O RH e o Mundo VUCA: entenda a relação e como se preparar

Tempo de leitura: 6 minutos

O Convenia é uma HRTech, que desenvolve soluções para otimizar tempo e custo de pequenas e médias empresas. Atualmente as soluções abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.

Constantes novidades no cenário tecnológico, encontro de gerações no mercado de trabalho, crises políticas ao redor do mundo, mudanças nas configurações sociais. São tantas transformações que você sente que não está conseguindo acompanhar tudo? Bem-vindo ao Mundo VUCA!

Não sabe do que estamos falando? Não se preocupe! A intenção deste artigo não é aumentar o sentimento de confusão, mas, sim, delinear algumas particularidades desse período que estamos vivendo.

Quer entender o que é esse Mundo VUCA e como é possível atuar nele de forma relevante? Então acompanhe este texto.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é o Mundo VUCA?

Pode parecer o nome de um mundo fictício, mas VUCA é apenas o nosso próprio espaço regido por condições de:

  • Volatility (volatilidade);
  • Uncertainty (incerteza);
  • Complexity (complexidade);
  • Ambiguity (ambiguidade).

Reconheceu essas características no seu dia a dia? Pode até parecer que esse é um contexto relativamente novo, mas o termo Mundo VUCA foi criado nos anos 1990 pelo U.S. Army War College, o colégio do exército norte-americano.

O objetivo do conceito era explicar aos futuros integrantes do exército como o mundo havia sido transformado após a Guerra Fria. O termo acabou sendo integrado ao vocabulário contemporâneo, já que esse cenário só se intensificou ainda mais após a crise financeira de 2008.

A ideia de volatilidade está relacionada às constantes e aceleradas transformações que permeiam a sociedade. Assim como uma substância química, as situações passam de um estado a outro muito rapidamente.

Isso leva, consequentemente, a uma incerteza sobre os acontecimentos seguintes. A cada momento que olhamos as notícias vemos fatos novos que nos fazem pensar que tudo é possível. Assim, como planejar com exatidão os próximos passos?

Além disso, o Mundo VUCA é também complexo. Em vez de verdades absolutas, temos cada vez mais fatos que precisam ser montados como um quebra-cabeças para que entendamos a realidade.

Por fim, a ambiguidade faz com que cada um possa criar suas próprias interpretações sobre o que acontece. Isso, é claro, pode gerar conflitos.

Ao longo dos anos, outras ideias similares começaram a desvendar o cenário do Mundo VUCA. O sociólogo Zygmunt Bauman, por exemplo, definiu como “modernidade líquida” o tempo em que vivemos, no qual nada permanece no mesmo lugar por muito tempo, tudo é fluido e volátil.

Qual o impacto desse momento na gestão organizacional e no RH?

É claro que todas essas transformações alcançam o mundo corporativo de maneira intensa. O trabalho é um dos aspectos mais importantes da sociedade e é afetado pelas quatro características do Mundo VUCA.

Consequentemente, a gestão de RH, que intermedia as relações entre instituições e profissionais, precisa se adequar a esse cenário desafiador. É fundamental, para esse setor, entender com profundidade quais mudanças impactam o profissional da atualidade e a empresa como um todo.

Em um contexto VUCA, as organizações:

  • precisam tomar decisões de forma rápida e, muitas vezes, correndo riscos;
  • não conseguem se manter competitivas sem estar constantemente aderindo as novas tecnologias;
  • sofrem maiores impactos dos fatores externos por conta da globalização;
  • precisam criar experiências satisfatórias para clientes internos e externos para conseguir manter o interesse deles;
  • têm dificuldade em planejar a longo prazo, já que o cenário pode mudar em pouco tempo;
  • devem atualizar as políticas internas para não perpetuarem culturas e comportamentos ultrapassados e negativos;
  • precisam se preocupar mais com a imagem transmitida à sociedade, já que as informações correm de maneira acelerada;
  • têm que administrar um ambiente onde diversas gerações atuam juntas (baby boomers, X, Y, Z).

Como ter sucesso nessa nova era?

Você sente uma certa pressão ao perceber como o Mundo VUCA é instável e complexo? Isso é normal. No entanto, não deve ser motivo para recuar e “congelar” frente ao desafio de atuar nele.

Pelo contrário, os desafios dessa nova era devem motivar o desenvolvimento de competências que permitirão uma atuação profissional verdadeiramente relevante e eficiente. Veja, a seguir, quais são essas qualidades.

Agilidade

A capacidade de agir de forma rápida e precisa é valiosa no Mundo VUCA. Se tudo acontece de forma veloz, conseguir resolver um problema complexo com agilidade pode garantir que as melhores oportunidades de ação não serão perdidas.

Colaboração

Em tempos em que as relações são cada vez mais superficiais, é preciso ir de encontro à maré e buscar a colaboração das equipes. Ao contar com outros profissionais é possível ir mais longe nos projetos e agir de forma pontual na resolução de problemas.

Multidisciplinaridade

Expandir o conhecimento para áreas diferentes da sua garantirá uma visão mais ampla como profissional. Isso, junto ao pensamento crítico, tem sido valorizado pelas empresas, pois assim é possível entender o cenário de forma mais completa, ajudar na tomada de decisões e atuar de forma mais estratégica e menos operacional.

Criatividade

Para pensar em soluções que sejam efetivas para esse momento de instabilidade, exercitar a criatividade é fundamental. É preciso “pensar fora da caixa”, considerando as incertezas e ambiguidades que podem afetar um projeto.

Mindset digital

É impossível atuar no Mundo VUCA sem perceber o potencial das tecnologias digitais. Para isso, é preciso adotar um mindset digital e tratar as ferramentas como aliadas e não inimigas. Usar sistemas e a inteligência artificial permitirá que você otimize e agilize seu trabalho e diminua o índice de erros.

Resiliência

Se o cenário é volátil, incerto e complexo, as chances de um projeto ter resultados negativos inesperados são maiores. É preciso ter tolerâncias às falhas e resiliência para se readaptar e pensar em novas soluções para avançar nos objetivos.

Atualização

Outra habilidade que você deve exercitar é a de atualização constante. Estar por dentro das novidades do mercado, da área tecnológica e da sua área profissional permitirá que você consiga inovar e se destacar nos projetos da empresa.

Ao entender as dinâmicas do Mundo VUCA, é possível compreender as oportunidades dessa nova era. Não é preciso temer as mudanças! Em vez disso, que tal se integrar às transformações e abraçar as chances de performar com sucesso nesse cenário?

A tecnologia pode ser a grande aliada dos profissionais de RH no Mundo VUCA. Baixe esse e-book e entenda qual o potencial das novas ferramentas digitais para sua gestão!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiane
Cristiane
10 meses atrás

Gostei muito do artigo sou estudante de gestão rh. E esse assunto é muito debatido em sala de aula.

Giuliano Sales
Admin
10 meses atrás
Reply to  Cristiane

Oi, Cristiane. Tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu feedback. Muito obrigado por nos trazer o seu parecer.
Esperamos continuar ajudando você com assuntos essenciais sobre a gestão de pessoas.
Não deixe de assinar nossa newsletter.

Abraços.

Amaralina
Amaralina
6 meses atrás

Boa noite, pessoal.

Obrigada por me ajudar a esclarecer o famoso e complexo Mundo Vuca. Através da sua didática consegui esclarecer muitas dúvidas, muito bom artigo!

Giuliano Sales
Admin
6 meses atrás
Reply to  Amaralina

Ei, Amaralina. Tudo bem?
Ficamos muito felizes em saber que pudemos ajudar com seu conhecimento.
Continue nos acompanhando. 🙂

Abraços.