O que é pesquisa de clima organizacional?

Tempo de leitura: 7 minutos

Pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta utilizada nas empresas para mapear as percepções dos profissionais sobre diferentes aspectos. Em forma de questionário físico ou virtual, o colaborador assinala as questões conforme sua experiência dentro da organização, demonstrando seu grau de engajamento e satisfação nos pontos abordados.

Os dados coletados são de extrema importância para que o RH — em conjunto com os gestores e demais lideranças — definam ações de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, é possível assegurar um diagnóstico mais preciso do ambiente e das motivações no dia a dia e, principalmente, como instrumento para manter a saúde da empresa.

Além de conhecer a impressão que os funcionários têm sobre o ambiente interno, a pesquisa também permite investigar mais a fundo os motivos que repercutem de forma direta nos lucros e nos rendimentos.

Neste post, vamos falar mais sobre o que é pesquisa de clima e quando fazê-la. Acompanhe até o fim! 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é pesquisa de clima?

Toda organização passa por momentos de conflito ou um clima de baixo astral. Mas o que leva as pessoas a passar por situações como essas e qual o impacto disso na produtividade e nos resultados da empresa? Por vezes esses momentos se estendem por mais tempo do que o esperado gerando sérias consequências.

Para identificar e melhorar o ambiente de trabalho, uma das alternativas é aplicar uma pesquisa de clima organizacional. Ela é uma ferramenta poderosa que possibilita visualizar o panorama das percepções dos colaboradores sobre a companhia para criar uma estratégia de RH mais eficaz.

Uma boa analogia é entender o resultado da pesquisa de clima como uma fotografia, que representa o pensamento e o sentimento daquelas pessoas.

A pesquisa deve ser feita sempre de forma anônima e as perguntas devem abordar temas concretos como ambiente físico, política de benefícios, comunicação interna, ações de qualidade de vida. 

Temas mais subjetivos como: trabalho em equipe, relacionamento com a liderança, segurança do emprego, diversidade e respeito também precisam ser levados em consideração, mesmo que os resultados não sejam conclusivos em curto espaço de tempo.  

As perguntas escolhidas para a abordagem variam conforme a intenção da organização. É preciso ter um planejamento muito claro para saber o que pretende-se analisar com a pesquisa de clima.

Pense na seguinte situação: a empresa está passando por uma crise e os gestores não conseguem detectar exatamente em qual setor está o problema. Nesse caso, uma queda na produtividade, por exemplo, pode estar relacionada a um ambiente de trabalho hostil ou até mesmo a falhas na forma como as informações são repassadas.

Conhecendo o grau de satisfação dos colaboradores, é possível encontrar o problema e pensar em soluções para que o trabalho volte a fluir. Isso pode ser feito abordando no questionário pontos relevantes para entender o contexto.

Qual o objetivo da pesquisa?

Ao decidir pela realização da pesquisa de clima, surge a dúvida mais comum: o que levar em consideração durante o processo? O objetivo deve estar relacionado aos principais pontos de atenção levantados pela gestão e pelo RH. Com a volatilidade das relações humanas e trabalhistas, o cenário e ações propostas há três anos podem já não fazer mais sentido.

Vale ressaltar que, para a pesquisa trazer informações relevantes e significativas, ela deve contar com um bom planejamento. Para que isso aconteça, é essencial ter em mente que é necessário envolver a liderança e toda a empresa deve ter acesso aos resultados para melhor clareza e credibilidade.

É importante lembrar que a pesquisa é uma ferramenta de monitoramento do ambiente, então certas perguntas são imprescindíveis. Você deve avaliar, por exemplo, o relacionamento dos colaboradores com o ambiente, com os colegas, com os líderes e com o trabalho desenvolvido.

A estrutura da pesquisa fica a critério da empresa. Perguntas abertas ou fechadas, de múltipla escolha com campos abertos destinados a comentários e sugestões. Deve-se deixar a pessoa livre para acrescentar algo que não havia sido pensado pelos gestores, essa autonomia é essencial.

Aplicar a pesquisa de clima envolve sapiência da área de Recursos Humanos já que a comunicação e a sensibilização bem-feita contribuem para que os colaboradores entendam qual a razão e a importância desse processo. Deve-se garantir o sigilo das respostas evitando que elas não condizam com a realidade por deixar a pessoa inibida.

Levando em consideração que cada indivíduo tem seu mapa de mundo e suas percepções, o RH pode encontrar soluções para conflitos e melhorar a relação pessoal entre colaboradores. Tornando a convivência mais tranquila e o dia a dia de trabalho menos estressante.

Mais importante do que obter as respostas, a organização deve gerar ações relevantes para criar um ambiente de trabalho saudável. Quando a organização opta por realizar uma pesquisa de clima organizacional e não agir em nenhum aspecto, o processo cai em descrédito. Na aplicação seguinte, as respostas podem não ser tão verdadeiras.

Divulgar os resultados para todos — mesmo que eles não sejam favoráveis — é parte do processo. Mas somente publicar os percentuais obtidos em cada aspecto questionado não é suficiente para uma mudança, nem nas atitudes das equipes ou na cultura institucional.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é que, quando não há um canal de comunicação efetivo, a pesquisa de clima serve como repositório de toda insatisfação das pessoas

A falta de reconhecimento e feedback rotineiro geram uma insatisfação generalizada com a empresa, mesmo que ela oferece bons benefícios e salário acima da média. Quando a empresa envolve os colaboradores para buscar juntos soluções, ela se depara com colaboradores satisfeitos e se torna atraente para novos talentos.

Existe uma frequência ideal para aplicar?

Quando falamos sobre o que é pesquisa de clima, é importante ter em mente que a sua eficácia depende de uma boa implementação. Além do planejamento, os indicadores devem ser objetivos e focados em questões que realmente podem ser modificadas, de modo a causar impacto no ambiente de trabalho.

É importante, inclusive, que se estabeleça uma periodicidade para desenvolvê-la – que dependerá do cenário de cada empresa e setor. Assim, você terá informações em mãos para ajudar na realização de melhorias constantes, evitando problemas e atuando para aumentar o desempenho da equipe.

A periodicidade com a qual a pesquisa será aplicada é um ponto crucial. O ideal é que se tenha um tempo para analisar as respostas, avaliar as mudanças propostas e colocá-las em prática. Cabe então aos profissionais de RH e gestores decidirem qual é a melhor opção, mas muitas empresas optam por realizar o questionário semestral ou anual. 

Uma vez cumprido o cronograma, é interessante arquivar as enquetes para acompanhar a evolução e as mudanças. Um grande benefício da pesquisa de clima para as empresas é a integração da equipe e o desenvolvimento de um ambiente favorável à produtividade e à inovação.

Da mesma forma que a pesquisa de mercado tem importância para o setor de marketing, uma pesquisa de clima organizacional deve ser vista como um investimento estratégico com foco no colaborador e em seu desempenho. 

Preocupar-se com os responsáveis por todo o processo de funcionamento da empresa e não apenas com o produto ou serviço final pode trazer um retorno muito mais efetivo do que o esperado.

Mostrar que os colaboradores são importantes para o funcionamento da empresa e têm espaço para falar sobre seu contentamento e suas angústias, fará com que eles apresentem maior engajamento. Consequentemente, haverá mais motivação na entrega de resultados e na manutenção de um ambiente de trabalho agradável e colaborativo.

Por isso, entender o que é pesquisa de clima organizacional e colocá-la em prática de forma eficiente é fundamental para empresas de todos os segmentos e dos mais diversos tamanhos, desde startups até grandes companhias que buscam uma comunicação direta e sincera entre os envolvidos.

Para conseguir aprendendo mais sobre o tema, aproveite a sua visita e acesse nosso conteúdo sobre “como fazer pesquisa de clima organizacional”.


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Giuliano SalesSônia SantosAntonio MilaniDenyze Recent comment authors
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Denyze
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Denyze

Muito bom, deixou bem claro sobre a pesquisa de clima e como se aplicar e ter um entendimento melhor sobre essa importância.

Antonio Milani
Visitante

Eu gostaria de ser um especialista em pesquisa de clima organizacional. Vocês têm algum curso nessa área?

Giuliano Sales
Admin

Olá, Antônio. Tudo bem?
Ainda não temos um curso sobre clima organizacional, mas já estamos providenciando. A Universidade Sólides está em constante atualização para mantermos os profissionais de RH sempre atualizados.
Enquanto isso, você pode continuar nos acompanhando pelo blog. Estamos preparando outros materiais sobre clima organizacional que podem ajudá-lo para se tornar um especialista, como esse: https://blog.solides.com.br/como-melhorar-o-clima-organizacional-dicas-para-otimizar-a-sua-empresa/

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Como fazer pesquisa de clima organizacional? - Blog Solides

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[…] clima organizacional pode ser mensurado por meio de pesquisas de clima que representam a realidade percebida pelos trabalhadores e qual é o grau de satisfação por […]

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[…] possível medir os níveis de presenteísmo por meio de pesquisas de clima organizacional. A elevação no nível deste indicador é um sintoma de que os colaboradores não estão fazendo […]

Sônia Santos
Visitante
Sônia Santos

Excelente o conteúdo desta matéria. Estou pensando em sugerir a pesquisa de clima organizacional na instituição em que eu trabalho.

Giuliano Sales
Admin

Olá, Sônia, tudo bem?
A pesquisa de clima é muito importante mesmo.
Mas além de realizá-la é fundamental armazenar todos os registros para criar um histórico da empresa.
Esperamos que você consiga conversar sobre a importância dessa ferramenta com os gestores da sua empresa.
Abraços e boa sorte!