Entenda o que é processo seletivo e o que você precisa para desenvolvê-lo de forma eficiente

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você trabalha na área de RH de alguma empresa, pode ser que esteja envolvido nos processos de contratação de novos colaboradores. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre, de fato, o que é processo seletivo!

Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para “filtrar” e escolher pessoas que querem ocupar determinada posição. Por meio dele, é possível identificar se elas têm as qualidades e habilidades exigidas pela empresa.

Escolas, universidades, cargos públicos e empresas privadas usam os processos seletivos para conhecer as competências técnicas e as características comportamentais das pessoas e optarem pelo candidato ideal.

O nome “processo” se dá porque essa seleção acontece em etapas. Porém, nem todos são iguais! Eles dependem muito do que a empresa busca, do cargo, da urgência na contratação e até do estilo da instituição. Saiba mais sobre o que é processo seletivo agora!

O que é processo seletivo e como ele é realizado?

O processo seletivo é comumente adotado, independentemente do tamanho da empresa ou do cargo ocupado. Afinal, seja para um programa de estágio, trainee ou gerencia, saber se o novo colaborador está alinhado aos objetivos da companhia é essencial.

Os recrutadores devem saber claramente quais são as competências técnicas e comportamentais necessárias para buscar os profissionais que possam apresentar o melhor desempenho possível no cargo.

Por isso, o planejamento de um processo de recrutamento e seleção deve ser bastante criterioso. Existem algumas etapas que costumam ser comuns à maioria das empresas, mas, novamente, a quantidade e a forma como elas são desenvolvidas é algo a ser definido em cada organização.


Um ponto importante é entender onde está o público que atende às características necessárias à vaga para saber em que meio anunciá-la. Sites de emprego, o próprio site da empresa, redes sociais… Existem muitas possibilidades, você deve pensar onde estão os possíveis candidatos para ser assertivo já no anúncio da vaga.

Depois de receber os cadastros dos candidatos, você pode aplicar um teste de perfil comportamental e partir para a triagem dos currículos, o que vai te permitir selecionar os candidatos que possuem as competências técnicas e comportamentais necessárias para a vaga.

A etapa de entrevistas funciona como um próximo filtro. Existem vários métodos possíveis, e elas podem ser feitas individualmente ou em grupo.

Nessa etapa, além da experiência profissional, você deve aproveitar para tentar conhecer ao máximo os candidatos. Perguntas de cunho comportamental e situacional ajudam bastante na hora de entender as habilidades de comunicação, bem como o pensamento crítico ou analítico dos candidatos. Algumas empresas também buscam analisar as interações e trabalho em equipe por meio das dinâmicas de grupo, por exemplo.

Além de entender o que é processo seletivo, você precisa fazer um bom planejamento e colocá-lo em prática de forma eficiente. Por isso, é importante entender como recrutar pessoas através do funil de recrutamento. 

Por que é importante analisar o perfil comportamental dos candidatos?

A análise das habilidades técnicas dos candidatos nos processos de recrutamento e seleção já é um ponto considerado fundamental por grande parte das empresas. Isso é feito através da análise de currículos, da aplicação de provas, dentre outras ferramentas usadas para uma contratação mais eficaz.

Mas é fundamental ter em mente que um processo seletivo realmente assertivo vai muito além disso! Isso porque, ainda hoje, um dos principais motivos das demissões é o comportamento – justamente o que muitas organizações deixam de analisar logo no recrutamento e seleção.

Mapear o perfil dos candidatos, conhecendo as suas competências comportamentais e analisando se elas são compatíveis com a função que será desempenhada, a equipe e a empresa, é fundamental para que você contrate os profissionais certos.

Afinal, os candidatos com o perfil comportamental adequado para a vaga têm muito mais chances de permanecer na empresa e apresentar um bom desempenho, o que vai te ajudar a diminuir o índice de rotatividade e a manter equipes de alta performance na organização.

Como mapear o perfil comportamental dos candidatos?

Para descobrir qual é o perfil dos candidatos em um processo seletivo, incluindo as suas competências e diversas outras informações importantes relacionadas ao comportamento, você deve aplicar um teste de perfil comportamental.

Ele pode ser aplicado até mesmo como uma das primeiras etapas do recrutamento e seleção, te ajudando a filtrar, logo de início, apenas os candidatos que contam com as competências necessárias para ter um  bom desempenho.

Agora que você já sabe o que é processo seletivo e alguns pontos importantes para desenvolvê-lo de forma assertiva em sua empresa, que tal entender como um software de recrutamento e seleção pode te ajudar nesse processo?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of