Como lidar com possíveis obstáculos em entrevistas online

Tempo de leitura: 8 minutos

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A tecnologia tem sido um elemento muito presente na rotina das empresas, trazendo uma série de facilidade, como a possibilidade de uma equipe de recursos humanos (RH) fazer entrevistas online com os candidatos de uma vaga. 

Esse formato de conversa já vinha conquistando o seu espaço no dia a dia dos estabelecimentos, tanto em reuniões com executivos quanto para uma comunicação mais próxima com os clientes. 

Com o surgimento da pandemia, e a adaptação de diversos elementos dentro de um negócio, o isolamento social trouxe diferentes desafios para a organização e o trabalho dentro de uma companhia. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Uma empresa de comunicação visual, por exemplo, precisou se reinventar e encontrar meios de não fechar as portas nesse tempo de crise. Certamente utilizar as videochamadas para falar com os clientes trouxe vantagens para o negócio. 

Enquanto alguns tipos de empresas tiveram impactos negativos no período, muitas outras precisaram ampliar a sua capacidade de atendimento, o que trouxe a necessidade de investimentos e de contratação de pessoas. 

Dada a imposição do isolamento em diversas cidades, poucos recursos se tornaram viáveis para selecionar candidatos para as vagas de trabalho disponíveis. Um deles foi, justamente, as entrevistas online. 

Como não poderia deixar de ser, esse formato de atendimento não está livre de problemas técnicos, de modo que é importante saber como lidar com os obstáculos que surgem no momento de uma entrevista virtual.

Se você é um profissional da área de RH, ou mesmo o gestor de um departamento, e sabe da necessidade desse tipo de solução para a sua empresa, não deixe de conferir dicas que podem ajudar na realização de uma conversa online sem barreiras com os seus candidatos. 

As vantagens de se fazer uma entrevista online

Se para as pessoas é cada vez mais comum utilizar a internet para fazer uma compra de luminária de vidro, é fundamental que um estabelecimento tenha maior familiaridade com a tecnologia no dia a dia do seu negócio.

Há uma série de recursos virtuais que podem ser de grande auxílio para que uma empresa consiga otimizar os seus processos e colher bons resultados com eles.

Ao se optar por realizar entrevistas online, é possível perceber benefícios como:

  • Maior agilidade no processo seletivo;
  • Redução de custos para o candidato e a empresa;
  • Evitar aglomerações no espaço;
  • Controlar melhor o tempo de cada entrevista;
  • Entre outros pontos.

Se para contratar um profissional especializado em administração condominial para a sua empresa era necessário convidar o candidato para várias etapas do processo seletivo, ao agendar entrevistas virtuais esse processo se torna muito mais rápido.

Isso porque é possível conciliar as agendas, além de evitar a perda de tempo com vários deslocamentos até a fase final da seleção. 

Dessa forma, também se reduz custos, tanto para o candidato quanto para a empresa, dispensando investimentos com transporte ou refeição, por exemplo.

Vale lembrar que o formato virtual de entrevista vai diminuir a concentração de pessoas que, em outras situações, teriam que comparecer até o endereço indicado para a conversa com a equipe de RH.

Não à toa, durante a pandemia, foi comum ver um consultório médico e uma clínica de psicologia fornecendo a possibilidade do teleatendimento para os seus pacientes, como uma forma de continuar a prestação do serviço mesmo durante o isolamento social.

Por fim, outro benefício desse tipo de recurso é poder controlar de modo mais simples o tempo de cada conversa, já que, em geral, os softwares utilizados para chamadas de vídeo possuem um relógio mostrando o tempo já decorrido de conversa. 

Assim, é mais fácil diminuir índices de atraso que podem atrapalhar outros candidatos, além de tornar a conversa mais dinâmica.

Mas, como não poderia deixar de ser, todo recurso tecnológico pode apresentar obstáculos para a sua implementação e utilização. Por isso, saber identificá-los e lidar com eles é essencial para o sucesso da entrevista.

Os possíveis problemas das entrevistas online e suas soluções

Além das vantagens, as entrevistas online também podem trazer dificuldades que, a depender de quais forem, podem prejudicar o atendimento aos inscritos para a vaga. 

Nesse sentido, é fundamental estar familiarizado com elas, de maneira a preveni-las, ou conseguir remediá-las caso venham a acontecer.

01. Sinal fraco de internet

Qualquer tipo de estabelecimento hoje, seja ele uma consultoria ambiental ou escritório de contabilidade, depende do uso da internet. Por isso, é cada vez mais comum ver planos específicos para empresas, com o intuito de atender o alto consumo do local. 

Para que uma entrevista online possa acontecer, é altamente recomendado que o sinal da internet esteja em níveis adequados, evitando assim que ocorram travamentos durante a transmissão ou mesmo a derrubada da chamada de vídeo.

A distribuição de antenas em diferentes salas e ambientes da empresa favorece a ampliação do sinal, garantindo que todos os funcionários desfrutem de uma boa qualidade da internet.

02. Barulho nos arredores

Na rotina de uma produtora de vídeo institucional, ou de qualquer outro tipo de estabelecimento, é comum que o volume de barulho seja grande, dada a quantidade de pessoas que estão no local naquele momento. 

Por isso, para que a entrevista online feita pelo RH não seja impactada negativamente pela quantidade de ruídos ocorrendo nos arredores, é fundamental que o gestor utilize uma sala isolada, que não esteja sendo ocupada por nenhum outro funcionário.

Dessa forma, é possível diminuir as chances de ser interrompido durante o processo, além de garantir maior concentração de ambas as partes. 

03. Iluminação prejudicada

Durante uma entrevista, é de grande importância que se possa ver o candidato, para uma análise mais completa do perfil dele. Ao mesmo tempo, ver o entrevistador adequadamente pode proporcionar maior segurança e tranquilidade para o inscrito no processo seletivo.

Nesse sentido, é essencial que os participantes da conversa se posicionem em locais com boa incidência de luz, de modo que a imagem transmitida durante a videochamada seja de qualidade e permita uma melhor interação. 

04. Áudio ruim

É imprescindível que se teste todos os elementos que serão utilizados na chamada por vídeo antes de começar a entrevista.

Afinal, uma câmera com defeito e um microfone com problemas podem inviabilizar a conversa virtual. 

Um áudio ruim pode ser um grande problema nesse sentido, já que a compreensão de ambas as partes será prejudicada. Por isso, é fundamental verificar se o microfone está devidamente instalado e com o seu funcionamento integral. 

05. Dispositivo lento

Se durante uma pesquisa sobre seguros de automóveis você verificou que o computador ou notebook utilizado estava com baixa capacidade de processamento, é indispensável resolver o problema antes de realizar a videochamada. 

Isso porque os dispositivos lentos diminuem a efetividade de uma ligação por vídeo, fazendo com que ela trave constantemente. 

Assim, se necessário, não deixe de formatar a máquina ou solicitar uma revisão técnica, que ajudará na identificação do problema. 

Dicas extras para as entrevistas online

Conhecer os principais problemas que podem ocorrer em uma entrevista online é indispensável para que seja possível ajustar os recursos que serão utilizados, de maneira a impedir problemas no momento da conversa. 

Mas também é possível investir em outros pontos para tornar o processo seletivo mais interessante e menos cansativo para os profissionais da área de RH. 

Escolha um espaço confortável

Se você tem uma quantidade considerável de candidatos para entrevistar, é essencial escolher um espaço confortável para passar as próximas horas, evitando que o trabalho se torne muito cansativo ou pouco produtivo.

Por isso, utilize uma cadeira charles eames escritório durante o período das videochamadas, que certamente diminuirá as chances de indisposição no decorrer das conversas. 

Faça pequenas pausas

Fazer pequenas pausas entre as entrevistas agendadas é importante para organizar as ideias e poder fazer todas as ligações com maior disposição e entusiasmo. 

Sendo assim, ao finalizar o bate papo com um inscrito para o processo seletivo, levante-se e aproveite para tomar um café ou uma água, discutir com a equipe sobre os prós e contras do entrevistado ou para fazer anotações simples. 

Com isso, você se recompõe e pode oferecer um bom atendimento na próxima entrevista. 

Imprima o currículo dos candidatos

Ter em mãos o currículo dos candidatos que você vai entrevistar é fundamental para fazer consultas de modo rápido, aproveitando o impresso para anotar dúvidas e questionamentos necessários para entender melhor o perfil do profissional. 

Dessa forma, é possível ter maior domínio no momento da conversa, evitando que alguns pontos importantes fiquem em aberto.

Considerações finais

Em tempos de isolamento social, é preciso encontrar recursos que possibilitem a realização de entrevistas online, para a contratação de pessoas que queiram trabalhar na sua empresa. 

Sendo assim, contar com recursos tecnológicos próprios para uma conversa virtual pode ser o caminho mais eficaz para garantir a escolha de bons profissionais. 

Por isso, não deixe de utilizar as videochamadas como uma solução eficaz para o momento, podendo desfrutar delas até mesmo em futuros processos seletivos do estabelecimento.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments