Você sabe o que é soft skills e como desenvolvê-las?

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia, uma das características mais procuradas pelas organizações em seus colaboradores são as soft skills. Como uma exigência do mercado de trabalho, os profissionais precisam ter cada vez mais habilidades e conhecimentos de gestão para obterem melhores resultados.

Mas você sabe quais habilidades que compõem o que são chamados de soft skills? Elas são características ligadas à capacidade emocional dos candidatos. Neste conteúdo, vamos apresentar melhor o conceito de soft skills e como elas impactam o dia a dia das empresas, acompanhe!

O que é soft skills?

Soft skills são competências comportamentais que um profissional precisa ter para ser bem-sucedido em seu ambiente de trabalho. É a capacidade de lidar com a interação e a relação que se tem com outro. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Existem uma série de habilidades que podem ser desenvolvidas ao longo de toda a trajetória profissional. Cada pessoa desenvolve de acordo com suas experiências e aprendizados. Abaixo, listamos as soft skills mais valorizadas pelo mercado:

1. colaboração: disposição para trabalhar bem em grupo;

2. flexibilidade: saber se adaptar às mudanças;

3. trabalhar sob pressão: conter o estresse sem perder o foco nos resultados;

4. comunicação eficaz: saber ouvir e falar de maneira clara e objetiva;

5. orientação para resultados: conseguir atingir o resultado final de forma eficaz;

6. liderança de equipe: ser capaz de causar um impacto positivo e engajar os colaboradores.

Qual a importância de desenvolver soft skills em sua organização?

Para desenvolver as habilidades de uma soft skills é preciso treiná-las. A dedicação e persistência são essenciais para esse desenvolvimento. A partir do seu autoconhecimento, é possível fazer uma análise de suas características, dando atenção ao que precisa desenvolver e ao que está mandando bem.

Se você tem intenção de aprender maneiras de desenvolvê-las, continue a leitura?:

1. Conhecer muito bem a si mesmo

Se você sabe qual é o seu temperamento, suas dificuldades e qualidades, fica mais fácil conter suas emoções. No entanto, caso ainda não tenha descoberto essas informações importantes sobre a sua personalidade, segue algumas dicas para aprimorar o autoconhecimento: 

  • saiba o que faz você relaxar e manter em foco;
  • transpareça que conhece a si mesmo por meio de ações e falas;
  •  seja uma motivação para aqueles que estão ao seu redor.

2. Gerenciar e controlar o seu tempo com maestria

A gestão de tempo e produtividade é uma das habilidades soft skills mais desejadas pelas organizações. Por isso, organize seu dia pelas prioridades, aquelas que necessitam ser feitas primeiro e com mais urgência. 

Essa é uma atitude que ajuda a controlar a ansiedade da sua rotina, pois é uma maneira de saber como ela será.

3. Saber receber feedback e ter boa comunicação são itens importantes 

Algo está incomodando você? Fale! Achou uma atitude legal e positiva? Diga também. Sempre de uma maneira construtiva. Incentivar a boa comunicação entre os colaboradores e o feedback são excelentes exemplos de soft skills e de grande importância para o ambiente corporativo. 

Caso você receba alguma crítica, use-a para o seu crescimento pessoal e profissional. Sempre tente procurar algo positivo para aprender e desenvolver em qualquer situação que você passar.

As soft skills não são habilidades que são apresentadas em um currículo, como a trajetória profissional e acadêmica. Mas elas são fatores diferenciais no desenvolvimento dos colaboradores, sendo um ponto de diferenciação em um processo de recrutamento e seleção.

Agora que você aprendeu a importância das soft skills, aproveite a sua visita para conhecer 15 habilidades necessárias para começar a desenvolver agora mesmo!


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