O que todo RH precisa saber sobre transformação digital

Tempo de leitura: 3 minutos

É provável que todos vocês já saibam como a transformação digital tem impactado a vida de maneira geral. No entanto, apesar dos diversos benefícios trazidos com ela, existem muitos setores que ainda resistem à essa transformação uma vez que as mudanças e a quebra de costumes podem trazer algumas inseguranças.

O departamento de RH é um dos grandes impactados por essa transformação, porém, também é um dos setores com maior dificuldade com o emprego do digital em sua rotina.

Em 2017, o estudo Future Business: Unleashing your talent feito pela IDC em parceria com a Cornerstone, abordou um pouco essa temática da resistência à transformação digital no setor de recursos humanos. De acordo com esse estudo, realizado com vários profissionais de RH em toda a Europa, existe uma resistência cultural à mudanças dentro do departamento e essa é a maior barreira entre o RH e a transformação digital.

Pensando sobre isso, resolvemos escrever esse post para esclarecer tudo o que o RH deve saber sobre a transformação digital antes de mergulhar na modernidade. Dá uma olhada!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Quais são as dificuldades enfrentadas?

Como nem tudo são flores, sabemos que participar da transformação digital e se beneficiar com isso nem sempre é tão fácil quanto parece. Apesar de todas as vantagens, muitos departamentos de RH enfrentam reais dificuldades na transição entre o operacional e o digital.

Adaptação dos profissionais

Muitas vezes a gestão está empenhada em transformar o departamento de RH em digital, porém, não sabe por onde começar. O primeiro passo é fazer com que os profissionais desse setor, que provavelmente estão acostumados com uma rotina mais operacional, tomem conhecimento do que vai mudar na realidade deles e como essa mudança vai acontecer.

É bem provável que isso exija da gestão uma certa energia e dedicação para que treinamentos sejam implantados. Dessa forma esses profissionais estarão atualizados sobre as novas tendências, sobre o que vai ser aplicado no departamento e sobre qual é o papel desse profissional em relação às novas ferramentas que serão usadas.

Depois de todo esse processo de adaptação, o departamento poderá colher os resultados a longo prazo. Esses profissionais, agora familiarizados com a entrada do digital na rotina de trabalho, serão capazes de realizar tarefas mais voltadas para o colaborador e gastarão cada vez menos energia com processos operacionais.

A escolha da melhor ferramenta digital para o seu negócio

Escolher a tecnologia a ser usada por um departamento de RH é um dos outros grandes desafios enfrentados por esse departamento quando pensamos em transformação digital. Isso porque cada negócio é único e possui um contexto diferente, o que acaba fazendo com que nem todas as ferramentas tenham sucesso em todas as realidades.

Por essa razão, pesquisar e conhecer muito sobre o seu negócio é essencial para escolher a ferramenta a ser utilizada sem perder tempo e capital cometendo erros. Uma vez que empregamos a tecnologia mais recomendada para a sua empresa, os resultados positivos são colhidos ao longo do tempo.

Algumas dessas tecnologias são essenciais para a manutenção de uma gestão de pessoas eficiente e para o acompanhamento de métricas do departamento de RH. Além disso, o emprego da transformação digital também gera dados interessantes para planejamentos estratégicos e previsões.
A transformação digital é uma ótima maneira de botar o seu RH para frente. Se você quiser aprender mais técnicas para alavancar esse departamento, não deixe de ler o nosso ebook Planejamento estratégico: como alavancar o meu RH e nos conte o que achou!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] profissional de recursos humanos deve estar alinhado com as principais tecnologias e metodologias utilizadas para auxiliar um bom trabalho de gestão de pessoas. Conhecer o perfil […]