O que é processo seletivo e como desenvolvê-lo de forma eficiente

Tempo de leitura: 6 minutos

Aperte o play e ouça a narração deste conteúdo sobre processo seletivo:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Se você trabalha na área de RH de alguma empresa, há chances de estar envolvido nos processos de contratação de novos colaboradores. Apesar de fazer parte da rotina dessa área, muitas pessoas têm dúvidas sobre como desenvolver um processo seletivo eficiente e inteligente para a organização.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo completo para explicar o que é e como fazer um processo seletivo que resultará em uma contratação assertiva para sua empresa. Isso significa trazer colaboradores alinhados à cultura organizacional e às expectativas do negócio, proporcionando melhores resultados e desenvolvimento. Confira!

O que é processo seletivo?

Escolas, universidades, cargos públicos e empresas privadas fazem uso desta técnica, mas você sabe, de fato, o que é processo seletivo? Trata-se de um conjunto de métodos utilizados para filtrar e escolher profissionais de uma determinada posição. Ele recebe esse nome por ser desenvolvido em etapas, mas nem todas são iguais.

Cada empresa estrutura sua atração de talentos conforme a estratégia do negócio e as necessidades específicas, como urgência na contratação, nível do cargo, estilo da instituição, entre outros fatores. A verdade é que, independentemente do tamanho da empresa ou da posição hierárquica da vaga, o novo colaborador deve estar alinhado aos objetivos do negócio.

Por isso, ao estruturar o processo de recrutamento e seleção, os recrutadores devem definir claramente as competências técnicas e comportamentais necessárias para um candidato que vai ocupar a vaga em aberto. Portanto, o planejamento deve ser criterioso. É o que vamos falar no tópico a seguir, acompanhe!

Como recrutar pessoas?

Algumas etapas do processo seletivo costumam ser comuns à maioria das empresas. Porém, cada organização define a quantidade de fases e a forma de desenvolvê-las. A seguir, confira algumas dicas para aplicar as principais técnicas de recrutamento:

Anúncio da vaga

A primeira etapa de um processo de recrutamento é justamente o anúncio da vaga. Antes mesmo de estruturar a seleção, é preciso entender onde está o público que atende às características necessárias à vaga. Assim, é possível definir o melhor meio de divulgação: páginas de carreira, redes sociais ou o próprio site da empresa.

Análise de perfil comportamental

Após o anúncio da vaga, você começará a receber os cadastros dos candidatos. Antes de selecionar cada currículo, uma dica interessante é dedicar uma etapa do processo à análise de perfil comportamental do candidato. Essa é uma ferramenta que mapeia as tendências comportamentais, chamadas soft skills, dos candidatos.

O objetivo é analisar o comportamento do profissional para entender se ele está alinhado à cultura da empresa e às habilidades necessárias para a vaga. Ele traz maior assertividade na contratação, já que oferece informações precisas sobre o candidato.

Análise de currículos

Após o mapeamento do perfil comportamental, é hora de partir para a análise de currículos. A partir da triagem, é possível selecionar os candidatos com as competências técnicas, comportamentais e experiências prévias necessárias para a vaga. 

É nesse momento, também, que podem ser analisados os objetivos profissionais e a pretensão salarial de cada candidato, para entender se as expectativas do empregador e do possível empregado estão alinhadas.

Entrevista com os candidatos

Uma das etapas mais comuns nos processos seletivos, as entrevistas funcionam como mais um filtro da seleção dos melhores candidatos para o cargo. Nessa fase, além da experiência profissional, vale conhecer ao máximo cada profissional que está concorrendo à vaga.

Perguntas de cunho comportamental ajudam a entender as habilidades de comunicação, assim como o pensamento crítico ou analítico dos profissionais. Além disso, testes situacionais são interessantes para entender como eles reagem a desafios comuns do cotidiano da empresa ou do cargo em questão.

Dinâmicas em grupo

Algumas empresas ainda preferem analisar as interações e o trabalho em equipe por meio de dinâmicas de grupo. Essa é uma atividade que promove a colaboração dos candidatos para solucionar uma questão proposta pelo recrutador. Então, como fazer dinâmicas em grupo

Existem diferentes métodos para aplicar essa etapa em um processo de recrutamento. Ela deve ser eficiente para entender se o futuro colaborador é proativo, empático e objetivo, entre outras características. Após a leitura deste artigo, que tal conferir nosso conteúdo com 10 exemplos de dinâmicas em grupo?

Qual é a importância da análise comportamental?

Afinal, por que é tão importante desenvolver um processo seletivo estratégico para analisar o perfil comportamental de cada candidato? Ainda hoje, um dos principais motivos das demissões é o comportamento, justamente um ponto que muitas organizações deixam de analisar durante o recrutamento e a seleção.

Mapear o perfil dos candidatos, conhecendo competências comportamentais e analisando a compatibilidade com a função e a empresa, é fundamental para a contratação dos profissionais certos. Afinal, profissionais com o perfil comportamental adequado têm muito mais chances de permanecer na empresa e apresentar um bom desempenho.

Resumindo, realizar a análise comportamental já no processo de seleção é essencial para diminuir o índice de rotatividade e manter equipes de alta performance na organização.

Como mapear o perfil dos candidatos?

Para descobrir o perfil dos candidatos em um processo seletivo, você deve realizar um mapeamento de perfil comportamental. Ele pode ser aplicado até mesmo como uma das primeiras etapas do recrutamento e seleção, como já falamos. 

A partir dele, é possível filtrar, logo de início, apenas os candidatos com as competências necessárias para ter um  bom desempenho. Também vale utilizar um software de recrutamento e seleção que oferece praticidade para essa etapa ― e todas as outras ― do processo seletivo.

Aprenda mais sobre o Processo Seletivo!

Agora que você está por dentro dos melhores métodos para um processo seletivo eficiente, que tal conferir o nosso e-book com as principais etapas dele? Assim, fica mais fácil montar o que melhor se adequa a sua empresa.

banner para baixar ebook com as Etapas do Processo Seletivo


Aproveite e conheça a Sólides. Somos a maior HR Tech do Brasil e oferecemos, em nossa plataforma completa, todas as soluções para facilitar a rotina do RH, além de transformar pequenas e médias empresas por meio das pessoas. Faça parte!

3.8 6 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] um processo seletivo, o mapeamento comportamental também é um aliado no que diz respeito ao tempo. Se você aplica o […]

[…] A gestão comportamental possibilita uma definição de cargos mais precisa, além de propiciar um processo seletivo mais eficaz. As necessidades do negócio são aliadas às principais características dos profissionais e isso […]

[…] são usados, na maioria das vezes, para a avaliação de candidatos que se inscrevem no processo seletivo. Algumas empresas aplicam apenas para vagas de cargos mais estratégicos, já que o investimento […]