Soft skills: entenda o que é e a importância de desenvolvê-las!

representação do desenvolvimento de soft skills
SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

As soft skills têm ganhado cada vez mais relevância no contexto organizacional. Tornaram-se exigência nos processos de seleção e os profissionais são instigados a desenvolvê-las também dentro das empresas para alcançarem melhores resultados.

Mas, afinal, o que são as soft skills? Basicamente, trata-se de um termo em inglês que define as competências comportamentais que um indivíduo precisa ter para ser bem-sucedido em seu ambiente de trabalho. Ou seja, as soft skills referem-se à capacidade de lidar com a interação e à relação que se tem com o outro, para conviver em harmonia e para crescer profissionalmente. 

Ficou interessado e quer saber quais são as habilidades que compõem o que são chamadas soft skills? E como elas impactam o dia a dia das empresas? Venha com a gente e descubra!

As soft skills mais procuradas no mercado

Em um processo seletivo, é comum que os candidatos apresentem habilidades para cumprir as exigências da vaga. Em meio a essas competências, normalmente estão as hard skills — habilidades técnicas que podem ser adquiridas através de cursos, de treinamentos, de workshops, dentre outras possibilidades.

Entretanto, existem algumas habilidades que, comumente, não aparecem nos currículos e também são fundamentais à rotina de trabalho: as soft skills. Desenvolvidas por meio de bons hábitos, essas práticas consistem em competências comportamentais relacionadas à maneira como o indivíduo lida com o outro, com as situações e, ao mesmo tempo, como trabalha suas próprias emoções.

Atualmente, as empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas. Dentre os principais exemplos de soft skills mais procuradas no mercado de trabalho, estão:

Colaboração

Para começar, dentre as principais soft skills procuradas no mercado, está a colaboração. O motivo é bem simples: saber trabalhar em grupo é essencial a fim de garantir bons resultados e de manter uma boa convivência no ambiente de trabalho. 

Flexibilidade

Ter flexibilidade e aprender a se reinventar também são uma competência bastante valorizada no mundo corporativo, principalmente em um mercado tão mutável e com novas demandas surgindo a cada dia. 

Comunicação eficaz

A possibilidade de se fazer entendido em qualquer que seja o cenário também é uma habilidade que deve ser desejada entre os colaboradores. Afinal, ter uma comunicação eficaz, com clareza e com objetividade, é fundamental para ser visto e escutado, tanto para o profissional quanto para a vida pessoal. 

Trabalhar sob pressão

Outra soft skill bastante procurada no mercado é a capacidade de trabalhar sob pressão. Mesmo nos ambientes mais tranquilos, desafios surgem, e saber como lidar com eles faz muita diferença para as organizações. 

Orientação para resultados

Ter orientação e foco com o intuito de alcançar os resultados desejados também é uma habilidade que faz a diferença no mundo corporativo, tendo em vista que, ao traçar um bom caminho para atingir os objetivos, fica mais fácil desviar dos obstáculos.

Liderança

Ser capaz de causar um impacto positivo e de engajar os colaboradores também é uma soft skill. Afinal, para ser um bom líder, é necessário ter segurança e dar o exemplo, competências individuais enriquecedoras ao ambiente de trabalho. 

Qual a importância de desenvolver soft skills?

Agora que você já sabe o que é e quais são as mais procuradas, que tal entender a importância das soft skills para as organizações e para os colaboradores? Veja a seguir e entenda!

1. Conhecer muito bem a si mesmo

Ao descobrir como desenvolver soft skills, é possível compreender melhor seu temperamento, suas dificuldades e suas qualidades, o que torna mais fácil conter as emoções e lidar com os desafios. Caso ainda não tenha descoberto essas informações importantes sobre a sua personalidade, seguem algumas dicas para aprimorar o autoconhecimento: 

  • Saiba o que faz você relaxar e manter o foco;
  • Transpareça que conhece a si mesmo por meio de ações e de falas;
  • Seja uma motivação para aqueles que estão ao seu redor.
banner para baixar o ebook sobre o que é Soft Skills: entenda definitivamente o que são e seus impactos

2. Gerenciar e controlar seu tempo 

Quando entendemos o que significam as soft skills e desenvolvemos-as, também facilitamos o gerenciamento e o controle do nosso tempo. Ao entender no que somos bons, fica mais fácil organizar demandas e priorizar o que é mais importante, ou o que é mais difícil.

Inclusive, gestão de tempo também é uma soft skill valorizada no mercado. Ou seja, você pode acabar estimulando diferentes competências ao se dedicar a desenvolver algumas delas. Demais, não é?

3. Aprender a lidar com adversidades e a ter uma boa comunicação 

As soft skills estão diretamente relacionadas às emoções, ou seja, a como o indivíduo lida consigo e com o mundo à sua volta. Ao desenvolvê-las, algumas coisas que poderiam causar transtornos, como um feedback negativo, por exemplo, acabam ficando mais fáceis de lidar e, consequentemente, resultam em um amadurecimento profissional e pessoal. 

Fora isso, desenvolver soft skills também contribui para uma boa comunicação dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso é ótimo para o clima e também favorece os resultados. 

Potencialize seu aprendizado!

Agora que você já compreendeu o que são soft skills e a importância de desenvolvê-las, que tal potencializar seu aprendizado? Acesse o nosso conteúdo exclusivo sobre como identificar as soft skills em um processo de recrutamento e seleção. Acerte na contratação!

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima