O que é psicologia organizacional e quais seus benefícios?

Tempo de leitura: 4 minutos

A psicologia é uma ciência muito abrangente e está presente em tudo o que envolve o ser humano. Por isso, é claro que ela está nas empresas! Afinal, negócios são feitos de pessoas. E essa é a psicologia que nós chamamos de organizacional.

Ela é importante pois ajuda as instituições a entenderem cada vez melhor os seus colaboradores. Assim, é possível trabalhar para um funcionamento melhor e mais produtivo para o dia a dia de trabalho.

Hoje você vai ficar sabendo o que é, para que serve e quais são os benefícios da Psicologia Organizacional. É só continuar a leitura do artigo!

O que é psicologia organizacional?

A psicologia organizacional é um segmento de estudo que tem como objetivo estudar e estruturar o perfil comportamental dos colaboradores das empresas. É basicamente a psicologia usada para a gestão de pessoas em uma organização.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Quando uma instituição conta com a ajuda de um psicólogo organizacional, ela consegue entender cada colaborador individualmente, como eles são, como trabalham, quais são as suas competências. Assim, é possível sair do individual e levar isso para o meio mais abrangente, ou seja, para as equipes.

Estudando e entendendo cada profissional, o psicólogo vai conseguir encaixá-lo em uma equipe que se adequa mais ao seu perfil ou adequá-lo para trabalhar com determinado grupo específico.

Para que ela serve?

A psicologia organizacional serve para trazer melhores resultados relacionados à sua gestão de pessoas. Entendendo cada colaborador, você e o RH da sua empresa conseguem trabalhá-lo conforme o que a organização e a equipe precisam e fazê-lo se sentir bem dentro do seu negócio.

Além disso, observando como os profissionais se comportam no ambiente de trabalho, os psicólogos organizacionais entendem como cada colaborador pode contribuir para o desenvolvimento da empresa e a harmonia no ambiente de trabalho.

Isso tudo é feito através de treinamentos, acompanhamento de cada profissional e aplicação de testes.

Quais são as áreas de atuação?

Um psicólogo organizacional pode atuar e ajudar em várias áreas da empresa. Algumas delas são:

  • Gestão de conflitos: é papel desse profissional mediar qualquer conflito que possa surgir dentro da organização;
  • Recrutamento e seleção: nesse processo, o psicólogo consegue analisar qual candidato tem o perfil que mais se adequa à sua empresa através de dinâmicas e testes;
  • treinamentos: é função do psicólogo organizacional planejar e aplicar treinamentos para o crescimento dos profissionais;
  • Diagnóstico organizacional: analisa como está o clima dentro da instituição e o que precisa ser melhorado;
  • Análise de plano de cargos e salários: a motivação dos colaboradores quase sempre também está ligada a essas duas questões. Por isso, é importante que o psicólogo analise e participe desse processo!

Qual a diferença entre psicologia organizacional e coach?

Muitas pessoas confundem a psicologia organizacional e o coach. Mas elas não são a mesma coisa, na verdade se complementam!

O profissional de coaching normalmente possui um conhecimento grande da parte operacional da empresa, assim ele consegue ajudar os colaboradores. Ele é quem vai organizar metas e ajudar os profissionais a alcançarem seus objetivos.

O conhecimento e trabalho dele em conjunto com o do psicólogo organizacional e de cada colaborador pode gerar uma diferença enorme na sua empresa!

Quais são os benefícios da psicologia organizacional para a empresa?

Esse ramo da psicologia é muito importante quando se trata dos resultados relacionados à gestão de pessoas e, consequentemente, da empresa como um todo. A psicologia organizacional traz diversos benefícios para o seu negócio, entre eles:

Aumento da produtividade

Conhecendo os colaboradores e recebendo as orientações do psicólogo organizacional, os gestores consegue saber qual o perfil da sua equipe, o que a deixa mais motivada, quais atividades se encaixam mais para cada colaborador. Com o profissional mais engajado, a produtividade tende a aumentar!

Maior engajamento

Quando a empresa e os líderes conhecem bem seus colaboradores, é muito mais fácil mantê-los felizes com o ambiente de trabalho e com a sua função. Por isso, a psicologia organizacional promove mais engajamento – com ela os profissionais são ouvidos!

Redução de custos

Com colaboradores mais produtivos e engajados, a rotatividade tende a baixar, já que você contará com profissionais satisfeitos no trabalho. Consequentemente, você vai reduzir os seus custos com processos de recrutamento e seleção, treinamento e etc.

Ajuste do clima organizacional

Essa é uma outra grande vantagem de contar com a ajuda de um psicólogo dentro da empresa: o clima no ambiente de trabalho fica muito melhor, favorecendo o dia a dia de trabalho, a produtividade, a interação dos colaboradores entre si e com a diretoria.

Isso gera ótimos resultados internos e externos para a empresa, não só em questão de lucro efetivo, mas também de imagem positiva no mercado.

Esperamos que você tenha entendido o que é psicologia organizacional e qual a sua importância do dia a dia das organizações! Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? É só curtir as nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram, e ficar por dentro de tudo que produzimos para você!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] muito comum os psicólogos que atuam em recursos humanos utilizarem algum teste de personalidade para embasar suas decisões, principalmente em processos […]