Treinamento e Desenvolvimento: o que é, etapas, tipos e como fazer!

Um guia completo sobre treinamento e desenvolvimento. Conceito, benefícios, técnicas e indicadores para você aprender e aplicar na empresa.
treinamento e desenvolvimento
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Os programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) são essenciais para a evolução dos colaboradores a curto, médio e longo prazo.

Mas para colocar em prática, você precisa entender o que é T&D, quais são os objetivos e como elaborar com eficiência cada uma de suas etapas. Continue a leitura e saiba mais!

O que é treinamento e desenvolvimento?

Podemos dizer que o treinamento e desenvolvimento é um processo estratégico com o foco em desenvolver times, líderes e colaboradores. O treinamento, por sua vez, é um projeto com foco em melhorias em habilidades, competências, técnicas e outras atribuições. Já o desenvolvimento se refere ao processo contínuo de melhoria e aperfeiçamento. Por isso, os dois são complementares, e essenciais para o aperfeiçoamento dos times.

Essas habilidades precisam ser aperfeiçoadas para exercer determinadas funções e, nesse momento, o T&D se faz inteiramente necessário. 

Mesmo que um colaborador tenha várias softs e hard skills compatíveis com o seu cargo e seja competente em suas funções, o treinamento e desenvolvimento organizacional sempre pode ser útil, uma vez que o cenário muda muito rápido ao nosso redor. 

Hoje, as tecnologias avançam depressa, atualizações são feitas constantemente e as pessoas estão cada vez mais bem informadas e exigentes. Por isso, manter uma prática de T&D pode ser a chave para deixar a sua empresa sempre alinhada com as exigências do mercado.

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Diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

Embora treinamento e desenvolvimento estejam interligados, existem algumas características que os diferenciam. Confira a seguir!

Treinamento

O treinamento é um tipo de ensinamento que tem como meta cumprir uma tarefa com resultado a curto prazo.  Nesse caso, o aprendizado terá início, meio e fim, ou seja, um tempo determinado para ser executado com um objetivo pontual. 

Portanto, um treinamento é aplicado, geralmente, para solucionar um problema imediato e está ligado a questões mais urgentes. 

Desenvolvimento

Já o desenvolvimento de pessoas se caracteriza por ser um tipo de aprendizado que visa o longo prazo. Ou sejam não tem apenas um objetivo específico, já que o propósito do desenvolvimento é ampliar os conhecimentos e experiências continuamente.  Sendo assim, ele não tem início, meio e fim, e sim uma linha de aperfeiçoamento constante. O desenvolvimento se estende, visando uma futura promoção. 

Embora sejam diferentes, esses dois métodos são complementares, pois, o desenvolvimento é formado por uma série de treinamentos que estarão contribuindo para a evolução contínua do colaborador.

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Importância de treinamento e desenvolvimento para a estratégia da empresa

Mais do que uma frente do RH ou uma forma de aprimorar os conhecimentos e habilidades dos colaboradores, o treinamento e desenvolvimento deve ser visto como parte essencial da estratégia da empresa.

Afinal, independentemente de qual seja o plano desenhado para o negócio, as pessoas precisam estar devidamente preparadas para executá-lo.

Dessa forma, o T&D potencializa o planejamento estratégico, possibilitando a entrega de resultados mais expressivos e com maior qualidade. 

Além disso, todo o conhecimento técnico e comportamental adquirido pelos profissionais contribuem para o aumento na senioridade dos times, trazendo ainda mais benefícios de médio e longo prazos.

Objetivos do treinamento e desenvolvimento

O principal objetivo do treinamento e desenvolvimento é aumentar a eficiência e a performance dos times, corrigir comportamentos ou compartilhar conhecimentos. Ainda, o RH pode usar essa ferramenta como estratégia para:

  • Aumentar a produtividade;
  • Reduzir o retrabalho;
  • Melhorar a experiência dos clientes e consumidores;
  • Capacitar a equipe para o uso de novas ferramentas.

Aumentar a produtividade 

Pessoas capacitadas desempenham suas funções com menos esforço e atingem melhores resultados. Uma vez que ter domínio sobre o que precisa ser feito potencializa a execução do trabalho. 

Até porque, um estudo da Deloitte com mais de 11.000 líderes empresariais em 48 países descobriu que as empresas que investem em treinamento e desenvolvimento de colaboradores têm 28% mais probabilidade de crescer a receita acima da média do que as empresas que não investem.

Essa é uma das vantagens do treinamento e desenvolvimento: ter reflexo direto sobre a produtividade, atuando como um potencializador.  Logo, quanto mais capacitado é o colaborador, melhor ele entende sobre seu ofício e sabe como realizá-lo. 

Nesse sentido, treinamento e desenvolvimento oferecem as ferramentas e os atalhos necessários para alcançar a excelência. 

Reduzir o retrabalho

Quando o objetivo de uma ação não é alcançado ou ela não é bem-sucedida, será necessário refazê-la, o que é uma das principais causas de desmotivação e improdutividade nas empresas. 

Além disso, o retrabalho afeta a percepção da qualidade do que é entregue, gera custos extras e danos que podem ser irreversíveis. Dessa forma, o treinamento e desenvolvimento permite identificar e solucionar pontos problemáticos que afetam a qualidade e a autoestima do colaborador. 

Dessa forma, gestores podem receber treinamentos específicos que os ajudem a acompanhar melhor os processos, delegar tarefas e transmitir ordens com clareza. Os colaboradores, por sua vez, podem ser treinados para potencializar suas competências e desenvolvê-las melhor. 

Melhorar a experiência dos clientes e consumidores

Constantemente, as empresas precisam aperfeiçoar produtos e serviços, tanto para acompanhar a concorrência quanto para atender às demandas dos consumidores. 

Mas para que novidades sejam apresentadas, é necessário haver o treinamento e desenvolvimento das equipes, pois são elas que estarão diretamente ligadas aos produtos e serviços, em todas as etapas do processo. 

Por isso, capacitar as pessoas é fundamental quando a empresa lança algo novo. Afinal, o time precisa estar preparado para promover a melhor experiência ao cliente. 

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Capacitar a equipe para o uso de novas ferramentas

Hoje, a tecnologia está muito presente nas organizações. Soluções inovadoras surgem diariamente e não há como ficar indiferente. Mas ferramentas novas precisam de treinamento para serem utilizadas. 

Sendo assim, da mesma forma que as equipes precisam ser treinadas para novos produtos e serviços, os colaboradores também devem receber capacitação para lidar com novas tecnologias.

Por que investir em treinamento e desenvolvimento?

As iniciativas em T&D podem demandar investimentos mais robustos, conforme as necessidades identificadas. 

Contudo, esse é um tipo de investimento que proporciona um retorno bastante significativo para o desenvolvimento do negócio.  Além de trazer uma série de vantagens e benefícios, que serão citados a seguir, os investimentos em treinamento e desenvolvimento promovem uma evolução perene para a empresa

Nesse sentido, o retorno financeiro deixa de ser algo imediato e se torna mais duradouro, com impactos que se estendem por toda a organização e que permanecem benéficos por um longo período.

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Benefícios do treinamento e desenvolvimento de pessoas

As iniciativas de T&D proporcionam uma série de benefícios, tanto para os colaboradores quanto para a empresa como um todo. A seguir, veja os principais.

Melhoria no clima organizacional

Um profissional que tem a oportunidade de se aperfeiçoar na sua função se sente mais satisfeito no cargo que ocupa, percebe que existe uma valorização do seu trabalho e que o que faz tem importância real.

Assim, ele lida melhor com seus colegas de time e se empenha em suas atividades. Além disso, é possível elaborar um treinamento especificamente com esse fim: aumentar o grau de satisfação da equipe com relação ao clima organizacional.

Fortalecer a cultura organizacional

A cultura organizacional é uma das coisas mais importantes dentro de uma empresa. Com a ajuda de um plano de T&D bem estruturado, é possível moldar a cultura conforme os valores e objetivos do negócio

Isso fortalece as relações entre as pessoas e ajuda a melhorar a clareza e o alinhamento da cultura interna. Lembrando que uma cultura organizacional forte evita conflitos e aumenta o engajamento dos times.

Desenvolver talentos

Muitas vezes, um simples treinamento pode despertar uma habilidade em um colaborador que ele mesmo desconhecia. 

Na medida em que a empresa oferece oportunidades de crescimento e aprendizado, as pessoas passam a se descobrir mais, explorando mais a fundo suas capacidades e possibilidades, potencializando o capital humano.

Redução da falta de competências

Toda empresa enfrenta alguma defasagem entre o que espera do perfil e entregas de um cargo e o que o colaborador tem a oferecer

Apesar de ser um problema habitual e compreensível, por meio do treinamento e desenvolvimento é possível ser mitigado e, por vezes, eliminado. Ferramentas de avaliação, como o 9 Box, ajudam a identificar os profissionais que precisam ser desenvolvidos e seus pontos de melhoria, para que um plano de treinamento mais eficiente seja elaborado. 

Dessa forma, a defasagem pode ser reduzida, promovendo melhoria para a carreira do profissional e dos resultados que ele entrega ao negócio.

Melhoria do employer branding

Ser bem-visto no mercado de trabalho é um grande desafio. Chamamos de employer branding o processode tornar a sua empresa uma marca empregadora, ou seja, uma organização que atrai talentos.

Incorporar o T&D na sua empresa contribui diretamente para essa tarefa ao mostrar que sua organização se importa em desenvolver e treinar pessoas. Isso é visto como um valor que vai além dos benefícios trabalhistas. 

Portanto, existe uma vantagem a mais de fazer parte do seu negócio, algo que diferencia entre as demais empresas. 

Aumento na produtividade

O treinamento e desenvolvimento das pessoas está diretamente relacionado ao crescimento da empresa de modo geral. 

Uma vez que as pessoas são capacitadas, o nível de excelência das atividades desempenhadas tende a aumentar significativamente.

Além disso, sabe-se que pessoas satisfeitas produzem mais, trabalham com mais disposição e se engajam com intensidade no trabalho

Isso também resulta no aumento de produtividade do time, o que reflete no faturamento da empresa. 

Diminuição na taxa de turnover

Hoje, as pessoas não procuram apenas por empresas que pagam bem, mas prezam por estar em lugares onde elas têm possibilidade de crescimento. Ou seja, organizações que oferecem algo a mais do que uma remuneração financeira. 

Por isso, quando uma empresa fornece meios pelos quais elas podem ampliar seus conhecimentos e crescer como profissionais, sem dúvida elas tenderão mais a escolher permanecer, diminuindo assim a rotatividade de pessoas na empresa.

Redução de custos

Pessoas treinadas realizam suas funções com menor índice de erros

Mais que isso, depois que são ensinadas, suas habilidades ficam mais alinhadas e menos propícias a desperdícios, grandes falhas, etc. Contudo, há também o fato de que diminui a necessidade de contratar novos colaboradores, quando as atividades exigidas estão de acordo com as especificações do cargo em questão.

Melhoria de indicadores de RH

De uma forma geral, as iniciativas em T&D impactam em vários indicadores do RH de maneira positiva, uma vez que as ações são destinadas a promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores, resultando na entrega de melhores resultados. 

Vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas

Além de todos os benefícios que você acabou de ver, as iniciativas de T&D também proporcionam algumas vantagens muito importantes para as empresas. Confira agora mesmo as principais.

Atender necessidades pontuais da empresa

Toda empresa, em algum momento, passa por necessidades pontuais que impactam seus resultados.  Você consegue imaginar quantas organizações estavam realmente preparadas para lidar com isso? Portanto, momentos como esse, o treinamento e desenvolvimento é essencial para estruturar um plano de ação direcionado, capaz de resolver as questões centrais da situação e suprir as necessidades identificadas. 

Isso pode ser visto em coisas simples, como um treinamento sobre novos produtos para o time de vendas, ou mais complexas, como metodologias de gestão de times híbridos para gestores.

Compliance

O conceito de compliance nada mais é do que se manter de acordo com determinadas regras e exigências administrativas e financeiras. 

Trata-se de algo comumente relevante para empresas que passam por auditorias e que têm que prestar contas a acionistas.  Contudo, desde muito pequena, toda organização deve se preocupar em “andar na linha”.

Nesse sentido, um bom programa de T&D pode ser desenvolvido para garantir que todos os colaboradores estejam cientes de suas responsabilidades, evitando desvios que afetem a integridade do negócio.

Corrigir falhas no PDI

O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) é uma ferramenta muito valiosa, mas que precisa ser elaborada com cuidado e um bom direcionamento. 

Desse modo, é bastante comum ver empresas que ajudam seus colaboradores na elaboração de um plano de desenvolvimento individual, mas que acabam pecando em seu acompanhamento. 

Nesse sentido, o programa de T&D pode prever esse acompanhamento, garantindo que o PDI de cada colaborador seja constantemente revisado e que possíveis falhas sejam corrigidas.

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Formar líderes

A liderança é uma característica que precisa ser constantemente desenvolvida nas pessoas que pretendem estar à frente de um time. 

Mais do que isso, as empresas que atuam de forma estratégica devem se atentar para a formação de líderes, principalmente no que diz respeito ao plano de sucessão

Afinal, os profissionais vão evoluindo em suas carreiras e devem assumir novos postos com, no mínimo, o mesmo nível de competência.

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Melhorar a motivação e o engajamento dos times

Pessoas que são continuamente estimuladas a se desenvolverem passam a seguir um ritmo constante de evolução.

Isso cria uma atmosfera muito positiva e motivadora, pois elas conseguem perceber seus resultados melhorando a cada dia. 

Ter times mais motivados torna-se um grande diferencial para o negócio. Já que os profissionais se sentem mais livres para inovar e engajam-se com mais facilidade em novos desafios. 

Dessa forma, o desenvolvimento deles se torna o crescimento da empresa como um todo.

Conectar colaboradores aos objetivos organizacionais

Outra vantagem muito importante é que, por meio das ações de treinamento e desenvolvimento é possível fazer um alinhamento bastante preciso entre os objetivos de carreira dos profissionais e os objetivos estratégicos do negócio. 

Essa conexão resulta em treinamentos direcionados para o desenvolvimento de ambas as partes. Desse modo, todos saem ganhando.

Ajuda a formar times de alta performance

Os times de alta performance são o sonho de toda empresa. Nesse sentido, ter equipes enxutas que geram excelentes resultados com baixos custos é mesmo algo a se desejar. 

O fato é que isso só é possível, mais que disso, sustentável, quando alinhado com um bom plano de T&D. 

O desenvolvimento constante é parte não apenas da criação, como também da manutenção da alta performance nos times, já que o mercado é dinâmico e volátil, exigindo atualizações frequentes dos profissionais sobre técnicas, produtos e necessidades dos clientes. 

Tipos de treinamento e desenvolvimento

Agora que você já sabe o que é T&D e todos os benefícios e vantagens que ele proporciona, vamos falar sobre os tipos de treinamento e de desenvolvimento que vemos no mercado atual. Acompanhe!

Começaremos abordando os principais tipos de treinamentos, que são ações mais pontuais, que visam sanar uma necessidade específica.

Técnico ou hard skill

O nome já esclarece bem a qual tipo de treinamento se refere. Aqui, há uma abordagem técnica, que pode se fazer necessária em algum momento ou em algum setor. 

Como sabemos, ferramentas se atualizam, outras novas são implementadas e processos sofrem alterações, logo, as pessoas precisam desenvolver hard skills e se adequar à nova realidade da empresa.

Um bom exemplo é a implementação da Lei de Proteção de Dados, que impacta diretamente o modo com o qual a empresa lida com informações pessoais. 

Certamente, cada organização precisará alinhar suas atividades e treinar pessoas para esse novo contexto.

Comportamental ou soft skill

É um dos tipos de treinamentos para empresas que desenvolvem soft skills de um colaborador. Ainda, é focado em alinhar as competências comportamentais necessárias para exercer um cargo. 

Assim, em uma posição de liderança, por exemplo, as habilidades de comunicação, Gestão de Pessoas e resolução de conflitos são indispensáveis. 

Então, se um líder precisa ter essas aptidões melhoradas, é possível elaborar um treinamento com esse objetivo.

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Habilidade de gerência e supervisão

Os treinamentos de gerência e supervisão são direcionados aos profissionais que precisam administrar pessoas e/ou processos. 

Trata-se de habilidades específicas que precisam ser desenvolvidas, pois impactam nos resultados de toda a equipe envolvida. 

Nesse tipo de treinamento, os colaboradores devem aprender a lidar com a gestão de times, de metas e de processos, bem como entender sobre cumprimento de prazos e de tarefas administrativas e burocráticas.

Cada empresa deve saber qual é o nível de profundidade desses treinamentos conforme o nível de gerência de cada cargo.

Gestão por competências

O treinamento de gestão por competências visa preparar os gestores para aproveitar as competências de cada membro de seu time de forma estratégica. 

Para tanto, precisa envolver o conhecimento de ferramentas de avaliação de desempenho e a identificação de gaps de habilidades e competências a serem desenvolvidas nas pessoas. 

Trata-se de um tipo de treinamento que potencializa a gestão, ao mesmo tempo que direciona a forma de gerenciar pessoas para uma abordagem mais qualitativa e eficiente.

Integração ou onboarding

A integração de um novo colaborador ao time também exige um treinamento. Sendo assim, o processo de onboarding já é uma preparação para deixar o profissional e o time ambientados com quem vai completar a equipe.

Nesse caso, será necessário um tipo de treinamento para comunicar quais são os valores da empresa, os costumes e regras gerais, processos do time, entre outras informações que são próprias de cada organização.

Embora esses treinamentos sejam mais pontuais, eles podem ser adaptados para se tornarem rotina em sua empresa, visando um desenvolvimento de longo prazo. 

Vale a pena, inclusive, fazer um calendário de intervenções para aplicar as capacitações e manter seu quadro de funcionários sempre atualizado, comportamental e tecnicamente.  

Nova call to action

Motivação do time

Também podem ser feitos tipos de treinamentos motivacionais, para aumentar o engajamento da equipe com relação a algum novo projeto, uma nova gestão ou, até mesmo, para o trabalho do dia a dia.

Assim, é possível pensar em estratégias para incentivar as pessoas a “vestir a camisa”. 

O bônus financeiro não é a única solução para motivar um time, por isso, o treinamento com palestras, encontros fora do escritório, missões especiais etc., podem ser eficientes também nesse sentido.

Desenvolvimento de liderança

O treinamento para desenvolver liderança é voltado para aprimorar as habilidades de uma pessoa em assumir responsabilidades e tomar a dianteira de projetos e ações.

Por mais que toda pessoa que assume um cargo de gestão precise desenvolver suas habilidades de liderança, esse não é um treinamento exclusivo para gestores.

Desse modo, colaboradores de todos os níveis podem (e devem) realizar treinamento de liderança, seja para se capacitar para um futuro cargo de gestão, seja para desempenhar melhor as suas habilidades técnicas.

Desenvolvimento de carreira

O desenvolvimento de carreira trata do trajeto que cada pessoa percorre em sua história profissional. Isso inclui todos os cursos, treinamentos, cargos e empresas por onde passou. 

Uma carreira é algo constante, com um caminho que trouxe o profissional ao ponto onde ele se encontra atualmente e um plano que se desenvolve para os próximos passos, como um planejamento de uma viagem. 

A avaliação do desenvolvimento deve ocorrer de forma holística, considerando não apenas a empresa e cargo atuais, mas as perspectivas profissionais que podem ser alcançadas desde o curto até o longo prazo. 

A carreira é da pessoa e não da empresa!

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Educação continuada

A educação continuada é o desenvolvimento técnico regular a ser feito pela pessoa. 

Dessa forma, ela reflete o estado de constante movimento, na busca de atualização e aprofundamento do conhecimento por parte do profissional.  Em geral, esse tipo de desenvolvimento está ligado à educação formal, com pós-graduações, mestrados, doutorados e intercâmbios.

Alinhamento de mudanças

Outro ponto importante do desenvolvimento é o alinhamento das mudanças, tanto por parte da organização quanto por parte do colaborador. 

Hoje, é bastante comum que a empresa tenha que lidar com profissionais que estão insatisfeitos com sua área de atuação e decidem fazer uma migração de carreira. 

Essa é uma excelente oportunidade para que a empresa faça parte desse momento da vida do profissional, ajudando-o a se desenvolver para os novos desafios. 

Por um lado, a organização conta com um profissional engajado e disposto a evoluir junto à empresa. Por outro, o colaborador se sente motivado e grato pelo apoio e oportunidade.

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Treinamento e desenvolvimento nos diferentes níveis hierárquicos

As iniciativas de treinamento e desenvolvimento podem ser aplicadas em diferentes níveis hierárquicos da organização. Veja como isso se dá em cada um deles.

Líderes

O principal intuito desse nível hierárquico é ter autonomia suficiente para lidar com os desafios e segurança para fazê-lo com maior eficiência. 

Dessa forma, o treinamento e desenvolvimento para líderes deve ter seu foco voltado para as habilidades diretamente ligadas à liderança. 

Aqui, estamos falando de cargos que exercem grande influência sobre o time e colaboradores de outros times. Tratam-se de pessoas de referência em sua área de atuação que nem sempre são gestores da equipe, mas possuem grande conhecimento técnico. 

Sendo assim, trata-se de um nível que precisa se manter tecnicamente fortalecido, com treinamentos e cursos de especialização, ao mesmo tempo em que precisam saber lidar com seus pares dentro e fora do time.  Por isso, é fundamental incluir treinamentos com foco no trabalho em equipe, liderança e socialização.

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Gestores

Os gestores são pessoas que precisam lidar com muitas questões estratégicas e burocráticas. 

Ademais, seus cargos têm responsabilidades sobre outras pessoas, mas também carregam responsabilidades sobre os números entregues pelos membros do time.  A grande diferença dos gestores para os líderes é que os gestores não precisam ter grande conhecimento técnico da parte operacional da sua área. 

Isso porque, eles devem entender os pontos principais, mas são os colaboradores sob seu comando que precisam saber sobre a execução.  Por isso, treinamentos mais técnicos não são tão relevantes para eles.

Por outro lado, é importante que eles sejam desenvolvidos em relação a ferramentas de gestão, análises mais estratégicas e inovações do mercado.  São pessoas que precisam de treinamentos de liderança, gestão de pessoas, modelos de gestão, acompanhamento com coach, etc.

Colaboradores

Os colaboradores em geral são os que contam com a maior gama de possibilidades em T&D. 

Para eles, é muito importante oferecer diferentes treinamentos técnicos e comportamentais, atentando-se ao plano de carreira de cada um para iniciativas mais específicas que atendam à necessidade de ambas as partes. Por mais que os treinamentos para os colaboradores possam ser pensados e realizados em massa, o desenvolvimento de cada um deve ser avaliado com um pouco mais de parcimônia. 

Cabe lembrar que os próximos líderes e gestores podem estar em meio a essas pessoas, o que é mais inteligente, eficaz e barato para a organização.

Quais são as etapas do processo de treinamento e desenvolvimento?

Para elaborar e aplicar o treinamento e desenvolvimento, é preciso seguir as fases:

  • Diagnóstico;
  • Levantamento de necessidades de treinamento;
  • Pesquisa de clima organizacional;
  • Mapeamento de competências.

1 - Diagnóstico

A primeira fase é o diagnóstico, na qual as necessidades de T&D são devidamente identificadas.  Para isso, podem ser aplicadas diferentes técnicas e abordagens. Acompanhe!

Levantamento de necessidades de treinamento

O levantamento de necessidade de treinamento deve acontecer em parceria com os gestores de cada área, uma vez que eles estão em contato direto com suas equipes e conseguem apontar os pontos de deficiência a desenvolver para a obtenção de melhores resultados.

Outra ação importante é validar junto aos próprios colaboradores.  Mas é importante garantir um alinhamento entre o que é o direcionamento que a pessoa deseja dar para a sua carreira. Isso ajudará a traçar planos de desenvolvimento mais precisos e eficazes. 

Essa etapa pode ser realizada com a aplicação de questionários e entrevistas.

Pesquisa de clima organizacional

A aplicação de uma pesquisa de clima ajuda a identificar problemas nas relações entre os colaboradores com seus colegas e gestores. 

Na maioria dos casos, os treinamentos comportamentais ajudam a eliminar esses probelmas, especialmente desenvolvidos para atacar a raiz da questão. Desse modo, é muito importante que a pesquisa seja frequente e regular, para que qualquer situação adversa seja rapidamente identificada e resolvida. 

Isso assegura que os planos de T&D estejam sempre atualizados e o clima se mantenha sempre positivo e saudável.

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Mapeamento de competências

O mapeamento de competências permite conhecer melhor as pessoas, suas capacidades de entregas de resultados e suas limitações. 

Com base nisso, fica mais fácil montar times mais equilibrados e de alta performance, bem como planos de desenvolvimentos melhor direcionados de acordo com gaps individuais e coletivos.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para verificar a relação entre os resultados que se esperava de cada colaborador e o que ele efetivamente apresentou. 

Com essa avaliação. é possível analisar se um profissional está aquém e precisa de ajuda para performar melhor ou se está além e precisa de desenvolvimento para assumir um novo cargo, de maior responsabilidade.

2 - Planejamento

Depois da fase de diagnóstico, é preciso relacionar as melhorias aos tipos de treinamento que serão necessários para suprir aquela carência.

Assim, é importante fazer um documento que demonstra essa relação de forma clara e objetiva, elencando qual é o problema e o tipo de treinamento adequado.  Portanto, é possível ofertar uma capacitação que atenda a mais de um problema identificado, por isso, é necessário fazer esse estudo cuidadosamente. 

Nessa etapa, defina os objetivos de cada ação, qual técnica utilizar, o orçamento para a realização do treinamento, qual a data, a duração da ação e os responsáveis pela execução.

3 - Execução

Se o seu planejamento foi completo e você conseguiu elaborar um cronograma global, essa parte não terá muitas complicações. Portanto, quando algo foge do planejamento, é importante manter a calma e encontrar a melhor solução para aquele contratempo, que pode vir a acontecer durante a execução. 

Entretanto, é importante se esforçar ao máximo para cumprir seu plano. Uma boa dica para essa etapa: acompanhe o decorrer do treinamento e já anote os resultados perceptíveis ao longo da execução. Ainda, veja se aquela atividade continua fazendo sentido para sua empresa, para que o treinamento ocorra de forma satisfatória.

4 - Análise de resultados

Por último, avalie se os objetivos propostos foram alcançados. Para tanto, faça uma análise dos resultados e de grupos por meio de pesquisas, depoimentos, número de pessoas atingidas etc. Aqui, vale a pena criar indicadores para que essa análise se torne mais objetiva e esclarecedora.

Por fim, essa análise não precisa acontecer apenas ao término da aplicação do treinamento e desenvolvimento, mas fazer parte também no dia a dia, reparando nas mudanças ao longo do tempo.

Técnicas de treinamento e desenvolvimento

Desenvolver métodos de treinamento e desenvolvimento pessoal nas empresas exige planejamento. Por isso, elencamos agora técnicas que podem auxiliar nessa tarefa.

Cursos presenciais

Talvez essa técnica não seja a mais indicada em época de pandemia, mas vale conhecê-la para quando for possível o encontro presencial.

Além disso, os cursos podem acontecer na empresa ou em locais externos e o instrutor pode ser um colaborador capacitado ou alguém terceirizado.  Os treinamentos presenciais são uma excelente oportunidade para as trocas entre colegas e instrutores. 

O ponto negativo é o custo mais elevado, quando comparados com videoaulas ou cursos online. 

Educação a distância (EAD)

Cursos no formato EAD, como a Escola de Pessoas, são uma alternativa aos treinamentos presenciais e são muito populares atualmente. 

A principal vantagem é atender empresas com diversas sedes ou aquelas que não conseguem definir um horário comum para os encontros. Na educação a distância, cada colaborador consegue assistir às aulas em qualquer lugar e no momento mais adequado. 

Em relação aos custos, os treinamentos EAD são mais viáveis e permitem aos participantes sanarem dúvidas e ter contato direto com os instrutores. 

Cursos híbridos 

Também chamados blended, os cursos híbridos mesclam aulas presenciais com EAD.  Isso significa que uma parte do treinamento poderá ocorrer em ambiente virtual e outra presencialmente.  Essa técnica é mais comum em treinamento e desenvolvimento que exige alguma atividade prática. 

Eventos

Os eventos requerem investimento maior para serem realizados. Logo, é preciso pensar na locação de espaço, materiais, transporte, alimentação. 

Por isso, devem ser cogitados quando o treinamento abordar diversos temas. Mas quando a quantidade de conhecimento transmitida é grande, a realização de um evento pode valer o custo, principalmente pelo engajamento dos participantes e a sinergia entre eles. 

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Gamificação

Nessa forma de treinamento são aplicados jogos e desafios capazes de tornar o aprendizado dinâmico e competitivo. 

Essa técnica estimula uma disputa saudável e cria desafios a partir de situações cotidianas. Portanto, o resultado, além do aprendizado, é o engajamento entre os colaboradores da empresa

Sessões criativas para a resolução de problemas

Outra técnica interessante para promover treinamento e desenvolvimento são as sessões criativas. 

Nesse caso, são aplicados diversos exercícios para resolver situações hipotéticas sobre problemas organizacionais reais.  Assim, os participantes devem encontrar soluções estratégicas e criativas. 

Funciona como um exercício prático, com a vantagem de não causar danos à organização, já que as situações são fictícias. Com esse método, além de encontrar possíveis melhorias no trabalho, os participantes também aprendem, na prática, a enfrentar os obstáculos. 

Coaching

É um método de treinamento motivacional usado para estimular os colaboradores a evoluírem profissionalmente e desenvolver talentos

O coaching ajuda os indivíduos a fazerem entregas com mais qualidade e a realizarem suas funções com mais empenho. Sendo assim, na maioria das vezes, o coaching acompanha o treinamento e indica os melhores caminhos para o profissional obter resultados. 

Workshops

Consistem em oficinas com foco na execução prática dos processos desenvolvidos pelo negócio. 

É possível organizar um workshop na própria estrutura da empresa e, em geral, tem baixo custo para a realização. Vale ressaltar que não podemos afirmar qual dessas técnicas é a melhor. A escolha depende do contexto da empresa e do treinamento aplicado.

Logo, cada organização deve usar o método que atenda aos objetivos esperados e que corresponda ao orçamento disponível. 

Indicadores de treinamento e desenvolvimento

Após definir a técnica de treinamento e desenvolvimento mais adequada para a organização e aplicá-la, é fundamental analisar os resultados.  Para isso, existem os indicadores, ou seja, parâmetros para visualizar tendências, acertos, desvios e erros.  Podemos dividir os indicadores em duas categorias: específicos e gerenciais. Confira os principais.

Indicadores de treinamento e desenvolvimento

Taxa de adesão

Mostra a porcentagem de colaboradores que aderiram ao convite de treinamento, ou seja, que responderam sim ao chamado da empresa. 

Esse indicador permite confirmar a efetividade da divulgação do programa e o nível de interesse dos colaboradores.  Uma dica para divulgar melhor os treinamentos: dissemine as informações com antecedência e reforce a importância da participação de todos. 

Taxa de abandono 

Mostra o número de colaboradores que desistiram do treinamento antes de concluí-lo. 

Dessa forma, taxas de abandono altas podem significar falta de engajamento ou baixa qualidade do que foi oferecido.  Ao observar altas taxas de abandono, convém fazer ajustes no plano anual de treinamento e desenvolvimento

Reação dos participantes

Ao fim do treinamento é fundamental avaliar a reação dos participantes. Para tanto, colha feedbacks dos colaboradores que sejam relevantes ou forneçam insights para futuros treinamentos.  Além disso, observe a taxa de reações favoráveis e desfavoráveis. Isso pode ajudar a entender a forma como os colaboradores aderem aos treinamentos. 

Média de avaliação do aprendizado

Notas obtidas pelos colaboradores durante o treinamento podem ser um indicador específico para demonstrar o nível de aprendizagem.  Nesse sentido, uma média muito baixa mostra que a aquisição de conhecimento não foi boa. A conclusão é que o treinamento foi falho. 

Investimento em treinamento e desenvolvimento por pessoa

Ao dividirmos o custo total do treinamento pelo número de participantes, chegamos ao investimento por pessoa.  Esse indicador mostra se as capacitações estão valendo a pena. Aqui, o raciocínio é: quanto maiores os custos, melhores devem ser os resultados. 

Aproveitamento individual

Avalie o desempenho de cada colaborador participante do treinamento para descobrir se aproveitaram de fato o que aprenderam. 

Para isso, a performance anterior à qualificação deve ser comparada à atual. Assim, observe como executam suas atividades antes e depois. 

Indicadores de participação de treinamento

Colaboradores alcançados

Este indicador considera o número de colaboradores participantes em um treinamento, incluindo seu tempo de duração. 

Nesse sentido, ele tem a função de avaliar a capacidade da equipe que conduziu a programação

Para tanto, é válido fazer alguns questionamentos: a equipe conseguiu lidar com grande quantidade de colaboradores? Conduziu bem o tempo? Como foi a execução? Trata-se de pontos que devem ser avaliados. 

Tempo médio de treinamento por pessoa

Considera a média de tempo destinada ao treinamento de cada colaborador. Esse indicador permite saber quantas horas de trabalho foram utilizadas para treinar pessoas e se os resultados conquistados condizem com o tempo gasto. 

Média de temas por pessoa

Este indicador deve mostrar quais assuntos atraíram e engajaram mais participantes. A média de tempo por pessoa possibilita que sejam adotadas novas abordagens para temas menos populares para, assim, torná-los mais interessantes. 

Investimento total em treinamento e desenvolvimento

A questão financeira deve ser considerada na aplicação dos programas de treinamento. Por isso, é preciso conhecer os custos para capacitar os colaboradores. 

Esse indicador mostra que o treinamento e desenvolvimento ideal é aquele que tem bom preço e gera bons resultados

Indicadores de produtividade

Este indicador ajuda a compreender quanto os números da empresa melhoraram após a aplicação do treinamento. Já que as técnicas têm o objetivo de desenvolver pessoas para que trabalhem melhor. Portanto, ter bons resultados é o esperado nesses casos. 

Como a tecnologia pode ajudar no treinamento e desenvolvimento de colaboradores

A tecnologia exerce um papel fundamental na potencialização das ações de T&D em uma empresa. 

Isso acontece em diferentes aspectos, que podem ser observados em todas as etapas de implementação do plano.

Durante o diagnóstico, o uso de um sistema especializado em avaliação de performance e de desempenho torna o processo mais eficaz, ágil e robusto. 

  • No planejamento: é importante ter a ajuda de um software para o cruzamento das necessidades levantadas nos diagnósticos com as soluções possíveis a serem adotadas.
  • Na execução dos treinamentos e implantação de educação corporativa: nesta etapa a empresa pode utilizar plataformas próprias ou terceirizadas de EAD, para dar mais flexibilidade aos colaboradores, mantendo o controle e a gestão sobre o conteúdo disponibilizado. 
  • Na análise de resultados: é essencial ter segurança e precisão nos dados levantados e nos cálculos realizados, algo que a tecnologia entrega de forma fácil e confiável.

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Software de RH para treinamento e desenvolvimento

A Sólides oferece uma plataforma completa de Gestão de Pessoas, com soluções que ajudam as empresas a ter uma gestão mais eficiente e estratégica. Desde o diagnóstico até a análise dos resultados. 

Com a Avaliação de Desempenho da Sólides, é possível criar e definir o peso dos critérios, além de escolher o modelo de avaliação que mais se encaixa na a sua empresa: 90º, 180º, ou 360º. Com o módulo de Treinamento e Desenvolvimento da Sólides, a sua empresa tem tudo que ela precisa para desbloquear o máximo potencial da sua equipe, tornando o RH mais estratégico!

Além disso, as particularidades das organizações não são deixadas de lado. Pois você cria os critérios e define os pesos de cada um por meio de uma interface inteligente e intuitiva. Sendo assim, por meio da análise de performance, é possível entender melhor a estratégia da empresa e aliá-la às competências dos colaboradores. 

Tudo isso com a separação de grupos de baixa e alta performance e com análise de padrões comportamentais que ajudarão o RH a criar planos de desenvolvimento que trarão resultados mais sólidos e expressivos. Ainda, com o acompanhamento das avaliações realizadas, é possível concluir a sua rodada de avaliação com mais tranquilidade e eficácia.

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Isabella Furbino
Isabella Furbino
Sou coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento na Sólides, mentora de profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor. Sou Especialista em Gestão Comportamental e facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler há 5 anos. Me formei em Psicóloga (UFMG) e sou pós-graduada em Gestão de Negócios (IBMEC BH)
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