabalho. Outra vantagem é a possibilidade de ganhar mais, com uma agenda organizada e um bom número de clientes é possível ter uma boa renda mensal.

 Por outro lado, o trabalho freelancer, por ser autônomo, não dá o direito a leis trabalhistas de uma empresa. Além disso, o mercado é inconstante e falta estabilidade, da mesma forma em um mês a renda pode ser alta, no outro pode não alcançar o objetivo desejado. 

Freelancer x Home Office 

Embora ambos possam ser feitos de casa e com acesso remoto, são propostas diferentes. O freelancer, é um trabalhador autônomo que presta serviços sem vínculo com a empresa.

Já o home office é um profissional vinculado a empresa e que trabalha a distância, ele é respaldado pelas leis trabalhistas e pode, se necessário, ter que comparecer a empresas em eventuais situações. 

Home office x flexibilidade

Antigamente, ainda que algumas tarefas pudessem ser feitas de casa, era impensável que alguém conseguisse trabalhar de qualquer lugar que estivesse. Os avanços tecnológicos viabilizaram o que hoje é uma realidade para gerações X, Y, Z e motivo de estranhamento e desconfiança para veteranos e baby boomers.

Inclusive, alguns profissionais das novas gerações alegam que se sentem mais produtivos e felizes quando trabalham no conforto do próprio lar.

Aliás, as novas gerações deram o primeiro passo para quebrar paradigmas no mercado de trabalho, sendo elas as principais agentes da revolução que permite: flexibilização, trabalho remoto e por demanda, home office, coworking e etc. Elas alteraram os padrões de linearidade das gerações anteriores com características multitarefa e imediatistas.

A flexibilização do trabalho remoto já é uma realidade. Essa flexibilização modificou o controle das empresas, que não mais busca a presença física e jornada de trabalho e remoto dos colaboradores e agora foca na entrega de resultados.

Banner_Flexibilizacao

Motivação

A motivação é um dos grandes fatores de divergência entre gerações. Enquanto profissionais mais maduros enxergam a motivação no trabalho propriamente dito, os mais novos tendem a motivar-se recebendo orientações, feedbacks constantes e reconhecimento.

Os colaboradores da geração baby boomer, por exemplo, podem achar que o grupo mais jovem é “carente” ou “dependente”’, enquanto os colaboradores mais jovens podem sentir-se desvalorizados.

O feedback, independente se é de forma escrita ou oral, é uma ferramenta poderosa e econômica para relacionar com a equipe. De forma construtiva, esse retorno é imprescindível para o bom ambiente corporativo.

Ele cria uma conexão mútua e saudável de cooperação e produtividade entre as partes. Esse retorno também ajuda a direcionar o trabalho. Para tanto é importante deixar claro as expectativas e funções para o trabalho de cada funcionário.  

O futuro

O fluxo intenso de informações recebidas pelas pessoas nos últimos anos modificaram a forma realizar um trabalho e principalmente de se relacionar com ele. Por isso, é possível perceber que, cada vez mais, as pessoas buscam por empregos e funções que as satisfaçam, já que a linha imaginária entre a vida pessoal e a vida profissional é muito tênue e muitas vezes até inexistente.

Adaptar, adequar e integrar são ações necessárias para gestores de pessoas que buscam resultados apesar das divergências e conflitos entre as gerações.

Saber as diferenças entre os avanços e gerações entre ontem e hoje é fundamental para manter a visão empreendedora e inovadora. Uma empresa que busca sempre estar sobre as tendências do mercado, acompanha o avanço das ferramentas tecnológicas e proporciona mudanças para o dia a dia dos colaboradores.

Se você quer entender como a tecnologia mudou o cenário e a estrutura do setor de recursos humanos, não deixe de acompanhar nosso guia completo de RH 4.0.

3.9 11 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edivania Carmelita da Silva

O artigo é ótimo muito bom ,bom mesmo.

Giuliano Sales

Oi, Edivania.
Muito obrigado pelo seu feedback. Ficamos felizes que você tenha gostado do conteúdo. Hoje fizemos uma atualização na publicação com mais informações.
Abraços! 🙂

Batista Dafá

Artigo é muito bom para nós que estamos na careira de Rh obrigado pela partilha um forte abraço.

Giuliano Sales

Olá, Batista. Tudo bem?
Realmente esse é um assunto muito importante que precisamos estar sempre com atenção máxima!
Muito obrigado pelo feedback e esperamos tê-lo em nossos outros conteúdos. Aliás, caso não tenha feito, assine a nossa newsletter para receber nossas novidades
Abraços! 🙂

Izabel

amei esse artigo

Giuliano Sales

Ei, Izabel. Agradecemos demais o feedback!
Esperamos que você continue apreciando nossas produções.
Abraços.

Adinéia Leme

Ótimo artigo.

Ana

Boa tarde e muito obrigada pelo artigo. Eu acho que no futuro todos nos vamos ficar em casa para trabalhar. O mercado do trabalho ja tornou se maix flexivel – e eu gosto desta mudanca muito 🙂 Pois.. para organizar o trabalho hoje em dia, as pessoas utilizam vairias ferramantas : por exemplo kanabntool.com. Unica ferramenta que consegue trabalhar comigo mesmo. Kanban ajuda me organizar todas tarefas e ficar produtiva o tempo todo 🙂

Lucas Robert Da Silva Gama

Excelente artigo!
Obrigado por dispensá-lo, presenteando a nós!

Arileide Maia

Lendo a matéria para uma pesquisa de faculdade hoje dia 13-03-21. Achei excelente e muito completa, daqui tirarei algumas ideias para fazer minha atividade. Parabéns e muito obrigada.

Arileide Maia

Raul Pablo

Muito bom, me atribuiu novas informações, de já agradeço todos os envolvido e que continue assim com um trabalho excelente

Raul Pablo Rodrigues, 16/03/21

Last edited 8 meses atrás by Raul Pablo
Ionice Dantas de Sousa.

Amei o artigo. Parabéns.

Last edited 4 meses atrás by Ionice Dantas de Sousa.