O que é Plano de Cargos e Salários? Veja 4 passos para implementar

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é Plano de Cargos e Salários? Mais do que um sistema estratégico de remuneração, trata-se de um importante instrumento para a retenção de talentos e redução de custos para a empresa.

Neste artigo, explicaremos o conceito da ferramenta, a sua importância e, ainda, daremos dicas para que você possa implementar um Plano de Cargos e Salários eficiente na sua organização. Confira!

O que é Plano de Cargos e Salários?

Trata-se da estruturação dos cargos da empresa — definição das atribuições, responsabilidades e deveres — juntamente com seus respectivos salários. O principal intuito é levar mais transparência para os colaboradores, que podem ver com mais clareza a forma como a organização valoriza cada posição ocupada em relação ao que se espera das entregas.

Um plano completo contempla as descrições dos cargos, a hierarquização entre eles e o nível de relevância para o negócio. No que tange aos valores, ele traz os requisitos básicos para atingir cada faixa salarial e como a empresa remunera seus profissionais, comparado ao que se tem praticado no mercado.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por que ele é tão importante para as empresas?

O Plano de Cargos e Salários ajuda a empresa a compreender melhor os perfis de profissionais que ela precisa para entregar seus produtos e serviços com qualidade aos clientes. Ainda, proporciona um controle mais apurado dos valores para investimentos em treinamento e capacitação, que podem ser direcionados para o desenvolvimento das posições mais estratégicas.

Do ponto de vista dos colaboradores, o plano passa mais confiança e permite que cada profissional tenha mais insumos para a construção e evolução da sua carreira. Com isso, aumenta a motivação e o engajamento dos times e, consequentemente, reduz o índice de turnover.

Como criar um Plano de Cargos e Salários eficiente?

Agora que você já sabe o que é Plano de Cargos e Salários, vejamos como criar um para o seu negócio em 4 passos.

1. Estruture e avalie os cargos da empresa

O primeiro passo é fazer um levantamento de todos os cargos e atualizar suas descrições. Eles devem ser organizados conforme as áreas e a importância que têm para o negócio. Essa avaliação é fundamental para determinar quais são as posições que merecem um certo destaque em relação às demais.

2. Pesquise os salários do mercado

De posse da lista de cargos, é preciso entender como o mercado os remunera. Para tanto, é essencial realizar uma pesquisa de cargos e salários. Aqui, é ideal contratar uma consultoria especializada, que atenda empresas no mesmo ramo de atuação que a sua, para que os resultados encontrados sejam mais pertinentes.

3. Crie a estrutura salarial

A estrutura de cargos e salários da empresa deve se basear na relação das ocupações levantadas, nos níveis de maturidade e capacitação exigidos por cada uma delas, além da faixa salarial praticada no mercado.

Finalmente, é a organização que define a remuneração que será adotada, considerando algumas questões, como plano de benefícios e perfil dos colaboradores que deseja atrair e manter.

4. Elabore a política salarial

Um dos pontos mais importantes é a elaboração de uma política salarial. Trata-se de um documento que serve como referência para a concessão de treinamentos, capacitações e promoções, no qual são determinadas as regras do jogo, possibilitando que todos saibam o que precisam fazer para evoluir em suas carreiras.

Mais do que saber o que é Plano de Cargos e Salários, é preciso adotá-lo de forma consciente e planejada. Como vimos, é um trabalho que envolve muita pesquisa e dedicação, para que tudo seja feito da forma correta, sem prejuízo a ninguém. Portanto, tenha um especialista no assunto em seu RH e garanta uma implementação de sucesso.

Gostou do texto? Que tal se aprofundar um pouco mais? Veja, neste outro artigo, como fazer um plano de cargos e salários por meio de perfil comportamental.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Pantoja de Jesus
Alexandre Pantoja de Jesus
8 meses atrás

Sou estudante de RH, e atuante na leitura do seguimento.

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás

Ei, Alexandre. Tudo bem?
Muito bom saber! E o que achou do nosso conteúdo?
Conseguiu ajudá-lo a entender mais sobre o plano de cargos e salários?

Abraços.