Descubra o que os candidatos no seu R&S querem ver no site da sua empresa

Tempo de leitura: 9 minutos

Você, como profissional de RH, sabe que os melhores talentos do mercado são como consumidores que escolhem as empresas em que querem trabalhar. Logo, é importante também entender que o site da sua empresa é uma das principais portas de entrada para atrair esses profissionais que, com certeza, usam essa mídia para realizar uma pesquisa detalhada sobre a organização e a jornada do candidato.

Afinal, o recrutamento e seleção não se resume mais a divulgar uma simples vaga em um site de empregos, fazer triagem de currículos e agendar entrevistas. Hoje, as empresas entendem a importância de não avaliar somente as competências técnicas de um candidato, mas também de garantir que ele tenha as soft skills necessárias para o cargo, além do fit cultural da empresa. 

Então, nada melhor que um site institucional completo para torná-lo uma vitrine de como a sua empresa é um lugar que busca a valorização e o desenvolvimento do capital humano, além de mostrar um pouco da cultura da organização. Assim, o candidato entenderá se ele dá “match” com o time, fazendo com que tanto o profissional quanto a empresa não invista em uma contratação errada. 

Quer entender melhor o que os candidatos do seu recrutamento e seleção querem ver no site da sua empresa? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Qual a importância do site da empresa na atração de novos candidatos e no processo de R&S?

Quando a empresa conta com um site completo e atrativo, ela não só está informando o tipo de talento que deseja para integrar a equipe, mas também está trabalhando estratégias de marketing, fazendo com que esse profissional procure a empresa em busca de uma vaga, antes mesmo dela ser existir ou ser publicada, auxiliando na triagem do funil de recrutamento. Agora, entenda melhor como isso acontece. 

Inbound recruiting

Também conhecido como marketing de recrutamento, da mesma forma que o marketing tradicional busca converter leads em clientes, o inbound recruiting usa técnicas para atrair os melhores profissionais do mercado como potenciais candidatos ao time da empresa. 

Tudo começa com o RH, junto de gestores e líderes, realizando a montagem do perfil de colaborador ideal para a vaga em questão e para a empresa. Esse perfil é traçado com base nas competências técnicas e comportamentais que ele deve ter, assim como o desenvolvimento de carreira que a sua empresa pode oferecer e quais são os valores culturais que ele precisa para estar alinhado com a cultura da organização. 

Logo depois, o próximo passo é utilizar as mídias sociais e outros canais de comunicação, como o site da sua empresa, para apresentar a história da organização, seus valores e missão, além de todos os benefícios de escolhê-la como um local para se desenvolver profissionalmente. 

Um estudo realizado recentemente, intitulado “Marketing de Recrutamento: moda ou futuro?”, identificou a quantidade de tempo que um candidato dedica ao buscar informações sobre a empresa:

• 17%: menos de uma hora;

• 35%: 1-2 horas;

• 25%: 3-4 horas;

• 23%: mais de cinco horas.

Ainda segundo a pesquisa, 60% desses profissionais ressaltaram que os resultados dessas buscas influenciam na decisão de se candidatar ou não às vagas da empresa. Além disso, tais dados revelam a importância do marketing de recrutamento e do employer branding, termo que detalharemos melhor no próximo tópico. 

Employer Branding

Traduzindo do inglês, refere-se à “marca do empregador”, na prática, resume-se a um conjunto de ações e estratégias para transformar a organização em um local onde os melhores talentos querem estar. 

Além das mídias sociais da empresa, como Instagram ou LinkedIn, é importante também alimentar o site institucional com conteúdo de valor, por exemplo, com divulgação de fotos e vídeos do ambiente de trabalho, depoimentos e artigos de colaboradores sobre suas profissões, atividades desenvolvidas dentro do ambiente organizacional etc. 

Assim, você fará com que os próprios colaboradores sejam “garotos-propaganda” da marca, engajando o próprio time, fazendo com que eles postem esses conteúdos também nas suas redes sociais pessoais, além de falar bem da empresa para amigos e familiares, atraindo uma rede de talentos para a organização que se sentirão engajados pela cultura da empresa. 

Banner-Employer_Branding

Que conteúdos não podem faltar no site da sua empresa?

Agora que você já entendeu como é importante que o site da sua empresa seja bem desenvolvido e atualizado constantemente para atrair os profissionais que combinam com a sua marca, veja quais os principais conteúdos que não podem faltar para convencê-los a se candidatar a uma vaga na organização. 

Missão, visão e valores

A missão é o propósito e o motivo da existência da empresa, ou seja, a finalidade da sua criação e sua identidade no mercado. Já a visão é a representação de onde ela quer chegar ao longo do tempo. Por fim, os valores nada mais são que os princípios que definirão as decisões tomadas pela organização. 

Logo, fica fácil entender a importância dessas informações serem apresentadas de forma clara no site da sua empresa. Já que, por meio desses dados, o profissional pode entender se esses ideais vão de encontro ao que ele busca no desenvolvimento da sua carreira, fazendo com que esse relacionamento entre profissional e empresa seja bem-sucedido e dure por muito tempo. 

Página de carreira 

Uma pesquisa realizada pela Matchbox em 2018 de benchmark sobre o mercado de Talent Acquistion, de 126 empresas com mais de 100 funcionários que responderam ao questionário, 66% têm páginas de carreira.

Logo, podemos concluir que essa é uma tendência nas organizações que desejam mostrar seu diferencial no mercado, utilizando essa ferramenta de employer branding. 

Na página de carreiras do site da sua empresa, é possível pode mostrar do que se trata a organização e como é trabalhar neste ambiente. Ainda, o conteúdo a ser publicado deve estar alinhado com o perfil comportamental dos candidatos que você busca para agregar o seu time. 

Se o profissional que você busca tem como interesse o desenvolvimento profissional, por exemplo, é possível alimentar a página de carreiras com artigos de desenvolvimento de liderança, delegação de tarefas, melhorias de resultados, dentre outros. 

Além disso, na sua página de carreiras, mostre quais ações a empresa tem implementado para auxiliar seus colaboradores a se desenvolverem, como treinamentos e workshops, além de qual caminho o candidato pode percorrer para fazer parte desse time de sucesso. 

Cultura organizacional

A cultura organizacional é um conjunto de normas e valores da organização que ajuda a direcionar comportamentos e hábitos dentro do ambiente de trabalho. Logo, se ao visitar o site da sua empresa, o candidato já consegue ter uma noção de como é a cultura organizacional, ele entende se está alinhado com os mesmos valores e se poderá se conectar de fato com o time. 

Afinal, os melhores profissionais querem passar a maior parte do seu dia em um ambiente organizacional em que se sintam à vontade para serem eles mesmos e sejam valorizados por isso. 

Então, não deixe de incluir no site da empresa se a organização atua com horários flexíveis, no dress code, se existe uma comunicação horizontal ou vertical, quais habilidades são valorizadas etc. 

Vagas abertas

Ter um site institucional que publique as vagas que estão em aberto na empresa é fundamental para agilizar o processo de R&S. Além disso, é válido que exista o maior detalhamento possível das hard e soft skills necessárias para o cargo, benefícios e informações sobre a cultura da empresa. 

Assim, a chance de você obter candidatos alinhados com a cultura da empresa crescerá, poupando horas de triagem de currículos. Além disso, invista em um software de RH que realize mapeamento comportamental. 

Ainda, você, como recrutador, poderá ser mais estratégico, coletando dados sólidos sobre o perfil do candidato e se ele realmente dá “match” com a vaga.

Links de acesso às redes sociais da empresa

O site da sua empresa pode ser uma porta de entrada para a atração dos melhores talentos. Mas as redes sociais são um complemento no marketing recruiter e employer branding. 

Logo, é importante que no site da empresa contenha os links das principais redes sociais da empresa para que o candidato não perca tempo procurando ou até mesmo caia em plataformas que não sejam oficiais. 

Além disso, as mídias sociais também se mostram eficazes ao alcançar os candidatos ideais para a organização, por permitir os mais diversos tipos de conteúdos, como textos, áudios, fotos e vídeos, trazendo mais informações sobre sua cultura e ambiente organizacional. 

Assim, não restará dúvida na mente do candidato de que ele realmente quer estar na sua empresa, fazendo com que busque imediatamente formas de integrar o time.

banner cultura organizacional

Conclusão

Viu só como investir no site da sua empresa pode ser uma ferramenta poderosa no momento do recrutamento e seleção?  Isso acontece porque, cada vez mais, as pessoas buscam empregos como buscam produtos, e o site institucional se torna um espelho do que você quer que a sua empresa reflita em termos de cultura e benefícios para os talentos que deseja conquistar para integrar seu time. 

E se você, como membro do RH, quer se tornar um especialista em recrutamento e seleção, não deixe de baixar nosso e-book para entender como é possível fazer um recrutamento online assertivo com a ajuda da Sólides!

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