Saiba o que é People Analytics e quais as suas vantagens

Tempo de leitura: 3 minutos

Os colaboradores são os bens mais ricos de uma empresa. É graças ao seu esforço que uma pequena iniciativa pode se transformar em um enorme negócio. E é exatamente na análise desse engajamento que o People Analytics esforça seus processos. Mas, afinal, o que é o People Analytics?

Ao contrário do que o nome pode sugerir, o termo não é um software ou uma ferramenta digital mirabolante, mas uma metodologia criada para entender e analisar dados comportamentais dos funcionários, visando em um ambiente de trabalho mais feliz, produtivo, criativo e eficiente.

Quer conhecer um pouco mais da sua estrutura? Então continue a leitura e tire suas dúvidas!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é o People Analytics?

Extremamente importante para o Departamento de RH, o People Analytics surgiu pela necessidade de analisar todos os componentes de uma empresa de maneira multidisciplinar. Coletar informações básicas em softwares especializados (como endereço, cargo, etc.) já não é mais o suficiente. É preciso ir mais afundo.

As empresas, então, podem coletar esses dados comportamentais em distintas fontes, como análises particulares ou redes sociais. Quando esses dados alcançarem um volume considerável, será possível descobrir quais são os motivos que tornam os profissionais envolvidos cada vez mais dedicados.

É também pela metodologia que as empresas conseguem descobrir situações turbulentas dentro do ambiente de trabalho, geradoras de uma baixa produtividade dos colaboradores. Após a análise de todo esse material, o RH elencará as melhores decisões para a solução.

Ao citar essa enorme concentração de dados estamos falando de Big Data. Como esses dados podem ficar dispersos em distintos canais, as empresas enfrentam dificuldades na hora analisá-los.

A equipe responsável pelo People Analytics, portanto, pegará todos os dados e adicionará em um Big Data. Assim, será possível transformar toda a informação em uma coleta organizada de fácil mensuração e execução.

A questão agora vai além das habilidades de cada pessoa dentro de uma corporação. É preciso levar em conta, costumes e objetivos dessas pessoas que almejam uma carreira bem-sucedida.

Quais as vantagens?

Ao implementar o People Analytics na sua empresa você estará apostando em decisões de ampla aprovação. Afinal, com a análise final de todos esses dados, tudo estará baseado dentro de uma estratégia focada, agregando apenas pontos positivos aos colaboradores.

Além destas vantagens, a metodologia também é vantajosa em:

  • buscar novos talentos que já tem perfil compatível com a cultura da empresa;
  • ter atenção à produtividade dos seus colaboradores e nas possíveis mudanças que devem ocorrer para que um determinado setor cresça;
  • acompanhar o bem-estar dos colaboradores que terão suas necessidades atendidas;
  • reduzir custos com contratações erradas.

Agora que você já sabe da importância do People Analytics dentro do ambiente corporativo, transforme as análises coletadas em ações! Monte uma equipe qualificada para realizar todo um planejamento estratégico com foco nas necessidades dos seus colaboradores e veja os resultados positivos surgindo.

Aproveite a sua visita para entender como funciona na prática do RH o People Analytics e os algoritmos por trás dele.


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Sólides com a inteligência artificial foi por meio da Ana. Ela é uma inteligência artificial em People Analytics capaz de criar uma correlação entre os dados da empresa e os perfis […]