O que é teste DISC e quais as vantagens de aplicá-lo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é teste DISC? Trata-se de uma metodologia, criada por William Moulton Marston — os fãs dos quadrinhos e gibis devem se lembrar dele por uma de suas maiores criações, a personagem Mulher Maravilha.

Essa metodologia visa determinar quatro perfis de comportamento de um profissional: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Dessa forma, os recrutadores e o próprio colaborador sabem quais são as suas forças e limites.

Além de saber o significado do teste, você sabe quais as vantagens de aplicá-lo? Caso queira conhecer mais, basta continuar a leitura para se surpreender!

Afinal, o que é teste DISC?

O teste DISC ou aplicação DISC, apareceu pela primeira vez no livro “Emotions of Normal People” de Marston, que além de roteirista de quadrinhos, também é psicólogo, lançado em 1928.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Nessa obra, o intuito primordial é examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente. Para a teoria, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas. 

Essas respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente). Em resumo, o significado da sigla DISC seria:

  • Dominância: relativo a como a pessoa lida com problemas e desafios;
  • Influência: relativo a como a pessoa lida com pessoas e influencia os outros;
  • Estabilidade: relativo a como a pessoa lida com mudanças e seu ritmo;
  • Conformidade: relativo a como a pessoa lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros.

Como aplicar o teste DISC?

Para aplicar o teste, primeiramente, agrupam-se as quatro dimensões (D-I-S-C) em uma única grande. Nesse aspecto, temos os quadrantes superiores, ocupados pelos padrões “D” e “I” (representando os perfis mais ativos) e “C” e “S” inferiores (representando os perfis mais receptivos).

Ainda, “D” e “C” devem ficar no lado esquerdo, pois são ligados aos estilos focados em tarefas ou resultados. Já “I” e “S” no lado direito, já que representam uma perspectiva mais pessoal.

Além disso, a dimensão vertical representa um fator de “comportamento ativo” ou “comportamento receptivo”, enquanto a dimensão horizontal representa “ambiente percebido como desfavorável” versus “ambiente percebido como favorável”.

Por fim, será apresentado um questionário pelo time de RH, que pode ser respondido à mão ou por meio de softwares online. No final, será possível detalhar um padrão comportamental de todos os participantes, indicando qual letra mais os definem.

Quais as vantagens em aplicá-lo?

Para o time de RH, aplicar o teste DISC durante o recrutamento e seleção pode ser bastante vantajoso, principalmente para as empresas que já buscam por um determinado perfil profissional.

Nesse sentido, se há uma vaga aberta para a posição de líder, por exemplo, é desejado que os candidatos tenham um perfil voltado para “D” e “I”, afinal, ocuparão um cargo de dominância e alta influência dentro da empresa.

Mas é possível também aplicar o teste dentro dos próprios times, detalhando quais são os perfis que compõem cada setor — indicando se há um balanceamento ou se algum colaborador está em uma posição inadequada.

Gostou de conhecer e agora entende o que é o teste DISC? Quer estudar um pouco mais sobre o assunto? Continue no nosso blog e confira mais um artigo exclusivo!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments