O que um profissional de RH faz?

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas não valorizam a importância do profissional de RH ou acham que ele só é responsável pelo processo seletivo nas empresas. Mas a verdade é que a área de Recursos Humanos envolve muitas outras coisas além de selecionar colaboradores, organizar festas de aniversário e reuniões motivacionais. Afinal, você sabe realmente o que um profissional de RH faz e qual sua importância dentro do negócio?

Trata-se de uma profissão relativamente recente, que teve seu início no começo do século XX, com o objetivo de melhorar as relações humanas nas empresas, principalmente após a Revolução Industrial. Foi naquela época que as organizações perceberam a importância de se criar um bom clima organizacional para os colaboradores, sobretudo, para as mulheres. 

Mas sua consolidação ocorreu em 1960, quando surgiu, no Reino Unido, o Instituto de Gestão de Pessoas, o que institucionalizou a área de RH e a sua atuação até os dias atuais.

Durante esta leitura, você conhecerá algumas das tarefas do profissional de RH, saberá de que forma ele impacta na empresa e descobrirá porque sua organização não pode viver sem a sua gestão. Então, continue com a gente!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que faz um profissional de RH?

O profissional de RH é expert para trazer resultados na gestão de pessoas. Além disso, é responsável pela organização da instituição, pelos treinamentos, por traçar um plano de carreira, cargos e salários, pelas pesquisas de clima, entre outras inúmeras tarefas.

Ainda, é uma peça importante para decisões estratégicas, logo, deve estar presente desde o início para montar o time ideal e um escopo de gestão impecável. A seguir, conheça mais sobre algumas funções que o profissional de Recursos Humanos exerce no seu dia a dia e de qual forma e em quais setores ele impacta com sua atuação!

Craque em processo seletivo

Cabe ao profissional de RH encontrar a pessoa certa para a função exigida em um dado momento. Esse processo pode ser feito internamente, ou seja, abrindo oportunidades para colaboradores que já fazem parte da equipe. Ainda, por meio da análise dos perfis comportamentais, ele consegue reduzir os custos e o tempo da realização de um processo seletivo. 

Organiza sua empresa

O profissional de RH consegue criar uma cultura estratégica voltada para resultados em sua empresa ao traçar, junto com o CEO, a missão da sua organização, os valores, os princípios e até mesmo a visão. Ao determinar tudo isso, ele estará, de forma ampla, escolhendo o perfil de pessoas que trabalharão em sua empresa. 

Faz a roda girar

É o profissional de RH o responsável por organizar treinamentos, otimizando e aumentando a performance do seu time. Para tanto, ele traçará o perfil comportamental e os gaps de cada membro da equipe, aplicará feedbacks, treinamentos, organizará cursos e palestras. Desta forma, a área ficará mais engajada e produtiva. 

Por meio de dados obtidos nessas ações, ele também consegue identificar novos líderes dentro do time, possibilitando o desenvolvimento desses colaboradores, com treinamentos mais alinhados conforme suas necessidades.

Estratégico com as finanças 

Alinhado com o gestor financeiro e também com a evolução das métricas da sua organização, o que um profissional de RH faz nesse momento é direcionar o caminho de um colaborador dentro da empresa, traçando seu plano de carreira, cargos e salários. 

Mantém o ambiente saudável

Não, não é aqui que entram as festinhas! Na verdade, é aqui que são aplicadas as pesquisas de clima. O profissional de RH elabora enquetes para entender como está o engajamento e a satisfação do colaborador com a organização. 

Por meio dos resultados obtidos, ele pode tomar decisões estratégicas e importantes, como em que aplicar o orçamento do RH e trazer novidades voltadas às pessoas, com foco sempre no desenvolvimento humano. 

Banner_Tres_Pilares_da_Gestao_de_Pessoas

Reduz o turnover

Essa é uma das tarefas mais importantes que o profissional de RH pode executar. Elaborar estratégias para diminuir a rotatividade dentro da organização é de extrema importância em um momento em que o mercado se encontra muito competitivo e carente de profissionais diferenciados. 

Planos de carreira, ações com foco na melhoria do clima organizacional, investir na qualificação profissional dos colaboradores, estão dentre algumas estratégias usadas para a redução de desligamentos dentro da empresa. 

A confiança entre o gestor de RH e o CEO deve ser plena e muito forte. Além de conhecer todo o capital intelectual da empresa, o que um profissional de RH faz é atuar no aumento da produtividade, redução de custos de gestão e otimizar o desenvolvimento humano. 

Se você quer saber ainda mais sobre a área de Recursos Humanos, não deixe de conferir o guia do profissional de RH. Preparamos este conteúdo para que você consiga melhorar o desenvolvimento de equipe, conhecer os obstáculos que impedem seu time de prosperar e, ainda, saberá como trabalhar para superar essa questão de maneira inteligente e eficiente!

Um dos profissionais mais buscados no mercado de RH é o headhunter, aproveite a visita e leia mais sobre essa função!


5
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Giuliano SalesMateus Manuel JuangaDanielly Santos PessoaMargareth Rose de Abreu Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Margareth Rose de Abreu
Visitante
Margareth Rose de Abreu

Ele é responsável por fazer a gestão do conhecimento dos colaboradores, capacitar as lideranças, engajar as pessoas em projetos sociais e muito mais

Danielly Santos Pessoa
Visitante
Danielly Santos Pessoa

Adorei.estou acabando o curso de rh.eu amo!

Giuliano Sales
Admin

Ei, Danielly, como está?
Muitíssimo obrigado por compartilhar esse feedback conosco.
Continue nos acompanhando para saber tudo sobre o mundo do RH.
Abraços.

Mateus Manuel Juanga
Visitante
Mateus Manuel Juanga

Em suma.PRH é a parte essencial de toda missão capacitando no desenvolvimento de cada colaborador com treinsmentos motivação e aperfeiçoamento pois tem como encargo saber gerir e lidar com cada situação e perceber qual é a missão do colaborador para com a empresa para haver eficiencia ou eficacia dentro de um projecto ou vários dentro da emoress.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Matheus, tudo bem?
Agradecemos a sua contribuição!
Abraços.