O Segredo de Belmiro: Como o Atlético Mineiro colocou a pessoa certa no lugar certo

Tempo de leitura: 6 minutos

Em 2020, o Clube Atlético Mineiro fechou uma parceria com a Sólides para potencializar a gestão dos seus colaboradores. Entre eles, um massagista chama a atenção por estar há mais de meio século no clube. Afinal, qual será o Segredo de Belmiro?

Quando pensamos em um time de futebol, a primeira imagem que nos vem à mente são os jogadores. Tudo parece girar apenas em torno das partidas e do desempenho dentro de campo, mas tem muita coisa que acontece fora das 4 linhas. Você já parou para pensar que todo time de futebol também é uma empresa?

Nesse sentido, os desafios administrativos e de RH são os mesmos. Então, como colocar a pessoa certa no lugar certo? Como controlar o turnover, desenvolver os talentos e garantir bons resultados no longo prazo? A resposta está na gestão eficiente de pessoas e é justamente isso que o Galo começou a fazer.

Confira como a parceria entre a Sólides e o Atlético foi firmada e conheça o Belmiro, massagista há mais de 50 anos no clube.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Sólides e Atlético: uma parceria de sucesso

O Clube Atlético Mineiro é conhecido nacionalmente por seu time de futebol, que está entre os maiores do país. Contudo, o clube vai muito além do futebol, que é apenas um dos esportes desenvolvidos pelo setor desportivo. O Atlético é uma empresa, que conta com departamentos diversos, cheios de profissionais de áreas distintas, cada um contribuindo com a sua expertise na busca por bons resultados.

Entre os desafios da organização, estava a gestão dos colaboradores, que precisava ganhar mais eficiência e inteligência. Foi então que surgiu a parceria com a Sólides Tecnologia, somos uma startup mineira que desenvolveu uma ferramenta única e completa para gestão de pessoas.

Com a chegada da Sólides, o clube ganhou uma nova página de divulgação das vagas, além de um software que coleta dados valiosos sobre os perfis comportamentais de todos os colaboradores da área administrativa desde o processo seletivo. Com isso, o Atlético está conseguindo colocar as pessoas certas nos lugares certos, como é o caso do Belmiro.

Afinal, quem é o Belmiro

Belmiro Oliveira é um dos colaboradores mais antigos do Atlético. O massagista, que também é atleticano, teve a grande oportunidade de trabalhar em seu time do coração quando ainda era bem jovem. Ali dentro, ele foi evoluindo e crescendo profissionalmente, de forma bastante natural e tranquila para ele.

Sabemos que um dos grandes desafios do RH atual está na retenção de seus talentos. No caso do Belmiro, o fator conhecimento técnico não foi o principal determinante para alcançar tamanha longevidade na empresa, e sim as suas características comportamentais, que são perfeitas para o cargo que ele ocupa atualmente, como veremos melhor no próximo tópico.

O segredo de Belmiro para 53 anos de parceria com o Galo

Em geral, o primeiro passo de toda empresa que começa uma parceria com a Sólides é a realização do Profiler, mapeamento comportamental que leva menos de 5 minutos para gerar mais de 50 informações diferentes sobre cada colaborador. Belmiro fez a sua avaliação e descobriu que seu perfil comportamental é Planejador Comunicador.

O Segredo de Belmiro é que ele sempre esteve no lugar certo para ele. Entre os detalhes de sua avaliação, foi observado que ele tem como ponto forte a disponibilidade para ajudar os outros, é bom ouvinte e ótimo conselheiro. Além disso, tem persistência e paciência, características fundamentais na rotina de um massagista de um time de futebol do porte que é o Atlético Mineiro.

Toda a sua postura prestativa e apaziguadora fizeram dele um colega de trabalho muito querido e admirado por todos. Ao longo de seus 53 anos de empresa, ele tem feito aquilo que gosta e tem perfil para fazer, contribuindo diretamente com o sucesso de seu time do coração.

banner do ebook tudo sobre o profiler

A sua empresa também pode ter as pessoas certas nos lugares certos

A história do Belmiro traz a seguinte reflexão: será que a sua empresa tem colaboradores assim, ou seja, as pessoas certas estão nos lugares certos? Nesse sentido, o seu RH é estratégico o suficiente para ter essa resposta e desenvolver ações que resultem em vários “Belmiros”?

Com a Sólides, a resposta seria sim! Veja 3 fatores principais que justificam essa resposta.

Mapeamento comportamental

O Profiler da Sólides é uma ferramenta que coleta, de maneira simples, prática e rápida, mais de 50 informações diferentes sobre o perfil comportamental dos colaboradores. Com base nelas, o RH é capaz de traçar planos de desenvolvimento muito mais precisos e eficazes. Além disso, as lideranças também passam a conhecer melhor seus times e atuar de forma mais estratégica, baseada em dados reais.

Ferramenta de Recrutamento e Seleção

A Sólides também disponibiliza uma ferramenta bem completa de Recrutamento e Seleção, integrada ao Profiler. Com ela, é possível automatizar etapas do processo e melhorar a precisão no fit entre os candidatos e as vagas disponibilizadas. Com isso, o time tem mais tempo para se dedicar a tarefas menos operacionais.

People Analytics

Por fim, por trás de tudo isso, os softwares da Sólides entregam uma solução completa em People Analytics. Trata-se de diferentes tipos de visões e usos para os dados obtidos, tais como a montagem de uma Matriz 9 Box, a criação de PDIs mais alinhados com os perfis de cada colaborador e muito mais.

A parceria entre a Sólides e o Atlético Mineiro mostra que qualquer tipo de empresa pode ter uma gestão de pessoas mais tecnológica, inovadora e eficiente. Até mesmo aquelas que nem parecem empresas! 

Como vimos, o Segredo de Belmiro para uma parceria duradoura entre a sua empresa e os seus profissionais está em colocar a pessoa certa no lugar certo. Isso, você só consegue por meio do mapeamento comportamental e do uso de um software que gere dados confiáveis e seguros sobre os colaboradores.

Quer saber mais sobre a história do Belmiro e de como a Sólides está ajudando o Atlético a desenvolver e reter seus talentos? Confira o vídeo com o depoimento do Belmiro!

Agora que você já sabe o segredo para ter um funcionário engajado por tanto tempo, saiba como fazer para levar isso para a sua empresa. Fale com os nossos especialistas.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments