Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!
Se você não sabe o que é People First, entenda que, atualmente, esse conceito tem sido uma tendência nas empresas de sucesso. Isso porque, organizações que adotam a cultura de colocar as pessoas em primeiro lugar têm maior probabilidade de aplicar práticas de negócios que são boas para o mundo — agregando valor à marca, entre outros benefícios.
Em um cenário de pandemia, como o que estamos vivendo atualmente, acabamos nos deparando com várias empresas que tomaram iniciativas da filosofia People First, praticando ações com o intuito de manter a saúde física e mental de seus colaboradores — além de estratégias para preservar um maior vínculo com seus consumidores.
Mas se você, como profissional de RH, ainda não sabe o que é People First e o quanto sua empresa pode ser beneficiada em adotar uma cultura que prioriza o capital humano, continue a leitura e entenda melhor!
O que é People First?
Trata-se de um conceito, que pode ser traduzido como “pessoas primeiro”, o que já nos diz bastante sobre seu objetivo. Nas empresas em que ele se integra à cultura, todo o planejamento e as ações dos responsáveis pela gestão de pessoas são realizados com foco em proporcionar as melhores experiências para quem está envolvido no processo, seja colaborador ou cliente.
Assim, o People First, quando bem aplicado, torna-se uma política de trabalho, na qual as pessoas não devem ser vistas como o meio para atingir o lucro ou para qualquer outro fim, colocando-as acima de outros aspectos da organização. Nas empresas que lidam diretamente com o consumidor final, essa filosofia é mais focada na experiência do usuário.
Qual a importância de implementá-la na empresa?
Aderir ao People First na gestão dos colaboradores também é fundamental para uma boa entrega do produto final. Entenda como a sua implementação pode elevar seu negócio.
Aumenta a compreensão mútua
Ao adotar a filosofia do People First, a empresa fica mais próxima dos clientes, dos colaboradores e da sociedade. Isso acontece pelo fato dela sempre estar em busca do entendimento das necessidades do público, criando uma compreensão mútua.
Fideliza o público
Por ter uma maior capacidade de entender seus clientes, uma empresa humanizada tem mais facilidade na identificação dos desejos e necessidades da sua persona. Logo, a criação de práticas de fidelização dos mesmos se torna mais eficaz.
Aumenta o desempenho
As estratégias do People First tornam o ambiente organizacional melhor, capacitam o colaborador, permitindo seu crescimento pessoal e profissional, entre outras melhorias no seu bem-estar. Como consequência, ele se sentirá mais feliz e capacitado para trabalhar na sua empresa e executará suas tarefas com máximo empenho.
Fortalece o Employer Branding
As empresas que consideram sua principal prioridade cuidar das suas pessoas, mostram-se inovadoras e projetam uma boa impressão no mercado. Logo, ela se torna mais apta a atrair e reter os melhores talentos, estabelecendo a organização como um lugar em que as pessoas desejam e têm satisfação em trabalhar.
Quais são os limites para o People First?
Quando a empresa coloca os clientes em primeiro lugar e se esquece dos demais stakeholders, pode ser um problema. Isso se torna ainda mais preocupante no segmento de prestação de serviço, no qual é fundamental ter em mente que os colaboradores devem estar motivados e engajados para entregar um bom resultado para os consumidores.
Além disso, também é necessário que ocorra um respeito mútuo e uma boa relação com empresas e profissionais parceiros, tendo em mente que os lucros são somente um meio e não o maior propósito da empresa estar no mercado.
Por fim, o maior segredo para aplicar o People First dentro da organização é entender que mais do que clientes, trata-se de todas as pessoas envolvidas na comunidade que precisam estar em primeiro lugar.
Quais são as vantagens do People First?
Agora que já apresentamos como a filosofia People First pode transformar positivamente a sua empresa, mostraremos quais suas vantagens para os envolvidos.
Para consumidores
A grande vantagem para os consumidores em optar pelos serviços de uma empresa People First é no sentimento de que eles são especiais e únicos. Além disso, separamos outros benefícios:
- facilita na decisão de compra pelo fato da empresa entender exatamente o que ele precisa;
- jornada de compra personalizada;
- maior satisfação em adquirir um produto ou serviço de uma empresa que se importa com o ser humano.
Para empresas
Uma empresa que tem sua gestão focada no capital humano, certamente, vivencia muitas mudanças positivas. Conheça algumas delas:
- aumento do engajamento dos colaboradores com a empresa;
- melhora do desempenho dos colaboradores;
- maiores índices de retenção de talentos;
- melhora da imagem da empresa frente ao mercado, investidores e candidatos;
- clima organizacional mais agradável;
- equipes mais satisfeitas e unidas em prol dos objetivos da organização.
Para colaboradores
Dentro da filosofia People First, existem várias maneiras de mostrar para o colaborador que ele é o que existe de mais valioso dentro da empresa. Uma delas é que essas organizações buscam investir em benefícios que causam impacto na sua rotina trabalhista e na vida pessoal. Isso mostra que a gestão se importa com o bem-estar deles e de suas famílias.
Dentre esses benefícios, podemos citar:
- plano de saúde;
- cesta básica;
- vale-cultura;
- treinamentos;
- parceria com faculdades ou creches;
- horário flexível e home office;
- área de confraternização e descanso.
Agora que você entendeu o que é essa cultura e como ela torna sua empresa inovadora e humana, não deixe de medir esforços, juntamente com as lideranças da sua organização, para que ela seja alinhada estrategicamente no alcance de melhores resultados.
Afinal, se a equipe não vivencia a filosofia People First na prática, os resultados não serão os melhores e seus consumidores não poderão viver uma experiência de compra única e encantadora. Por isso, um time unido e focado em viver essa cultura é a chave para o sucesso!
E se você quer entender melhor como conquistar e reter profissionais altamente qualificados na sua empresa, não deixe de conferir também nosso conteúdo sobre employer branding!