O que é pesquisa de engajamento e qual a sua importância?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe o que é pesquisa de engajamento? Já ouviu falar nesse termo? Primeiramente, é preciso que entenda que essa não é uma análise de clima ou uma avaliação organizacional. Estamos falando de formas contínuas de mensurar o engajamento de uma equipe.

Conhecida também como pulse servey, ela está cada vez mais popular em função da sua eficiência. Além disso, a sua forma de implementação é bastante rápida. Muito diferente das outras avaliações.

Neste post, mostraremos o que é pesquisa de engajamento. Além disso, falaremos sobre a sua importância para uma empresa. Vem com a gente? Boa leitura!

Afinal, o que é pesquisa de engajamento?

A pesquisa de engajamento é realizada com periodicidade semanal e de maneira bem rápida. O objetivo principal é acompanhar o engajamento da sua equipe em tempo real. Trata-se de uma avaliação menor, contendo entre 5 a 10 perguntas, por isso, pode ser aplicada com uma frequência maior do que os demais questionários.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Portanto, diferentemente das pesquisas anuais, a de engajamento permite que o gestor tome decisões imediatas para aprimorar ainda mais o comprometimento de todo o time. Além de melhorar o ambiente de trabalho.

Sendo assim, por meio dela, é possível saber qual a necessidade de cada membro da sua equipe de forma mais eficiente. Outro ponto positivo é a possibilidade de criar uma comunicação mais clara e transparente com todos do seu time.

Benefícios da pesquisa de engajamento

Agora que você já sabe o que é pesquisa de engajamento, conheça a importância e os benefícios que ela traz para uma empresa. Trata-se de uma forma eficiente e assertiva de conseguir compreender melhor a equipe, suas reais necessidades e qual a maneira ideal de motivá-los.

Agora, veja quais as vantagens de aplicar a pesquisa de engajamento em sua empresa.

Elevar a autoestima dos colaboradores

Com uma pesquisa de engajamento, os profissionais da sua equipe se sentem mais participativos, percebem que sua opinião é importante e que estão contribuindo para o sucesso da empresa que trabalham. Portanto, o colaborador se sente mais valorizado e sua autoestima cresce no âmbito profissional.

Gerar uma cultura voltada para soluções

Implementar melhorias toda semana é o principal objetivo das pesquisas de engajamento. Para tanto, as respostas são importantes para gerar ações, ou seja, você, enquanto líder, terá em suas mãos uma ferramenta para aprimorar continuamente sua equipe.

Ter colaboradores mais ativos e participantes

Por ser uma pesquisa rápida de ser respondida, os colaboradores não se opõem a realizá-la. Logo, a taxa de abandono da avaliação é bem menor do que outras realizadas anualmente. Ainda, quando os profissionais respondem, eles se tornam mais ativos e mostram que querem participar das melhorias da empresa, ou seja, contribuir positivamente para elas.

Agora você entende o que é pesquisa de engajamento? Viu, como os benefícios são excelentes para uma empresa alavancar ainda mais o seu resultado e melhorar a sua produção? Mas o mais importante é fazer com que essa análise seja totalmente transparente!

O conteúdo foi útil? Então, continue por aqui e aprenda mais sobre engajamento!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments