Como definir os objetivos estratégicos da sua empresa?

Baixe agora o seu calendário!

Aqui você encontra:

Planejar os objetivos estratégicos e as metas para o futuro da sua empresa é fundamental para o sucesso do negócio. Mas você sabe o que são esses objetivos e qual sua importância? 

Para ajudar sua empresa a se organizar de forma estratégica e inteligente, elaboramos este conteúdo completo sobre objetivos estratégicos e como defini-los no seu negócio. Confira!

O que são os objetivos estratégicos de uma organização?

Trata-se dos resultados que a empresa deseja atingir dentro de um determinado período. Nesse sentido, são utilizados para direcionar o planejamento de ações da organização e orientar a tomada de decisões em uma mesma direção. 

É a partir dos objetivos estratégicos que se desdobram ações menores e, assim, são traçadas as metas individuais e coletivas. Elas ajudam a tornar os objetivos - amplos e complexos - mais palpáveis. 

Qual a importância de ter objetivos estratégicos bem definidos?

Os objetivos estratégicos são fundamentais para qualquer organização porque são eles que dão suporte para o planejamento de ações do negócio nas suas diferentes áreas, como financeiro, marketing, operacional, gestão de pessoas, etc.

Além disso, esses objetivos ajudam no desenvolvimento de equipes de alto desempenho e a entender o quanto a empresa está crescendo e o que ainda precisa ser feito, já que permitem entender o momento atual da companhia e identificar oportunidades para o futuro. 

Exemplos de objetivos estratégicos 

É importante que os objetivos estratégicos sejam criados com base em critérios quantitativos, ou seja, eles devem permitir a mensuração dos resultados com base em indicadores. 

Para facilitar a compreensão, listamos alguns exemplos de objetivos comuns dentro das organizações:

  • Aumentar a satisfação dos clientes;
  • Diminuir custos de produção;
  • Reduzir o ciclo de vendas;
  • Aumentar a geração de leads;
  • Ampliar a rentabilidade;
  • Elevar o faturamento anual;
  • Aumentar o valor de mercado da empresa;
  • Melhorar a reputação da marca no mercado;
  • Desenvolver e capacitar colaboradores;
  • Aumentar o quadro de funcionários;
  • Diminuir falhas operacionais;
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Reduzir o turnover.

É importante lembrar que os objetivos estratégicos devem estar alinhados à visão, missão e valores da organização e abranger todas as áreas do negócio. 

Também é essencial que eles possam ser medidos. Por exemplo: 1) Reduzir o turnover em 4% ou 2) Melhorar o clima organizacional aumentando a avaliação da empresa de 4,1 para 4,6. 

Como definir objetivos estratégicos passo a passo?

Antes de definir os objetivos do seu negócio, é importante passar por um processo de análise e planejamento estratégico. 

Para ajudar nessa tarefa, elaboramos um passo a passo. Acompanhe!

1 - Considere a missão, visão e valores

Se a empresa é nova e ainda não tem uma missão, visão e valores bem definidos, é preciso iniciar o processo criando esses três pilares que vão ajudar você a direcionar as ações da organização e a traçar os objetivos.

Entenda os conceitos:

  • Missão: é o propósito da empresa, o motivo pelo qual ela existe;
  • Visão: é onde a organização deseja chegar no futuro;
  • Valores: são as crenças e princípios que guiam as ações do negócio. 

Somente entendendo muito bem esses três pilares, será possível definir objetivos estratégicos e encontrar o melhor caminho a curto, médio e longo prazo. 

Compreenda melhor como definir missão, visão e valores de uma empresa!

2 - Analise o cenário atual da empresa

Outro passo importante é analisar o desempenho da empresa nos últimos anos e o cenário atual. 

Dessa forma, você consegue acompanhar todo o histórico da companhia, identificando quais os momentos de maior lucro, se existe sazonalidade, quais meses são mais difíceis, entre outros aspectos. 

Lembre-se também de avaliar o atual cenário do mercado, entendendo tendências, concorrentes e desafios. Com isso, será possível definir objetivos que visem buscar diferenciais competitivos. 

3 - Defina os objetivos estratégicos do negócio

Depois de entender o histórico da empresa, a cultura e as particularidades do mercado, é possível começar a pensar de fato nos objetivos estratégicos. 

É importante reforçar que eles sejam mensuráveis, por isso, vale estabelecer porcentagens, por exemplo, quando for falar sobre aumento de lucratividade ou redução de custos. 

Além disso, os objetivos devem ser elaborados de forma clara e concisa, sem que possam gerar interpretações erradas. Dessa forma, poderão ser utilizados como direcionamento para metas, decisões e ações que gerem melhorias reais para o negócio. 

4 - Acompanhe indicadores de resultado

Após definir os objetivos que vão se desdobrar em metas e planos de ações, é importante acompanhar de perto os indicadores e métricas para identificar o quão próxima a empresa está dos resultados esperados. 

Isso deve ser feito de forma contínua e pela equipe de gestão estratégica do negócio. Ela será responsável por discutir os resultados alcançados e propor novas metas que tornem os objetivos ainda mais próximos. 

Concluindo, os objetivos estratégicos de uma organização mostram onde ela deseja chegar a curto, médio e longo prazo e embasam a tomada de decisões e as ações do negócio. Por isso, é importante que eles considerem todo o histórico da empresa, além de sua missão, visão e valores. 

Quer entender melhor como definir objetivos e traçar o seu planejamento estratégico para 2023? Baixe nosso kit gratuito para planejar o próximo ano do RH de forma efetiva e simplificada!

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima