O que é people first e por que adotá-la na sua empresa?

o que é People First
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Se você não sabe o que é People First, entenda que, atualmente, esse conceito tem sido uma tendência nas empresas de sucesso. Isso porque, organizações que adotam a cultura de colocar as pessoas em primeiro lugar têm maior probabilidade de aplicar práticas de negócios que são boas para o mundo — agregando valor à marca, entre outros benefícios.

Em um cenário de pandemia, como o que estamos vivendo atualmente, acabamos nos deparando com várias empresas que tomaram iniciativas da filosofia People First, praticando ações com o intuito de manter a saúde física e mental de seus colaboradores — além de estratégias para preservar um maior vínculo com seus consumidores.

Mas se você, como profissional de RH, ainda não sabe o que é People First e o quanto sua empresa pode ser beneficiada em adotar uma cultura que prioriza o capital humano, continue a leitura e entenda melhor! 

O que é People First?

Trata-se de um conceito, que pode ser traduzido como “pessoas primeiro”, o que já nos diz bastante sobre seu objetivo. Nas empresas em que ele se integra à cultura, todo o planejamento e as ações dos responsáveis pela gestão de pessoas são realizados com foco em proporcionar as melhores experiências para quem está envolvido no processo, seja colaborador ou cliente.

Assim, o People First, quando bem aplicado, torna-se uma política de trabalho, na qual as pessoas não devem ser vistas como o meio para atingir o lucro ou para qualquer outro fim, colocando-as acima de outros aspectos da organização. Nas empresas que lidam diretamente com o consumidor final, essa filosofia é mais focada na experiência do usuário. 

Qual a importância de implementá-la na empresa?

Aderir ao People First na gestão dos colaboradores também é fundamental para uma boa entrega do produto final. Entenda como a sua implementação pode elevar seu negócio.

Aumenta a compreensão mútua

Ao adotar a filosofia do People First, a empresa fica mais próxima dos clientes, dos colaboradores e da sociedade. Isso acontece pelo fato dela sempre estar em busca do entendimento das necessidades do público, criando uma compreensão mútua. 

Fideliza o público

Por ter uma maior capacidade de entender seus clientes, uma empresa humanizada tem mais facilidade na identificação dos desejos e necessidades da sua persona. Logo, a criação de práticas de fidelização dos mesmos se torna mais eficaz.

Aumenta o desempenho

As estratégias do People First tornam o ambiente organizacional melhor, capacitam o colaborador, permitindo seu crescimento pessoal e profissional, entre outras melhorias no seu bem-estar. Como consequência, ele se sentirá mais feliz e capacitado para trabalhar na sua empresa e executará suas tarefas com máximo empenho. 

Fortalece o Employer Branding

As empresas que consideram sua principal prioridade cuidar das suas pessoas, mostram-se inovadoras e projetam uma boa impressão no mercado. Logo, ela se torna mais apta a atrair e reter os melhores talentos, estabelecendo a organização como um lugar em que as pessoas desejam e têm satisfação em trabalhar.

Quais são os limites para o People First?

Quando a empresa coloca os clientes em primeiro lugar e se esquece dos demais stakeholders, pode ser um problema. Isso se torna ainda mais preocupante no segmento de prestação de serviço, no qual é fundamental ter em mente que os colaboradores devem estar motivados e engajados para entregar um bom resultado para os consumidores. 

Além disso, também é necessário que ocorra um respeito mútuo e uma boa relação com empresas e profissionais parceiros, tendo em mente que os lucros são somente um meio e não o maior propósito da empresa estar no mercado. 

Por fim, o maior segredo para aplicar o People First dentro da organização é entender que mais do que clientes, trata-se de todas as pessoas envolvidas na comunidade que precisam estar em primeiro lugar.

Quais são as vantagens do People First?

Agora que já apresentamos como a filosofia People First pode transformar positivamente a sua empresa, mostraremos quais suas vantagens para os envolvidos. 

Para consumidores

A grande vantagem para os consumidores em optar pelos serviços de uma empresa People First é no sentimento de que eles são especiais e únicos. Além disso, separamos outros benefícios:

  • facilita na decisão de compra pelo fato da empresa entender exatamente o que ele precisa;
  • jornada de compra personalizada;
  • maior satisfação em adquirir um produto ou serviço de uma empresa que se importa com o ser humano.

Para empresas

Uma empresa que tem sua gestão focada no capital humano, certamente, vivencia muitas mudanças positivas. Conheça algumas delas:

  • aumento do engajamento dos colaboradores com a empresa;
  • melhora do desempenho dos colaboradores;
  • maiores índices de retenção de talentos;
  • melhora da imagem da empresa frente ao mercado, investidores e candidatos;
  • clima organizacional mais agradável;
  • equipes mais satisfeitas e unidas em prol dos objetivos da organização.

Para colaboradores

Dentro da filosofia People First, existem várias maneiras de mostrar para o colaborador que ele é o que existe de mais valioso dentro da empresa. Uma delas é que essas organizações buscam investir em benefícios que causam impacto na sua rotina trabalhista e na vida pessoal. Isso mostra que a gestão se importa com o bem-estar deles e de suas famílias.

Dentre esses benefícios, podemos citar:

  • plano de saúde;
  • cesta básica;
  • vale-cultura;
  • treinamentos;
  • parceria com faculdades ou creches;
  • horário flexível e home office;
  • área de confraternização e descanso.

Agora que você entendeu o que é essa cultura e como ela torna sua empresa inovadora e humana, não deixe de medir esforços, juntamente com as lideranças da sua organização, para que ela seja alinhada estrategicamente no alcance de melhores resultados. 

Afinal, se a equipe não vivencia a filosofia People First na prática, os resultados não serão os melhores e seus consumidores não poderão viver uma experiência de compra única e encantadora. Por isso, um time unido e focado em viver essa cultura é a chave para o sucesso!

E se você quer entender melhor como conquistar e reter profissionais altamente qualificados na sua empresa, não deixe de conferir também nosso conteúdo sobre employer branding!

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
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