O que é vídeo currículo, como fazê-lo e em qual etapa do processo seletivo utilizar?

Tempo de leitura: 6 minutos

O vídeo vem sendo inserido cada vez mais nas atividades dos brasileiros. Seja utilizado como forma de entretenimento, de comunicação, para o trabalho e, por que não, nos processos de seleção e recrutamento! Mas você sabe o que é vídeo currículo? Trata-se de uma estratégia recente que está sendo muito utilizada, principalmente por empresas que trabalham no ramo da criatividade e inovação.

O vídeo currículo é uma forma de apresentar as qualificações e habilidades pessoais e profissionais por meio de um vídeo rápido e objetivo. Assim, além das capacitações técnicas, a empresa também consegue avaliar com mais precisão a facilidade que o colaborador tem de se comunicar. 

Continue a leitura deste post para conferir outras informações relevantes sobre essa prática cada vez mais comum no mercado.

Por que apostar no vídeo currículo no processo seletivo?

A imagem é um jeito mais dinâmico de conhecer as habilidades interpessoais de um profissional. Na forma tradicional de currículo não é possível perceber qualidades tanto quanto em uma comunicação clara e objetiva, nem de perceber as emoções do candidato ou sentir a verdade naquilo que ele está abordando em sua apresentação.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Além de ser uma ferramenta mais moderna — afinal, o mercado de trabalho também deve acompanhar as tendências da tecnologia e da inovação para aprimorar seus processos seletivos — é uma estratégia que permite enxergar com mais precisão os pontos que podem contribuir para a escolha dos melhores candidatos para ocupar as vagas na empresa.

Ainda, apostar no currículo em formato de vídeo também é uma forma inteligente de reduzir despesas e otimizar o tempo para ambas as partes: para o candidato, evita que gaste dinheiro e tempo com o deslocamento até o local da entrevista; para a empresa, reduz etapas com reuniões e investimentos envolvidos em novas contratações.

Em qual etapa do processo seletivo utilizar?

Apesar do vídeo currículo ser uma ferramenta muito eficiente, a utilização dele não precisa, necessariamente, dispensar o uso do currículo tradicional em um primeiro momento. As duas ferramentas podem ser complementares. Nesse caso, é importante entender a função de cada opção para poder direcioná-la para a etapa certa.

Um currículo de papel ou em PDF otimiza muito o tempo para que recrutadores possam buscar palavras-chave — essenciais às funções e atividades — com uma leitura rápida dessas habilidades e, por isso, é uma alternativa muito utilizada. Já o vídeo, como vimos, é uma forma de deixar mais evidente a capacitação desses profissionais por meio do comportamento deles durante a gravação.

Então, para processos de seleção que contam com várias etapas, o ideal é apostar na análise do currículo tradicional no primeiro estágio da seletiva. Depois, nas próximas fases, é recomendado solicitar que os candidatos enviem um vídeo currículo contando sua trajetória de forma objetiva e inovadora. A partir daí, você consegue observar a capacidade criativa de cada um.

O vídeo currículo também pode ser adotado nas primeiras etapas, mas isso dependerá do perfil da empresa e da estratégia voltada para a contratação, especificamente. Entender a função do currículo em formato de vídeo é o primeiro passo para saber direcioná-lo corretamente para a fase ideal da entrevista.

Quais são os principais erros na hora fazer um vídeo currículo?

Muitos candidatos podem nunca ter feito uma apresentação assim, logo, terão dúvidas sobre como criar o seu vídeo currículo. Por isso, é interessante que a empresa estabeleça um modelo padrão como referência. Assim, é importante atentar-se quando o profissional comete os seguintes erros:

  • lê informações do currículo impresso e não parece natural;
  • não se atenta à qualidade da imagem e do áudio, ou seja, questões técnicas;
  • negligencia o uso de uma vestimenta adequada;
  • usa uma linguagem excessivamente informal;
  • produz vídeos muito extensos;
  • não segue as especificações passadas pelo RH.

Como fazer um vídeo currículo?

De início, é importante que a empresa crie um modelo para que os profissionais possam se orientar. Assim, estabeleça os pontos que serão avaliados e faça uma simulação do tempo o ideal para que o candidato possa cumprir a atividade com êxito. Além disso, sugira que os profissionais gravem em um ambiente tranquilo e sem muitos ruídos para não interferir na captação do som. 

Vídeos curtos e objetivos são os que mais facilitam a vida do recrutador e também poupam tempo do candidato. Portanto, estabeleça um limite máximo e mínimo de duração da gravação. O ideal é que tenha, no máximo, 3 minutos. Assim, você evita que algumas pessoas se apresentem rápido demais e deixem de abordar aspectos essenciais a serem observados na entrevista ou que fujam do tempo ideal, excedendo em informações.

Ainda, uma boa iluminação faz muita diferença na qualidade da imagem, principalmente porque não é todo mundo que sabe editar vídeos. Além disso, peça para que sempre filmem com a câmera na horizontal para que a amplitude visual seja maior. O indicado também é evitar o modo selfie e que o enquadramento seja feito do busto ou da cintura para cima.

Existem ferramentas de criação de vídeo que auxiliam muito bem os candidatos nessa tarefa. Além disso, algumas plataformas são ideais para que os profissionais possam compartilhar seus vídeos com os recrutadores, como o YouTube e o Vimeo. A orientação é que compartilhem de modo que quem receber o link tenha acesso ao conteúdo, caso o candidato não queira deixá-lo como público.

Vale ressaltar que o vídeo currículo não faz parte das projeções para o futuro, e sim já é uma realidade presente no mercado e, cada dia mais, vem sendo adotado por muitas empresas que estão antenadas nas estratégias de seleção inteligentes. Além disso, será cada vez mais comum a utilização desse recurso em outras atividades internas.

Por fim, não só para currículos, mas também na realização de entrevistas e dinâmicas em grupo, as companhias estão apostando nesse tipo de comunicação para realizar seus processos seletivos e ganhando tempo com o recrutamento. Então, aproveite que você conferiu informações relevantes e entendeu o que é vídeo currículo e aposte também nessa tendência para a sua empresa!

O conteúdo foi útil? Então, o que acha de conferir outras dicas sobre como é possível realizar um processo seletivo eficiente!

4.7 3 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments