Entender o que é White Label tornou-se uma realidade para o crescimento de muitas estruturas organizacionais. Esse modelo de negócio está revolucionando os setores e departamentos, inclusive o de Recursos Humanos.
Para manter a sua empresa atualizado, conhecer esse modelo de parceria é fundamental. Quer entender mais? Continue a leitura!
O que é White Label?
O White Label é um modelo de negócio em que um produto ou serviço desenvolvido por determinada empresa pode ser revendido por outras empresas ou pessoas físicas sem divulgação dos direitos autorais, ou seja, como se a inteligência por trás do produto fosse da marca que o revende.
Alguns sites usam esse modelo para permitir que uma marca de sucesso possa oferecer um serviço sem ter que investir na criação da tecnologia.
Esse modelo é muito aplicado no setor de tecnologia, pois o custo para se criar um produto inovador e patenteá-lo é alto.
Além disso, posicionar um produto, precificá-lo e, realizar todas as pesquisas de mercado demanda tempo, alto investimento, infraestrutura e mão de obra qualificada.
Nesse modelo de negócio, a empresa que detém a tecnologia cede o direito de uso, porém com a marca do revendedor.
De onde veio a expressão?
Algum tempo atrás para que suas músicas estourassem nas rádios e boates as gravadoras enviavam para DJs de renome, discos com suas músicas gravadas.
Assim, todos os DJs tinham o direito de remixar e tocar como quiserem a música recebida, dessa forma surgiu a expressão — literalmente traduzida — como “faixa branca”, e interpretado no português como a expressão “carta branca”.
As gravadoras davam aos músicos o direito de usar a composição com a cara e o estilo de cada um.
Os primeiros históricos de White Label na internet surgiram em 2001, com um varejista de e-commerce que cedia telefones para as empresas para que elas pudessem vender seus produtos e ganhar comissão com a própria marca.
Diferenças entre o modelo e uma franquia comum
Os dois modelos são bastante parecidos, no que diz respeito ao fornecimento do produto/serviço/tecnologia, pouco ou nada se altera. Porém, são distintos quando se trata do modelo de negócios e investimentos requeridos.
As principais diferenças entre uma franquia e um modelo White Label são as burocracias e a flexibilidade, já que o White Label não é engessado e o investimento é menor.
A principal característica que diferencia um modelo do outro é a flexibilidade para o uso da sua marca, com isso você atrela valor de uma tecnologia eficaz e consolidada no mercado ao seu nome, ou seja, como sendo um produto seu.
Gostou do post? Então aproveite para saber mais sobre o Profiler White Label e compartilhar suas experiências e dúvidas conosco através dos comentários.